Passeio a pé pelo Rio de Janeiro em Outubro

Passeio a pé pelo Rio de Janeiro em Outubro

3
LinkedInWhatsApp

Sol nascendo no Rio de Janeiro por Janive PereiraOs Roteiros Geográficos do Rio, feito pelo NeghaRIO (Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanísticas, Artes e Cidade do Rio de Janeiro) da UERJ sempre faz seus passeios a pé pela cidade. Uma das melhores formas de conhecer os segredos do Rio e com os especialistas da Universidade, já são 10 anos deles fazendo este trabalho.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail roteirosgeorio@uol.com.br ou pelo telefone (21) 8871 7238. O melhor, é grátis, mas vale ressaltar que a instabilidade do tempo pode provocar o cancelamento do Roteiro, então liguem antes confirmar, em caso de dúvida, usem o site.

Vamos aos eventos deste mês:

Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé

Encontro: 3 de outubro de 2012 – quarta-feira- às 20 horas – nos jardins da Catedral Presbiteriana (Praça Tiradentes com rua da Carioca)

Roteiro: Iluminados prédios da Catedral Evangélica do Rio de Janeiro e Real Gabinete Português de Leitura – Centro Cultural Carioca – Igreja Nossa Senhora da Lampadosa – Av. Passos – Território da “daspu” – Praça Tiradentes dos teatros seculares e dos modernos hotéis – Lavradio dos antiquários e casas de shows de iluminação mutante – Quarteirão Cultural e do Rio Scenarium – Esplanada de Santo Antonio – Largo Braguinha – Mem de Sá dos sobrados exuberantes, samba de raiz, marchinhas, mambo, funk, rock, travestis e mitologica malandragem – Seculares e simbólicos Arcos da Lapa – Rua Joaquim Silva – “ Escadaria Selaron – Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa – Sala Cecília Meireles

Caminhando de Madrugada no Centro da Olímpica e Maravilhosa, Patrimônio Mundial da Humanidade

Encontro: meia noite de sexta-feira, 5 de outubro para 6 de outubro, sábado,  nos degraus do Theatro Municipal

Roteiro: Majestosos prédios do Theatro Municipal e da Biblioteca Nacional, O eterno e resplandescente Cine Odeon, Centro Cultural da Justiça Federal (antigo Supremo Tribunal Federal), o Boêmio Amarelinho, Câmara dos Vereadores/Palácio Pedro Ernesto, Metro, uma sentinela luminosa a nos conduzir por lunares e ensolaradas Geografias – Av. Treze de Maio – Largo da Carioca, o diálogo do Rio Colonial com a Cidade Maravilhosa – Esplanada de Santo Antonio / Avenida Chile da Iluminada Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro – BNDES – Petrobrás – Ventura Corporate Towers – Luminosa Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro – Complexo de hotéis da nova Praça Tiradentes – Rio Scenarium – Iluminação mutante, os pulsares e a multidão do Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio.

Duração: 2 horas

Descortinando símbolos da Rua do Mercado, Praça XV e arredores

Encontro: sábado, dia 6 de outubro de  2012 – às 16 horas e 30 minutos (junto à Igreja do Carmo – Praça 15 com Ruas 1º de Março e Sete de Setembro).

Roteiro: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, antiga Catedral, de reais e imperiais batismos, casamentos e sagrações (visita), Convento dos Carmelitas e de D. Maria I, a Louca; Palá cio Tiradentes (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ) – rua D. Manuel e os prédios do Museu Naval e da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, Paço Imperial e de Isabel de Orleans e Bragança; A beleza da Estação das Barcas; Chafariz do Mestre Valentim; Praça XV da chegada da Família Real, do cortejo fúnebre de Dona Maria I, e das comemorações da Abolição da Escravidão; Arco do Telles do antigo Senado da Câmara; Travessa do Comércio/ sobrado de Aurora e Carmen Miranda; Rua do Ouvidor, logradouro inicial da iluminação a gás e da energia elétrica no espaço coletivo Carioca, de Machado de Assis e Chiquinha Gonzaga, bem como dos primeiros acordes do Carnaval Carioca, das lutas pelo abolicionismo e a República e das Confeitarias e lojas elegantes; Rua dos Mercadores; Rua do Rosário; Rua do Mercado; Beco da Cultura e testemunhos geográficos Casa França-Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Igreja de Nossa Senhora da Candelária.

Duração: 1 hora e 30 minutos

Circulando pelo Campo de Santana, da Proclamação da República e de São Jorge Guerreiro

Encontro: 11 de outubro, quinta-feira, às 14 horas, no interior do Centro Cultural Light, Av. Marechal Floriano, 168, próximo à estação do metrô Presidente Vargas

Roteiro: Centro Cultural Light – Museu Diplomático Itamarati – Central do Brasil (visita) – passagem subterrânea – Casa do Marechal Deodoro – Arquivo Nacional/Casa da Moeda (visita) – Rádios MEC AM / FM – Faculdade de Direito UFRJ (antigo Senado) – Circulando no interior do Campo de Santana, das festividades e rituais religiosos, do casamento de D. Pedro e da Imperatriz Leopoldina, da aclamação popular de Dom João VI, do samba O Pato de Jaime Silva e Neusa Teixeira gravado por João Gilberto – da Proclamação da República efetivada por Marechal Deodoro –  do a jardinamento de Glaziou – Corpo de Bombeiro – Igreja de São Jorge (visita) – término no SAARA

(Re)conhecendo o Centro do Rio a Pé

Encontro: 14 de outubro de 2012, domingo, às 9 horas e 55 minutos no alto do morro de São Bento.

Roteiro: Mosteiro de São Bento (assiste-se a cinco minutos da missa com cantos gregorianos), Vista Panorâmica da Praça Mauá, Área Portuária e Baía de Guanabara, a transformação do Porto Maravilha com vistas às Olimpíadas de 2016 – Av. Rio Branco, Largo de Santa Rita/Largo da Sardinha, Rua Teófilo Otoni (e de Lamartine Babo), Avenida Presidente Vargas, Igreja Nossa Senhora da Candelária (visita), Centro Cultural Banco do Brasil (intervalo de 15 minutos), Centro Histórico Beira-Mar e seus testemunhos geográficos,  Rua Buenos Aires, Beco das Cancelas, Rua do Ouvidor, Travessa do Comércio/ sobrado de Aurora e Carmen Miranda, Praça XV, Paço Imperial e de Isabel de Orleans e Bragança (somente maquete do Centro do Rio e janela da anunciação da assinatura da Lei Áurea).

Término: 14 horas.

Yes! Nós temos Braguinha e Copacabana, a Princesinha do Mar

Encontro: 16 de outubro, de 2012, terça-feira, às 20 horas, junto à escultura interativa do mestre Braguinha, na confluência de Av. Princesa Isabel e ruas Prado Jr. e Barata Ribeiro

Roteiro: Escultura e repertório de Braguinha “honra e glória da música popular brasileira” – (re)pensando o Túnel Novo – Rua Prado Júnior – Av. Princesa Isabel – Av. Atlântica – pedras portuguesas no chão dos nossos caminhos  – esculturas da Princesa Isabel e de Ibrahim Sued – Copacabana – o melhor Reveillon do Mundo – praia urbana mais bela do mundo (distinções conferidas em pesquisas internacionais) – finalizando junto ao Copacabana Palace.

Duração: uma hora e meia.

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

LinkedInWhatsApp

3 Comentários

  1. Passeio a pé pelo Rio? Ok…e quem vai garantir nossa integridade física? O mesmo contingente das Forças Armadas que estarão povoando a cidade nas eleições de 7 de Outubro?
    Aliás…que vergonha! A 2a. principal cidade do país precisando desse recurso em plena era democrática! O que mais me aborrece é que a principal cidade do país nunca precisou das FA em suas ruas durante as eleições! Será que é por isso que eles são os 1os. durante tanto tempo?

Leave A Reply