Pergunta aos Candidatos - Quais são seus projetos para a Guarda Municipal? - Di√°rio do Rio de Janeiro

Pergunta aos Candidatos – Quais são seus projetos para a Guarda Municipal?

1

Guarda Municipal Qual o papel da Guarda Municipal, esta aí uma área em que a ideologia do político pode realmente interferir. Dependendo em qual espectro político ele estiver, pode reprimir o comércio irregular, permitir. Mas quem melhor para dizer isso do que os candidatos?

Desta vez o candidato do PSC, Filipe Pereira, também nos enviou sua resposta. Os outros? Ah, tem aqueles que brigam por espaço em um debate na Band, mas não querem responder a um blog.

Solange Amaral (DEM)

Vou implantar o Programa de Seguran√ßa Cidad√£, em que o foco do patrulhamento e do policiamento n√£o ser√° o confronto, mas a preven√ß√£o. N√£o podemos admitir que o trabalho das for√ßas de seguran√ßa seja apenas feito de carro e fuzil. √Č preciso intelig√™ncia e cuidado com o cidad√£o.

Por isso, vamos priorizar o policiamento ostensivo em corredores comerciais, culturais e hist√≥ricos. Apresentei, recentemente, na C√Ęmara dos Deputados, uma proposta de emenda constitucional (PEC 255/08) neste sentido, que amplia as atribui√ß√Ķes das guardas municipais, dando a elas poder de realizar a√ß√Ķes de policiamento ostensivo nas cidades com popula√ß√£o superior a um milh√£o de habitantes. N√£o sou a favor que a Guarda Municipal seja armada. Mas seguran√ßa p√ļblica √© planejamento e preven√ß√£o. E nesse sentido, a guarda pode colabora muito.

Defendo, ainda, a figura da dupla Cosme e Damião, composta por um membro da Guarda Municipal e um da Polícia Militar. A dupla faria o policiamento na rua, prevenindo pequenos delitos e aumentando a sensação de segurança.

Recebi um grupo de Guardas e me comprometo a estudar junto com a PROCURADORIA e uma Comissão, a reivindicação dos celetistas passarem para estatutários.

Al√©m disso, vou instalar mil c√Ęmeras em diversos pontos do Rio. Os equipamentos v√£o ajudar no combate a pequenos crimes, como saidinha de banco, roubos de celular e laptop, entre outros.

Chico Alencar (PSol)

GET Os 5.500 guardas municipais do Rio de Janeiro devem ser atualizados permanentemente para atuarem como guardas da cidadania. Em nossa prefeitura n√£o queremos uma Guarda Municipal repressora, inimiga daqueles trabalhadores que retiram seu sustento da atividade informal ‚Äď que constituem grande parte da for√ßa de trabalho no Rio de Janeiro.

Al√©m disso, os guardas municipais devem atuar na organiza√ß√£o do tr√Ęnsito e garantir o acesso da popula√ß√£o aos espa√ßos p√ļblicos. Tamb√©m vamos dar a garantia estatut√°ria de servidores p√ļblicos municipais e determinar que o ingresso seja sempre por concurso, o que garantir√° maior estabilidade no emprego. Tamb√©m √© preciso pensar num plano de cargos e sal√°rios para os guardas municipais, o que hoje n√£o existe.

Vinicius Cordeiro (PTdoB)

Em primeiro lugar, pretendo acabar com a empresa municipal de vigil√Ęncia e transform√°-los em estatut√°rios; segundo, pretendo devolver o transito √† PM; alem do que as inspetorias e a chefia da guarda devera ser dadas √† guardas que se destacarem pelo m√©rito ao inv√©s de oficiais do exercito ou da PM; enfim, pretendo armar a guarda para cumprir a miss√£o pela qual foi destinada: a  guarda patrimonial dos equipamentos municipais – como escolas, parques e unidades de conserva√ß√£o, por exemplo.

Filipe Pereira (PSC)

No nosso governo, a Guarda Municipal n√£o atuar√° concorrentemente com os √ďrg√£os P√ļblicos que t√™m atribui√ß√£o de For√ßa Policial de Seguran√ßa P√ļblica. Ela ocupar√° o lugar que a constitui√ß√£o lhe confere:  √ďrg√£o de Seguran√ßa P√ļblica Municipal, isto √©,  a   For√ßa P√ļblica Municipal garantidora de seu Poder de Pol√≠cia.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
Quintino Gomes Freire

Latest posts by Quintino Gomes Freire (see all)

Comente