Pelas Bandas do Rio: o swing da Baixada de ZEN

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

ZEN - SambaGroove Orquestra

O povo do Rio de Janeiro sempre é lembrado pelo jeito mais swingado de levar a vida. Essa característica é destacada no trabalho de José Luiz Serrano Davalle Júnior, mais conhecido como Zen, à frente do projeto homônimo, oriundo de Nova Iguaçu.

Embora tenha jeitão de grupo, o projeto ZEN, que foi criado definitivamente em 2013, é uma iniciativa individual.

É o meu trabalho solo, contudo os meus artistas roubam a cena, então é normal as pessoas pensarem que é uma banda. São artistas incríveis pelos quais nutro a maior admiração” destaca o músico.

Advertisement

ZEN - SambaGroove Orquestra

Com um balanço bastante característico, o ZEN propõe a mistura do tradicional samba-rock a gêneros como funk, soul, salsa e reggae. Uma proposta como essa só poderia ter as mais variadas inspirações.

“Os meus maiores inspiradores aqui no Brasil são os gênios Jorge Ben, Tim Maia, Gilberto Gil, Tom e Vinicius, Novos Baianos, Black Rio, Chico Science, Cidade Negra, Tribo de Jah e Bebeto. Lá de fora, me inspiro bastante em Rolling Stones, Damian Marley, Jamiroquai, Buena Vista Social Club, Jaco Pastorios, Marcus Miller, Kool & The Gang, Daft Punk, Jimi Hendrix e Ray Charles. Enfim, esses artistas são os que lembrei agora, mas deve estar faltando gente nessa lista… Ah, adoro os grooves do Michael Jackson e do Stevie Wonder também” frisa Zen, que canta e toca violão no projeto.

ZEN - SambaGroove Orquestra

Tocando ao lado de músicos da Baixada Fluminense, Vargem Grande, Petrópolis e Niterói e com um projeto nascido e criado em Nova Iguaçu, Zen reconhece que não é fácil alcançar um sucesso imediato na capital do estado. Contudo, ele acredita na verdade de sua arte:

No Rio de Janeiro há uma competição muito grande, afinal é a capital cultural do país, mas isso não chega a ser uma dificuldade, pelo contrário, é um combustível a mais, que nos obriga a melhorarmos o nosso nível. Creio que onde há verdade, não há dificuldade! Alguns artistas de regiões marginalizadas – incluo aí a Baixada Fluminense – tentam esconder as suas raízes crendo que serão mais queridos pelo público da cidade do Rio, para esses artistas sim, existe muita dificuldade, pois além de carregarem o pesado fardo da competição artística da Cidade Maravilhosa, também carregam o fardo da mentira. Desse mal eu não sofro, graças a Deus. Reitero, onde há verdade, não há dificuldade, é só luz!”.

ZEN - SambaGroove Orquestra

Sem temer as dificuldades, o cantor vai lançar o primeiro CD do ZEN em dezembro deste ano e prometeu realizar dois shows de lançamento, um na Baixada e outro na Lapa, os lugares e as datas ainda serão definidos. E as pessoas, dos mais variados locais, não perdem por esperar:

Cairei na estrada para divulgar esse disco” sentencia Zen.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pelas Bandas do Rio: o swing da Baixada de ZEN
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui