Oportunidades são como táxis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Yellow Cab por Pank Seelen

Esse “ditado” de empreendedorismo na verdade é “oportunidades são como ônibus”, mas como não considero ônibus a melhor opção de transporte do mundo, mudei para táxi! Bom levar em conta que essa analogia só faz sentido em cidades grandes, onde a frota de táxis é imensa! Voltando ao assunto, o que quero dizer com isso é que quando empreendemos somos expostos a diferentes oportunidades que chegam a todo momento. Por isso que sempre aconselho meus clientes a não aceitarem a primeira oportunidade como se fosse a única. Raciocínio lógico e reflexão são extremamente necessários para uma boa tomada de decisão.

Muitas vezes ideias que parecem simples tem execuções complexas e altamente custosas. Por isso, aí vem outra dica: keep it simple! Não viaja tanto na concepção; vários empreendedores americanos dizem que se você tem dificuldade para explicar para outras pessoas ou se elas tem muita dificuldade para entender, essa não é a melhor ideia ou oportunidade que você deve investir.

De vez em quando chegam a mim pessoas com ideias ótimas, porém não pensaram em questões como viabilidade, tempo de maturação, necessidade de capital de giro e dependência de outras pessoas para a sua realização. Eu não gosto de investir em nada que eu não possa produzir ou fomentar sozinho. Me incomoda deixar o meu sucesso (ou pelo menos a possibilidade de) na mão de outras pessoas. Isso é um outro texto, mas conte apenas com você: inicialmente, produza até onde você aguente, não conte com a ajuda das pessoas. Se a grande oportunidade da sua vida é vinculada a outras pessoas, esqueça dela por enquanto. O importante é você ser auto-suficiente e capaz de lançar sua ideia, atender as demandas de produção e/ou atendimento e entregar o que prometeu por sua conta.

Advertisement

Esse texto pode estar sendo um balde de água fria em você nesse momento, mas está vindo de uma pessoa que já se empolgou com ideias mirabolantes, negócios milionários e promessas impossíveis de negar. Aprendi da maneira mais difícil (perdendo tempo, trabalhando de graça e investindo no sonho dos outros) que existem milhões de oportunidades. Por isso não saia do caminho planejado inicialmente ao menos que a decisão seja inteiramente sua; tente com toda força do mundo negar essas oportunidades e separar as suas ideias das dos outros. Quando você está seguindo o caminho que você mesmo planejou, com o tempo de maturação da ideia e com seus resultados, aparecerão oportunidades sob medida para você. Essas oportunidades irão de encontro ao que você deseja fazer e normalmente vão estender o alcance da sua ideia, ao invés de fugir dela.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Oportunidades são como táxis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui