Movimento SOS Biblioteca de Jacarepaguá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Biblioteca Popular Municipal de Cecília Meireles

Os moradores de Jacarepaguá estão empenhados na luta para salvar a Biblioteca Popular Municipal de Cecília Meireles, localizada à Rua Dr Bernardino, 218, Praça Seca. Já foram colhidas mais de 10 mil assinaturas para sensibilizar a Prefeitura do Rio de Janeiro a tomar uma decisão que contemple mais de 600 mil habitantes do Bairro, que tem 18 Espaços de Educação Infantil, 73 escolas públicas de Ensino Fundamental, 190 escolas particulares de Educação Infantil e um enorme contingente de escolas particulares de níveis fundamental e médio.

A Biblioteca ocupa, hoje, um prédio particular que está sendo reivindicado pela família na Justiça; o prédio não tem climatização e está com as paredes repletas de infiltrações, comprometendo os acervos bibliográfico e Braile. Além disso, as janelas não podem ser abertas, porque estão emperradas .Essa é a situação da única biblioteca pública à disposição dos moradores.

Biblioteca, na definição tradicional do termo, é um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais e demais publicações para o público estudar, ler e consultar estas obras. Os objetivos das bibliotecas são a guarda dos livros e demais publicações em local livre de perigo, onde não sejam roubados ou incendiados; a conservação, para que não sejam estragados porque o público manuseia constantemente as obras, ou porque os documentos ficam úmidos e quentes; organização, segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente característica de importância.

Advertisement

Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas:estudar, ler e consultar as obras. O público procurador comum das bibliotecas está buscando um estudo sobre um certo tema, de simples leitura por diversão, ou de realização de pesquisa a respeito de alguns assuntos. Por essa razão mesmo, há uma grande variedade de pessoas que visitam as bibliotecas quando se é tratado de bibliotecas generalistas. Hoje em dia, as bibliotecas não são somente guardiãs de livros, porém, da mesma forma, de dicionários, enciclopédias, monografias, manuais, documentos, tridimensionais ,almanaques, atlas,j ornais, revistas, mapas, cartazes, manuscritos, filmes, discos, CDs, fitas, VHS, DVDs, BDs, ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC), fotografias, telas e microfilmes.

O ultrapassado conceito de “depósito de livros” foi redefinido para “ambiente físico ou virtual destinado à coleção de informações com a finalidade de auxiliar pesquisas e trabalhos escolares ou para praticar o hábito de leitura, material este seja impressos em folhas de papel ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais

Hoje as bibliotecas são híbridas, isto é, com espaços, serviços e coleções simultaneamente físicos e virtuais, em que as novas tecnologias de informação e comunicação passam a ser a base do serviço e da inter-relação com o utilizador; passando a oferecer ao cidadão um conjunto de informações que as novas tecnologias tornam disponível, mas já de forma tratada e selecionada, possibilitando uma maior rapidez de acesso à informação.

É necessário que a Prefeitura se mobilize para atender a esse pleito justo em defesa da Educação e da Cultura, colocando para a população uma Biblioteca de acordo com o padrão moderno.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Movimento SOS Biblioteca de Jacarepaguá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui