Pergunta aos pré-candidatos: Qual deve ser a prioridade ambiental de um prefeito do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

eu arv rio1 thumb Pergunta aos pré-candidatos: Qual deve ser a prioridade ambiental de um prefeito do Rio de Janeiro Como estamos, basta ver a logo, com vários temas relacionados ao meio ambiente, a pergunta aos pré-candidatos a esta semana não poderia ser outra, que não fosse “Qual deve ser a prioridade ambiental de um prefeito do Rio de Janeiro”. Como sempre Solange Amaral (DEM) e Vinicius Cordeiro (PTdoB) responderam rapidamente a nossa pergunta.

Não tenho dúvida que a questão ambiental deve ser uma das mais importantes destas eleições. Não tem como fugir disso, estas reportagens especiais feitas pelo André Delacerda mostram como a questão está no dia-a-dia. O candidato que não tiver propostas sólidas nesta área tem de ser esquecido!

Quem passa a responder, também, é Marcelo Itagiba, pré-candidato pelo PMDB, mas que infelizmente não respondeu a esta pergunta ainda. Quando tiver respondido poderá ser visto em sua página aqui no Diário do Rio.

E vamos as respostas:

Advertisement

Solange Amaral (DEM)

solange amaral thumb Pergunta aos pré-candidatos: Qual deve ser a prioridade ambiental de um prefeito do Rio de Janeiro O meio-ambiente é um ativo da cidade do Rio de Janeiro. Qual cidade no mundo tem um meio ambiente tão exuberante como o nosso? Temos que cuidá-lo e promovê-lo.

O Rio será cidade carbono zero!! E já caminha pra isso. O Mutirão Reflorestamento, já plantou 5 milhões de mudas nas encostas da nossa cidade, com mão de obra das próprias comunidades. Imagine DUAS vezes a extensão do Brasil – do Oiapoque ao Chuí – essa é a extensão do reflorestamento na nossa cidade. Reflorestamento que ajuda a construir limites de expansão de muitas comunidades.

Na Prefeitura do Rio, vamos:

  • ampliar o uso de materiais ambientalmente corretos na conservação da cidade:
  • asfalto-borracha nos recapeamentos (cada metro quadrado retira DOIS PNEUS velhos da natureza);
  • grelhas e tampões feitos com plásticos de polipropilemo;
  • grades em madeira plástica reciclada (e não de ferro);
  • placas de sinalização feitas de plástico reciclado;
  • usar leads – lâmpadas econômicas – nos sinais da cidade;
  • obrigatoriedade nas licitações de madeiras certificadas;
  • empresas ambientalmente corretas terão prioridade nos fornecimentos à Prefeitura.
  • adaptação da frota municipal a combustíveis não poluentes.
  • incentivo ao uso intensivo da bicicleta.
  • adaptar pouco a pouco todos os prédios municipais para prédios ecologicamente corretos.

Tantas coisas…

Vinicius Cordeiro (PTdoB)

vinicius cordeiro thumb1 Pergunta aos pré-candidatos: Qual deve ser a prioridade ambiental de um prefeito do Rio de Janeiro Na parte de ações, a prioridade ambiental da cidade do rio, sem dúvida, é a continuidade do trabalho de ampliação do tratamento dos esgotos, sobretudo no complexo lacunar de Marapendi, baia de Sepetiba, e ampliar a parceria com o governo federal e estadual, hoje dificultada pelo atual prefeito, para prosseguir o trabalho de despoluição da Baía de Guanabara e da orla da zona sul, como nas praias litorâneas.

Mas é necessário reestruturar a SMAC, dando um papel real ao conselho municipal como órgão regulador e formulador das políticas publicas ambientais, e hoje relegado a um plano secundário, como integrar novamente a pasta de urbanismo, já que são políticas integradas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pergunta aos pré-candidatos: Qual deve ser a prioridade ambiental de um prefeito do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui