Natura troca embalagens recicláveis por passagem do BRT

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Mobilidade_3alta

 

Muito legal a ação que a Natura, através de sua marca SOU, está fazendo na estação do BRT  do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, os passageiros podem trocar embalagens recicláveis por bilhete unitário equivalente a um embarque no transporte.  A iniciativa faz parte do projeto piloto Mobilidade Reciclada, promovido pelo Rio+, programa de soluções criativas para a capital fluminense idealizado pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria.

O programa Rio+ reuniu 1.600 soluções de cidadãos para a cidade, entre 2013 e 2014. Em votação aberta ao público, foram selecionados 13 projetos, entre eles o Mobilidade Reciclada. A ideia foi do então estudante de Relações Internacionais João Guilherme Rosa, de 25 anos. “Gostaria que esse projeto despertasse o interesse das pessoas sobre o lixo, mostrando que ele também pode trazer benefício, como, por exemplo, uma viagem no BRT. O Mobilidade Reciclada pode reforçar a conscientização da população sobre o tema e ainda incentivar o uso do transporte público no Rio”, afirmou o jovem.

Advertisement

No ponto de coleta, os passageiros poderão trocar cinco embalagens por um cartão unitário do BRT. Serão aceitas na troca latas de alumínio de até 500 ml, garrafas PET de até 3 litros e embalagens de qualquer produto da Natura, independentemente do material. Uma máquina que reconhece as embalagens pelo código de barras será instalada no local para recebe-las e, em seguida, fornecer as passagens. O material depositado será recolhido e encaminhado para a reciclagem pela ONG Doe seu Lixo.

Os interessados em participar do projeto precisam cadastrar seu CPF na máquina. Dessa forma, caso a pessoa não tenha todas as embalagens disponíveis no momento, o sistema computa a quantidade de itens depositados até então e, quando completar as cinco embalagens, o cartão será fornecido. Além disso, cada passageiro que devolver o cartão após a viagem, receberá um real na volta, incentivando a prática sustentável. Será disponibilizada uma quantidade limitada de cartões, e a duração do projeto piloto dependerá do engajamento da comunidade.

Estamos colocando na rua um protótipo idealizado pela própria população. O Mobilidade Reciclada pretende oferecer um benefício coletivo a todos que querem ser parte da solução. Se comprovado o impacto positivo, a ideia poderá ser replicada por toda a cidade, para que possa beneficiar mais pessoas”, diz Murilo Farah, co-fundador da Benfeitoria e idealizador do Rio+.

Serviço:

Mobilidade Reciclada
Local: Bilheteria do BRT Estação Terminal Alvorada (em frente ao Barra Shopping)
Inicio: 19/10/2015
Objetos aceitos: Garrafas PET de até 3 litros, latas de até 500 ml e embalagens de produtos Natura
Troca: Cinco embalagens por um cartão unitário do BRT ( R$3,70, equivalente a uma passagem)
Horário de funcionamento: 6h às 22h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Natura troca embalagens recicláveis por passagem do BRT
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui