Passeios guiados e de graça pelo Centro do Rio em Maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Obras do binário no Porto do Rio

Obras do binário no Porto do Rio

O pessoal da Negha-Rio, UERJ, que faz seus passeios gratuitos, incríveis e tendo como guia doutorandos da UERJ, fará um especial pelo Dia da Libertação dos Escravos, 13 de Maio, com 3 roteiros no dia. Haverá passeios também dia 14 e 22 de maio também.

Inscrições não são necessárias. Em dia de “casa cheia” recorre-se ao megafone. Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado. Dúvidas e informações: (21) 98871-7238 (whatsapp).

Veja os roteiros:

Advertisement

Pao-do-Ouvidor

Antes ou depois de curtir um passeio, vale uma passada no Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço!

1º Roteiro Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio

Encontro: 13 de maio às 10 horas da manhã na estação do metrô Praça Onze

Itinerário: Cidade Nova do maxixe e do chorinho – transformações na Cidade Nova – Sambódromo (visita) – Terreirão do Samba –Praça Onze / Zumbi – Escola Tia Ciata – Igreja de Santana (avó de Jesus, Naña de negra devoção)

2º Roteiro Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio

Encontro: 13 de maio às 16 horas da manhã em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Itinerário: Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Rua Uruguaiana, 77 – (das irmandades negras. Abrigou a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro de 1737 a novembro de 1808) – Rua do Rosário – Rua 1º de Março  – Praça XV – Paço Imperial (janela da anunciação da assinatura da Lei Áurea)

Do Cais do Valongo à Pedra do Sal

Encontro: 13 de maio às 20 horas entre as ruas Camerino e Sacadura Cabral

Itinerário: Cais do Valongo – Cais da Imperatriz – Rua Sacadura Cabral – Pedra do Sal – Rua e Largo de São Francisco da Prainha – Nova Praça Mauá

VIVA O CEMITÉRIO DO CATUMBI ! – MAIO de 2016 – 166 ANOS

Encontro: 14 de maio às 10 horas da manhã, no portão do Cemitério do Catumbi (São Francisco de Paula)

Das Imperatrizes Leopoldina e Teresa Cristina à Rainha Marlene – Soberanos Ancoradouros

Encontro: 22 de maio às 7 horas da manhã junto à Portaria do Edifício A Noite (Praça Mauá, 7)

Itinerário: Edifício A Noite tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  – IPHAN e da Rádio Nacional da soberana Marlene – terraço panorâmico do MAR (Museu de Arte do Rio) – Nova Praça Mauá – as metamorfoses do Porto com vistas ao mega evento Olímpico de 2016 – os contrastes e as diversas temporalidades nas edificações da Praça Mauá, Av. Rio Branco e Rua Acre – o extinto Cais de desembarque da Imperatriz Leopoldina, no sopé do morro de São Bento – Rua Sacadura Cabral e seu restauro – Igreja de São Francisco da Prainha – Pedra do Sal e de Pixinguinha, João da Baiana, Heitor dos Prazeres, símbolo da cultura negra (uma das nascentes do samba em plena Pequena África do Rio de Janeiro ) – a construção do túnel e do estacionamento subterrâneo com vistas ao  Porto Maravilha – Jardins Suspensos do Valongo – Cais do Valongo – atracadouro de recebimento de um milhão de escravos declarado Patrimônio pela UNESCO  / Cais da Imperatriz (Teresa Cristina)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Passeios guiados e de graça pelo Centro do Rio em Maio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui