Publicidade

Aeroporto de JacarepaguáDe acordo com a deputada Solange Amaral. em seu site, o governo federal está querendo fazer uma expansão do Aeroporto de Jacarepaguá e usar para parte do tráfego da ponte aérea Rio-São Paulo.

Normalmente não seria contra, realmente a distância entre a Barra e o Santos Dummont é feita em mais tempo do que o voô entre as duas principais cidades do país. Mas será que o gênio que sugeriu a expansão do aeroporto conhece a área ao redor do aeroporto?

Bem do lado tem a Cidade dos Esportes, isso mesmo, o Complexo Esportivo do Autódromo, e não é muito simpático tentar nadar enquanto um Airbus tenta pousar sobre a sua cabeça. Há também o Rio2, a Vila Olímpica e outros prédios altos. Fora a área da Barra e da Avenida das Amécias com seus prédios de mais de 20 andares. Haverá também o Novo Centro na Embaixador Abelardo Bueno.

Se realmente o Governo Federal cometer este estupro o Aeroporto de Jacarepaguá poderá virar, como disse a deputada Solange, um Congonhas do Futuro. Santos Dummont e Galeão não operam no máximo de sua capacidade, bem distante disto, e não é no Rio que se sofre com problemas como os de São Paulo.

Perguntem a qualquer morador de Barra, Jacarepaguá e Recreio se eles gostariam de perder a qualidade de vida em nome de menos de 40 minutos de trânsito. Será que alguém diria sim?

Mais no site de Solange Amaral (DEM).

Publicidade

9 comentários

  • André disse:

    La vem esse Governo Federal, com as ideais de girico. Tomará que isso não vá a frente.
    Com o dinheiro que se gastaria em Jacarepaguá, se melhorara o sistema de transporte da cidade do Rio, principalmente na Barra.

  • Jean disse:

    Sou morador do recreio e realmente nao gostaria de que isso HOJE acontecesse… Isso deveria ter sido planejado junto com o plano diretor da região…

  • Claudio Lara disse:

    É Brasília agora querendo acabar com a paz dos moradores e até com as capivaras do Bosque da Barra.

    Eles devem é retirar todos os vôos que não tem origem ou destino a cidade de são paulo. Distribuir os vôos para os aeroportos mais bem localizados e ampliar os terminais de passageiros do Aeroporto Internacional do Rio. Boicotaram o Aeroporto do Rio durante anos para sustentar os aeroportos paulistas. O Internacional do Rio deveria ser a base de todos os Vôos para a Europa e os EUA. Onde já se viu fazer o pobre do turista e o carioca voltar na direção inversa ao destino para embarcar para Europa, como aconteceu muito depois de 2001, e ainda acontece com algumas empresas aéreas. E Viva a Air France e KLM que pretendem fazer o Rio de base de seus vôos.

    A pista principal do Tom Jobim tem 4 Kms - mais que o dobro de Conconhas e é bem localizado com as cabeceiras da pista cercados pelo mar. O Santos Dumont é perfeito para negócios e deveria ser apenas para Ponte Aérea com São Paulo, Brasília, Belô, etc.
    O pessoal de Brasília vai completar 20 anos de cegueira total e ignorância com o que é o Rio de Janeiro.

  • Elesbão disse:

    Acho que Jacarepaguá sustentaria, sim, sem prejuízo, vôos pontuais, em número bem reduzido, já que a Barra é lar de muitas empresas que deixaram o Centro.

    Mas, veja bem, eu disse poucos vôos. Não sei das condições do aeroporto, mas acredito que ele pode operar – como já operou – alguns vôos para São Paulo.

    O Galeão é o único aeroporto brasileiro com projeto de expansão de magnitude. Com seus dois terminais concluídos (hoje, o segundo opera a meia capacidade), ele atinge, se bem lembro, 20 milhões de pax. Com os quatro terminais, então, o número fica bem expressivo.

    É também um dos cinco (aproximadamente) aeroportos comerciais no mundo a ter pista de concreto – justamente a maior, de 4.250m –, que, apesar do custo, apresenta maior durabilidade. Há plano para uma terceira pista, ali, paralela, de menor extensão. Ah, sim, as duas pistas atuais, transversais, operam com maior conforto que as paralelas dos outros.

    E, para completar, é um aeroporto de grande volume inserido sem quaisquer problemas dentro da área urbana. Uma linha de metrô que o ligasse ao Santos Dumont e ao resto da Cidade já seria espetacular.

  • C.Henrique disse:

    Elesbão,

    Concordo 100% com você.

  • Conheça a empresa que quer a Ponte Aérea em Jacarepaguá » Diário do Rio de Janeiro disse:

    [...] minha preocupação é grande de que o lugar vire um novo Congonhas, falei isso neste post. O Rio não tem necessidade de mais um aeroporto, o Tom Jobim (Galeão) é sub-utilizado e Santos [...]

  • Fernando Pacheco disse:

    Aeroporto em Jacarepaguá,

    Está atrazado décadas, já deveria estar em operação que proporcionaria uma real facilidade de acesso e custo benefício nas tarifas por estar mais perto de São Paulo que o Santos Dumont. Além disto, está em lugar plano de grande visibilidade; eliminaria uma enorme movimentação de tráfego nas linhas vermelha sentido cidade e amarela sentido Ilha na hora do Rush. Quanto ao barulho os equipamentos modernos emitirão cada vez menos barulho no futuro.

  • Diario do Rio disse:

    Fernando,
    seria apenas para a ponte aérea e, não me leve a mal, mas não há equipamento atual que tire o barulho de um Boeing ou de um Airbus.

  • barrense disse:

    a Barra merece ter seu pp aeroporto, e nao teremos mais que enfrentar a aventura que é a cidade do Rio para chegar a Sao Paulo.

    Que aumentem logo esse aeroporto!!!
    Infraero, mexa-se! Chega de preguiça e corrupcao! Vamos desenvolver! Ah, e mudem o nome para o que de fato ele é: AEROPORTO DA BARRA!

Deixe o seu comentário

Adicione o seu comentário e participe da discussão