Museu Nacional reabre com exposição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

museu nacional foto retirada do site da isto e thumb Museu Nacional reabre com exposição

Uma excelente noticia para os cariocas e turistas, é a reabertura de salas de exposições do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista.

O centenário palácio que já foi a residencial oficial do Rei D. João VI, D. Pedro I e II, reabre em grande estilo suas salas com uma exposição muito interessante que retrata a fauna e flora encontrada pelos naturalistas que viajaram pelo território brasileiros no século XIX.

Advertisement

Uma das peças mais aguardadas do acervo do museu e que volta a ser expostas é o esqueleto de baleia jubarte – as crianças vão adorar – com 16 metros de comprimento.

Parte do acervo da exposição, que se inicia na próxima quarta-feira (15/10), contará com espécies flora e fauna brasileira, que foram catalogados por Domingo Vandelli em suas viagens pelo Brasil e outros países.

Uma curiosidade sobre o médico e pesquisador Vandelli é que o mesmo influenciou vários nomes da história como D. Pedro I e inclusive orientou D. João VI a criar o Jardim Botânico do Rio.

A mostra estará assim disposta pelos salões do Museu Nacional:

  • – carta de boas-vindas escrita por Vandelli;
  • – sala dedicada a Angola, com fotos as primeiras fotos feitas por Cunha Moraes no ano de 1877, sobre aquele território e artefatos;
  • – exposição de um grande elefante taxidermizado, uma escultura de madeira, feita por africanos, representando o homem branco;
  • – exposição do esqueleto da baleia jubarte;
  • – mostra da representação da botânica;
  • – mostra sobre o início da museologia.

Segundo os organizadores da exposição, haverá uma serie de atividades como passeio de balão pela Quinta da Boa Vista, e uma surpresa será um camelo na porta do secular palácio na abertura da exposição.

Vamos aguardar ansiosos a abertura desta importante exposição, e aproveitar para descobrir e redescobrir a fauna, flora e história guardada no Museu Nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Nacional reabre com exposição
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui