O Rio é Música para Nossos Ouvidos... | Diário do Rio

O Rio é Música para Nossos Ouvidos…

26

Por André Delacerda

Cidade Maravilhosa por Fabio Cherman Qual(is) a(s) música(s) que mais lembram a cidade do Rio de Janeiro?

Certamente a Top 1 da parada de sucessos eternos, é a marchinha de carnaval “Cidade Maravilhosa”, composição de André Filho. Esta música é o hino da cidade.

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil” ( Cidade Maravilhosa – André Filho)

Para prosseguir na procura por músicas que façam referências ao Rio em seus refrões. Resolvi fazer uma pequena seleção das que exaltam as paisagens do Rio, como: “Do Leme ao Pontal” no vozeirão do Tim Maia, quer mais Carioca que ele – é a caricatura do Carioca despojado -; até chegar a eloqüente “Rio 40º” na voz de Fernanda Abreu. Não esqueci de também por refrões que enaltecem personagens reais, como a beleza da mulher Carioca, em “Ela é Carioca”, do imortal Tom Jobim.

Vamos relembrar então:

 O Morro por Gabriel Andrade Do Leme ao Pontal
Não há nada igual
Do Leme ao Pontal
Do Leme ao Pontal!
Não há nada igual” (Do Lema ao Pontal – Tim Maia)

Ela é carioca
Ela é carioca
Basta o jeitinho dela andar
Nem ninguém tem carinho assim para dar
Eu vejo na luz dos seus olhos
As noites do Rio ao luar” ( Ela é Carioca – Tom Jobim)

Rio 40 graus
Cidade maravilha
Purgatório da beleza
E do caos… (Rio 40º – Fernanda Abreu)

O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
O Rio de Janeiro
Fevereiro e março…” ( Aquele Abraço – Gilberto Gil)

Rio Samba por Thái Esse samba todo mundo canta, é uma das músicas obrigatórias no carnaval, junto com a marchinha “Cidade Maravilhosa”. É o samba antológico que Silas de Oliveira compôs para o desfile do Império Serrano, como sou imperiano, não deixaria de colorar na seleção. Ah! Tem também os samba da Acadêmicos do Salgueiro. Como tudo acaba em samba, vamos a eles:

O Rio do samba e das batucadas
Dos malandros e mulatas
De requebros febris” ( Aquarela Brasileira – Silas de Oliveira/Império Serrano)

Chego ao Rio de Janeiro
Terra do samba, da mulata e futebol
Vou vivendo o dia a dia
Embalado na magia
Do seu Carnaval, explode
Explode Coração
Na maior felicidade” ( Peguei o Ita no Norte – Compositores/Salgueiro)

Um "Rio de Amor" vai desaguar
Meus versos vêm no "Tom" da Poesia…
…Da beleza que irradia

Eu sou o Rei da Boemia
Carioca, sou da Lapa, Patrimônio cultural
E me banhei de alegria, tiro onda, dou meu jeito
Minha Vida é um carnaval” ( O Rio Continua Sendo – Compositores/Salgueiro)

Samba do Avião por André Pinnola Essa eu considero uma das mais lindas, é de emocionar só de ouvir. Tom é o mestre, o mestre Carioca, seu amor ao Rio é incontestável, basta dizer ele é um dos pais da Bossa Nova, um dos três ritmos – Samba, Bossa Nova, Funk – que embalam esta cidade.

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim. ( O Samba do Avião – Tom Jobim)

Essa do Marcelo D2, é uma das mais novas, é uma mistura de rimas, enaltece uns bairros, a mistura de ritmos, instrumento do samba como a caixa e bumbo, e o músico Carioca.

Eu admito que a ocasião é boa
em cima de um samba-funk
o pensamento absolutamente junkie
O bumbo é como um soco
a caixa é como um tapa
O som nasceu no Andaraí e se criou na Lapa
Me lembro muito bem, ouvindo Jorge Ben” ( É Isso que Eu Tenho no Sangue – Marcelo D2)

Confesso, que se for para colocar todas as letras, não ia sobrar espaço para tanta música, quem souber de mais uns refrões que enaltecem o Rio, por favor posta nos comentários. O Rio agradece.

“Foi um rio que passou em minha vida
E meu coração se deixou levar” ( Foi um Rio que Passou em Minha Vida – Paulinho da Viola)

Fotos: 1) Cidade Maravilhosa, de Fabio Cherman
2) O Morro (Pontal) por Gabriel Andrade
3) Rio Samba (uma tipo de rosa) por Thai
4) Samba do Avião por André Pinnola

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Defensor do Carioca Way of Life, mora em Jacarepaguá, trabalha na Zona Sul, mas já passou pelo Mercadão de Madureira, pelo Centro, Barra e pela Ilha do Governador. Filho de uma mãe carioca da Gema, nascida no Catumbi e de pai português. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

26 comentários

  1. Eduardo Alcantara on

    Não sou carioca, pois, não nasci na cidade do Rio e, sim, no estado do Rio. Mas amo a cidade, ou melhor, amo todo o estado.  Obrigado pelas belas musicas.

  2. SOU DE BRASILIA, FUI PASSAR 11 DIAS NO RIO, APESAR DE OUVIR COISAS COMO; VC É DOIDO LÁ É CHEIO DE BANDIDOS ETC…
    RESULTADO; ESTOU APAIXONADO PELO RIO SUAS BELEZAS E SEUS HABITANTES TÃO PRESTATIVOS E CORDIAIS! AMEI, VOLTAREI EM BREVE E LEVAREI UMA GALERA!
    OBRIGADO PELAS MUSICAS MONTEI UM DVD COM AS FOTOS DA VIAGEM E USEI SUAS DICAS FICOU DEMAIS!

  3. SOU DE BRASILIA, FUI PASSAR 11 DIAS NO RIO, APESAR DE OUVIR COISAS COMO; VC É DOIDO LÁ É CHEIO DE BANDIDOS ETC…
    RESULTADO; ESTOU APAIXONADO PELO RIO SUAS BELEZAS E SEUS HABITANTES TÃO PRESTATIVOS E CORDIAIS! AMEI, VOLTAREI EM BREVE E LEVAREI UMA GALERA!
    OBRIGADO PELAS MUSICAS MONTEI UM DVD COM AS FOTOS DA VIAGEM E USEI SUAS DICAS FICOU DEMAIS!

  4. É isso aí minha amiga mineirinha Francine!
    A mídia quer de qualquer jeito derrubar o Rio de janeiro, colocando diariamente matérias que EXAGERAM a violência acontecida aqui….como se em nenhuma das cidades de nosso país não tivesse violência e miséria…bem, mas o que importa foi o que vc descreveu: O Rio é uma cidade de TODOS, uma Cidade realmente MARAVILHOSA, que recebe todos os turistas e aqueles que aqui querem ficar, sem preconceitos ou bairrismos infundados. Parabéns por sua descrição sobre os pontos turísticos que vc conheceu aqui, venha sempre quando puder e quiser e, como o Cristo redentor, estamos de braços abertos!!Parabéns ao blog, vou divulgá-los a todos que eu conheço.
    Adriana – CaRIOca – RJ 

  5. Gostaria de citar o grupo O Rappa, que citou o Rio em pelo menos 2 músicas: Rodo Cotidiano (“Sou mais do Brasil da Central, da minhoca de metal”) e Instinto Coletivo (“É domingo e só temos uma opção, as caixas são grandes o som tem que ser alto para agitar a multidão…Baile da Furacão…).

    E o funk vem lembrado no Rap do Endereços dos Bailes, de Junior e Leonardo, onde eles citam diversas comunidades no Rio.

    Marcelo Correa

  6. Olá a todos,
    sou carioca da gema, incodicionalmente grato a Deus pela graça de ter nascido e me criado aqui e, apesar disso, consciente das muitas imperfeições da cidade – fruto da histórica má administração pública e dos próprios defeitos culturais de nós cariocas. Estou de mudança pra Manaus e, na busca por músicas que me remetessem a essa terra maravilhosa, achei esse blog que parabenizo pelo conteúdo.
    Gostaria de contribuir com duas pérolas talvez menos conhecidas pela rapazeada:
    ==> SAUDADES DA GUANABARA (Moacyr Luz, Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro), uma verdadeira oração pelo Rio, naturalmente em forma de samba. Eu, particularmente, prefiro ouvir na voz da Beth Carvalho: http://www.youtube.com/watch?v=AV1GWwKSLgo
    ==> RIO ANTIGO (Notato Buzar, Chico Anysio), uma música que nos faz realmente sentir vontade de ter vivido naqueles tempos: http://www.youtube.com/watch?v=2q5zgzxqol8

    Volto a parabenizar o blog e a todos que o fazem crescer.
    Abraços!

  7. Estava procurando letras de músicas sobre o Rio de Janeiro e adorei as opções de vocês…eu tinha muito medo de conhecer o Rio, é grande a divulgação da violência nos meios de comunicações. Moro no interior de Minas Gerais e não to acostumada com isso! Tive uma oportunidade e agarreia, cheguei aí, fiquei na Bela Copacabana, conheci várias pontos turísticos como: (Corcovado, Bomdinho, Maracanã, Barra Shopping, Forte de Copacabana, Lapa,Ipanema, Leblom, Botafogo, Flamengo, Canecão e Jardim Botanico) e outros menos importantes! Gente, fiquei realmente apaixonada pela cidade! Hoje compreendo o porque de tantas músicas e declarações de carinho e “amor incondicional” a esta cidade maravilhosa. Não sei, acho que o mais me emocionou foi o conjunto: mar, sol, beleza, o bom humor dos cariocas e natureza por todos os lados!!!Haja dinheiro, mas é claro que valeu a pena conhecer a CIDADE MARAVILHOSA!

  8. quero saber a letra da musica ‘mamaezinha esta dormindo’ de andre filho e letra e autor da musica “num galho seco ouvi cantar um passarinho e aseus filhinhos ouvi cantar uma cançao”

  9. SÓ NÃO SE ENCANTA COM O RIO, QUEM JA PERDEU A POESIA… Sou cearense, moro em Fortaleza ( que é minha linda dindinha), conheci o Rio ano passado e desde sempre, essa cidade e tudo o que a lembra me desperta a alma e minha vontade de ser feliz… Descobri esse blog pesquisando músicas que cantam o encantamento do rio… e aí vão mais algumas:
    – Delírio dos mortais
    – Sorte
    – Tá perdoado
    – Tempo de estio
    – Eu sou o samba

  10. Falar de música nos seus diferentes gêneros é a cara dessa luminosa cidade.Parabéns André! Continue dando contribuições para melhorar a auto-estima carioca.

  11. Paloma, isso que você nós traz é uma mostra que compositores de norte a sul desse país, se encantam com o Rio e fazem versos musicais que imortalizam o cotidiano desta cidade.

  12. Para mim, a música que é cara do Rio (além das eternas bossanovistas), apesar de ter sido escrita por um pernambucano, é a Meu esquema (composição- Fred Zero Quatro), do Mundo Livre S/A. Especificamente a Zona Sul. Só quem passa pela experiência de tomar um solzinho na orla Ipanema- Leblon sabe o que Fred quis dizer com a música. Ouçam e deliciem-se! (mas aviso: tem que conhecer essas praias antes!)

    Meu Esquema
    Mundo Livre S/A
    Composição: Fred Zero Quatro

    Ela é meu treino de futebol
    Ela é meu domingão de sol
    Ela é meu esquema

    Ela é meu concerto de rock’roll
    Nação, minha torcida gritando gol
    Minha Ipanema

    (…)

  13. O renascimento da Lapa, mais uma vez, dá aquele tapa bonito na cara dos invejosos e dos urubus de plantão que desejam coisas ruins ao Rio.

    O Rio é, de fato, o coração do Brasil.

Leave A Reply