Onde é o melhor bolinho de bacalhau do Rio? | Diário do Rio

Onde é o melhor bolinho de bacalhau do Rio?

36

Bolinho de BacalhauApesar de ser filho de português não sou muito fã do bacalhau mas adoro um bolinho de bacalhau! Aquele grande sabe, que você pode abrir e encharcar de azeite.

Pois é, o bolinho é quase um prato típico carioca. Mas onde serve o melhor bolinho de bacalhau da cidade? Estou com essa dúvida na cabeça desde o fim de semana.

Tem um, no Bartequim, um bar na Freguesia (Jacarepágua) que é excelente, mas acho que não merece o prêmio de melhor.

Bem que queria passar de bar em bar para descobrir o grande campeão mas sei que tenho leitores que conhecem os mais escondidos recônditos da culinária carioca e de seus bares, botequins e restaurantes que pode me dar algumas dicas.

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

36 Comentários

    • Lá em benfica, realmente tem o melhor bolinho de bacalhau, no beco das concertinas, um lugar exelente, com o melhor bolinho, vinho e tradição lusitana.

  1. O bolinho do “Rei do Bacalhau” é o melhor, mas ele não entra neste concurso. A categoria dele é “our Concours”.
    Melhor bolinho do Rio Não – é o Melhor bolinho de bacalhau do Brasil

    Ah! só vale se for na matriz na Rua Guilhermina.

    Não sou filho de português, mas bolinho de bacalhau é o meu preferido e acho que já provei os melhores bolinhos do Rio, são paulo, Floripa, Porto Alegre, etc.

    Até a década de 80 falar o nome Rei do Bacalhau na Zona Sul era sinal certo de perguntas de como se faz para chegar no local. A fama era espalhada pelos alunos da Universidade Gama Filho. Infelizmente com o passar do tempo, as filiais e as cópias usando nome parecido, o restaurante e o bar acabaram perdendo um pouco da fama.

    Era normal a venda de 8 mil bolinhos no feriadão da Semana Santa.

    Como chegar?
    Quem sai do Engenhão pela José dos Reis deve apear a Rua Bento Gonçalves seguindo o mesmo caminho para a Linha Amarela em direção à Barra, mas ao invés de entrar na primeira agulha – seguir em frente e perguntar pra qualquer pessoa. Quem chega da Barra pela Saída 3 – deve dobrar a direita na esquina desta mesma rua.
    Pela av. Suburbana, sentido Centro, é só apear a Rua da Abolição e seguir o caminho dos ônibus que dobrarão a terceira rua à direita – a Matriz, histórico e o legítimo Restaurante Rei do Bacalhau fica na esquina.

    * o restaurante custa caro mesmo para o padrão da Zona Sul, mas o bolinho é barato.

  2. O melhor bolinho de bacalhau que eu já comi e que continuo comendo encontra-se no Tauá na Ilha do Governador . Trata-se do Rei do Bolinho de Bacalahau ( não confundam com o Rei do Bacalhau) não é a mesma coisa! É muiiito gostoso mesmo. Experimentem!

  3. Pingback: Rei do Bacalhau x Rei do Bolinho de Bacalhau » Diário do Rio de Janeiro

  4. Já comi o bolinho de Bacalhau da Ilha do Governador e do Rei do Bacalhau no Encantado é melhor.
    Meu tio e minha tia estavam aqui em casa hoje no aniversário da minha mãe e moram quase ao lado da Casa onde vendem o bolinho de bacalhau da Ilha do Governador. Lembrei de conversar sobre o bolinho, mas esqueci de perguntar se era de lá também a casquinha de siri que me provei uma vez na casa deles.

    Esse tal bolinho de bacalhau de Nikiti City não lembro e olha que estudei na UFF.

  5. Sou frequentadora assídua do Bacalhau do Rei e amo tudo que é servido lá! Pra mim, o melhor bolinho de bacalhau é o deles, sem dúvida!!! É sequinho e com batata na medida certa! (leia-se pouca batata e MUITO bacalhau!). Ainda por cima eles têm a cerveja Original geladinha…hummm!! Deu até água na boca!!! Este restaurante é maravilhoso e o preço é honesto!! Eu recomendo!! Beijos!! Ana Pia Teixeira

  6. Entre os poucos “points” de comida portuguesa e muitos restaurantes e botecos cariocas, não há bolinho mais saboroso, crocante, e com bacalhau de verdade que os do restaurante Cantinho das Concertinas na CADEG, em Benfica.
    Além do melhor bolinho, você ainda leva a simpatia dos donos portugueses que preparam e cuidam de tudo com a qualidade e o carinho que só um cantinho legitimamente portuga nos proporciona. Aos sábados a partir da hora do almoço, ainda podemos desfrutar de música portuguesa, dançar o vira, e apreciar outras iguarias tais como sardinhas portuguesas, febras, galetos, postas de bacalhau e o maravilhoso crocante e dourado bolinho. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm……….

  7. Prove o Bacalhau172 no Rio Comprido, perto da faculdade Estacio.Eles são especializados e eles têm 3 tamanhos diferentes. Você escolhe o formato também, pode ser bola ou croquete… Delicioso!!

  8. Pingback: Sabor Carioca: É um Rio com sabor português com certeza - Diário do Rio de Janeiro

  9. Bem amigo,
    Eu já provei diversos bolinhos de bacalhau, em vários Bares, Pés Sujos, Restaurantes,etcs,mas igual ao do Bar Cantinho das Concertinas,na CADEG, do meu amigo Carlinhos, nem em Portugal, pode ter certeza, o bolinho,é sisplemente iniqualavel a qualquer outro.

  10. Uma ótima pedida para se saborear um excelente bolinho de bacalhau e outros pratos com a mesma base além de vinhos chilenos é a Adega D’ouro que fica na praça de Vicente de Carvalho – RJ lado contrário ao Atacadão e C & C (Carrefour). Ainda se pode comprar bacalhau dessalgado. Aquelas postas enormes!!! Sem falar na porção de palmito. rsrsrs

  11. SOU MERITIENSE, TENHO QUE PUCHAR PARA O NOSSO LADO!

    NA ADEGADEGA E ONDE VOCE ENCONTRA O MELHOR BILINHO DE BACALHAU DO RIO DE JANEIRO .

  12. Marcelo Scheid on

    Meus caros amigos,

    Estão esquecendo de mencionar o bar Adonis que tb é em benfica (perto da cadeg). O bolinho dos caras tira onda com qualquer um! Sem contar que o bicho tem um tamanho maneirão e o chopereco pra acompanhar chega a ser nojento de tão gelado. Sinistrão…

  13. Vou sempre aõ Rio e já comi bolinhos de bacalhau na Ilha, na barra,
    no Rei do bacalhau e próximo ao estádio do Vasco (foi o melhor),mas
    ainda ACHO QUE O MEU “BOLINHO E O PASTEL DE BACALHAU DE BAURU” é o
    melhor que conheço.

  14. Vou sempre ao Rio e já comi bolinho de bacalhau em vários lugares, na
    barra, na ilha, no Rei do bacalhau, próximo ao campo do Vasco foi o
    melhor que comi;MUITO BOM MESMO, mas ainda acho o “nosso BOLINHO E O
    PASTEL DE BACHALHAU DO REST.”Sabor dos Altos” DE BAURU O MELHOR”

  15. O melhor bolinho de bacalhau que comi barril 8000 na barra.a marca do bolinho eu tive que perguntar mar do norte muito bom.vale provar.

  16. Bem o melhor mesmo é em SP o Bolinho de Bacalhau da D.Natércia que faz eventos de rua na Pompéia, Brooklin, não tem pra ninguém, a fila é enorme, sem dizer na Alheira.
    Mas no Rio o bolinho ótimo é do Jangadão no Meyer, na Rua Dias da Cruz, restaurante antigo de familia portuguesa legitima, sem dizer no choppinho Brahma sem comparação. Vc cariocas apareçam no Jangadão, assim como na Barra, Encantado e Niteroi ta cheio de lugares maravilhosos para comer bolinho de bacalhau.

  17. Quando o assunto é bolinho de bacalhau, existem dois lugares: Um deles é ao lado do Teatro João Caetano no Centro do Rio e em Vicente de Carvalho. A Adega Rio D´Ouro próxima à Estação do Metrô de Vicente de Carvalho tem uma tradição de mais de 70 anos de muito bolinho de bacalhau, postas de bacalhau, servidas junto a uma deliciosa salada e maravilhosos vinhos para todos os gostos e condições financeiras. O preço de tudo é bem razoável e o atendimento também. Nós da Rádio Popular Web, de vez em quando estamos na área. Essa é uma boa dica para a galera!!!

  18. Quem estiver pensando em ir no CADEG para comer o bolinho de bacalhau, DESISTA. O atendimento é PESSIMO, nunca tem o bolinho, voce precisa entrar em uma fila que demora mais de 2 horas (2 horas!!!) para comer o tal bolinho. Na ultima vez que fui desisti, pois acho um absurdo deixar o cliente esparando 2 horas por um bolinho que nem é o melhor do Rio. É bom, nada de especial! Atendimento e qualidade são fatores fundamentais para ser eleito o melhor, estes fatores no CADEG vc não encontrará! Não perca seu sabado atras do tal bolinho!

  19. Hours Concours – e o que se deve dizer do bolinho de bacalhau do Adegao Portugues no campo de Sao Cristovao.Simplesmente maravilhoso !
    A casa foi eleita recentemente o melhor lugar para se degustir bacalhau no Rio de Janeiro.Frequento a mais de 20 anos.Nao deixem de um dia visitar este local.

  20. Já fui em um restaurante no CADEG,e gostei demais , porque além de você comer bem e degustar o alimento , VOCÊ SE DIVERTE MUITO! Eu até posso dizer que lá é um 2 em 1!! Agora , o atendimento (sim) não é lá essas coisas, demora , os garçons ‘discutem’ entre si… mas tudo conpensa ,pois, você sai de lá satisfeito. Vale muito apena ir lá!

Leave A Reply