Passeio no Cemitério da Penitência tem Machado de Assis e historiador como guia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

CEMITÉRIO DA PENITÊNCIA IMAGEM ALTA 07 Passeio no Cemitério da Penitência tem Machado de Assis e historiador como guia

Quem viaja para Paris quer conhecer o Cemitério de Père-Lachaise, quem vai para Buenos Aires dá um passeio pelo Cemitério da Recoleta. Mas aqui no Rio só vamos ao cemitério quando é inevitável, apesar de ter gente que diz que não entra em um nem morto. Mas que tal conhecer mais sobre nossos ambientes fúnebres.

Neste sábado, 10 de junho, o historiador Milton Teixeira guia gratuitamente um grupo por um passeio pelo Cemitério da Penitência, no Caju. O cemitério, um dos mais antigos da cidade (1875) terá a visita de Machado de Assis “em pessoa” no próximo dia 10, no Cemitério da Penitência.

Interpretado pelo ator Tiago Azevedo, que irá falar sobre a construção da metrópole do Rio de Janeiro usando trechos de livros como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Cubas, que se auto denominava como um ‘defunto autor e não um autor defunto’, dará um toque de humor ao passeio em declarações divertidas e ácidas, como “(…) gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou”.

Advertisement

Pao-do-OuvidorO Shopping Paço do Ouvidor já é uma referência no centro da cidade do Rio de Janeiro. Quer conferir? Passa no Paço!

A cidade do Rio de Janeiro é a grande estrela da obra de Machado de Assis, sua musa inspiradora, onde passou toda a vida. E várias personalidades da corte portuguesa, que ajudam a contar a história da construção dessa grande metrópole estão sepultadas no Cemitério da Penitência, como o Comendador Francisco Ferreira das Neves, que dá nome ao tradicional Largo das Neves, em Santa Teresa. Milton Teixeira destaca, entre tantos nobres e ilustres personagens, o Barão de Vista Alegre, Manoel Pereira de Souza Barros, que herdou fazendas de café do pai e participou ativamente da vida política do Império. Foi também um dos fundadores e chegou a presidir a Companhia Estrada de Ferro União Valenciana. E ainda, entre outros, Cândido Borges Monteiro, mais conhecido pelo título de Visconde de Itaúna. Monteiro foi membro do Conselho do Imperador D. Pedro II e médico da Família Imperial, tendo inclusive dado assistência aos partos dos filhos do Imperador, especialmente o da princesa Isabel.

Para participar do passeio turístico, que é gratuito, não há necessidade de inscrição prévia, basta chegar no Cemitério da Penitência quinze minutos antes do início do tour, marcado para às 14 horas. O Cemitério da Penitência fica à rua Monsenhor Manoel Gomes 307, no Caju. O telefone para informações é 2580-4479.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Passeio no Cemitério da Penitência tem Machado de Assis e historiador como guia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui