O blindado que está fazendo a segurança da Rio 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Plasan-Guarder

A Rio 2016 já está quase no fim e está bem longe de ser o desastre que muitos esperavam e alguns torciam. Uma das maiores era a segurança, não a de pequenos furtos, mas contra problemas mais graves. E durante os Jogos Olímpicos as forças da unidade do CHOQUE do Estado de São Paulo estão usando o blindado, feito pela Plasan, uma líder no desenvolvimento e fabricação de sistemas avançados de proteção blindada para todos os tipos de veículos sobre rodas e trilhos.

O veículo 4×4, conhecido como  “Guarder” (“Guardião”) pode levar uma tropa de 24 soldados equipados e carga de até 3.500 quilogramas numa espaçosa carcaça de composto de aço, com proteção blindada STANAG 3.

O veículo torna possível que um motorista, comandante, e 22 policiais completamente equipados atravessem seguramente qualquer terreno, em qualquer condições e ameaças. Os oficiais da polícia de São Paulo informam que os veículos são tipicamente usados para operações especiais de policiamento e operações de resgate de larga escala. Foi mencionado que os oficiais apreciam a capacidade das potentes câmeras do veículo, que podem capturar imagens óticas e térmicas, as quais fornecem melhores informações aos comandantes.

Advertisement

Além da segurança oferecida por sua proteção blindada avançada, os passageiros do Guarder estão protegidos por um sistema interno de extinção de incêndio, bem como contra ameaças químicas, biológicas e radioativas (CBR, sigla em inglês). O Guarder é de fato concebido para resistir a interrupções na infraestrutura crítica, bombas sujas e ataques com armas químicas.

O Guarder é também equipado com um mastro retrátil e carga eletro-ótica para vigilância diuturna de longo alcance, além de vigilância térmica de 360 graus, navegação, comunicação,  proteção passiva e sistemas não letais para o controle e dispersão de manifestações violentas.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O blindado que está fazendo a segurança da Rio 2016
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui