Motorista/trocador é um problema? - Diário do Rio de Janeiro

Motorista/trocador é um problema?

64

Micro-ônibusVem sendo discutido desde terça-feira sobre o problema de motoristas dos micro-ônibus também servir como trocador. Neste acidente, um micro-ônibus atropelou 4 ciclistas, matando 3 na hora, e de acordo com testemunhas o motorista estava na hora deasatento por estar dando o troco de um passageiro.

Bem, deixa eu ir contra a maré dos que condenam este tipo de dupla função do motorista já que não foi isso que causou o problema. O motivo do acidente não teria sido esta dupla-função mas sim o péssimo costume dos motoristas de ônibus sair acelerando logo depois do último passageiro passar pela porta. Veja só, se o mesmo motorista tivesse dado o troco, o que dura menos de 10 segundos, e esperado o passageiro passar pela roleta, como deve em todos os casos, inclusive quando há um trocador, o atropelamento não teria ocorrido.

Não há, em minha opinião, nenhum problema quanto ao motorista exercer a função de cobrador, hoje são poucos os que ainda pagam com dinheiro, a maioria é com o Rio Card. Em micro-ônibus com o menor número de passageiros e espaço, então, se mostra desnecessário um cobrador.

O que precisa ser feito é chamar a atenção das empresas de ônibus para aumentar a educação de seus motoristas e punir os irresponsáveis. Não são apenas os micro-ônibus que mostram a mesma falta de consideração com os outros, ônibus com trocador também! Correm, cortam como se fossem motos, aceleram enquanto o passageiro ainda está entrando ou saindo, um absurdo.

Os motoristas alegam que precisam correr porque tem de cumprir meta da empresa, tantas viagens por dia. Ora, façam o mesmo que fazem para aumentar os salários, uma greve, chame a atenção da mídia para o assunto. Mas, por favor, respeitem as normas, as pessoas!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
Quintino Gomes Freire

Latest posts by Quintino Gomes Freire (see all)

Comente