Pesquisa para eleição para Governador do Rio de Janeiro em 2010 e o Imbroglio Eleitoral | Diário do Rio

Pesquisa para eleição para Governador do Rio de Janeiro em 2010 e o Imbroglio Eleitoral

31

Na terça-feira foi divulgada a pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), feita com 2006 pessoas em 37 municípios do Rio de Janeiro, incluindo a capital. Foi feita entre os dias 15 e 19 de setembro, para saber akém das intenção de votos para governadorpresidente. A pesquisa foi contratada pelo PMDB, entendam como quiserem.

 

Depois da pesquisa há o texto de Cesar Maia, divulgado hoje em seu ex-blog: Imbróglio Eleitoral no Estado do Rio.

Voto para Governador:

1o Cenário:

Sergio Cabral (PMDB) – 33%

Garotinho (PR) – 21%

Cesar Maia (DEM) – 12%

Lindberg Farias (PT) -10%

 

2o Cenário (Gabeira invez de Cesar Maia)^

Sergio Cabral (PMDB) – 32%

Garotinho (PR) – 21%

Gabeir (PV) – 18%

Lindberg Farias (PT) -8%

 

 

IMBRÓGLIO ELEITORAL NO ESTADO DO RIO!
1. O quadro eleitoral no Estado do Rio caminha para uma eleição em que quem chegar aos 25% dos votos irá para o segundo turno. Cabral, com um noticiário convergente, com comícios periódicos de Lula e todos os recursos que precisa, empacou no entorno dos 30%. Esse, claramente, é seu teto. Quando a pré-campanha esquentar, ano que vem, as demais forças políticas terão espaços crescentes e o quadro deverá afunilar mais. Ou seja, ninguém pode afirmar que esse ou aquele candidato estará no segundo turno.

 

2. Garotinho cresceu em qualquer pesquisa que se faça, estando quase no empate técnico com Cabral no Interior e Baixada Fluminense. Coloca-se como adversário contundente de Cabral. Para isso basta ler seu blog (http://www.blogdogarotinho.com.br/). Diz que tem armas poderosas contra Cabral. O problema é que boa parte dessas armas atingem indistintamente os dois governos do PMDB, o atual e o anterior. Afirma que é candidato a pedido de Dilma, para armar outro palanque, pois o palanque de Cabral seria insuficiente. Bem, se o PR do ministro de transportes o lançou, parece que é verdade.

 

3. Lindbergh cada dia é mais candidato. Usar de forma isolada o número 13 dará ao PT mais deputados que numa campanha de apoio a Cabral, onde o número 15 só favorecerá os deputados do PMDB. Por outro lado, se o recuo dele significar um acordo com Cabral, será ele o candidato ao senado. Benedita não terá legenda. Nesse caso, como votarão -discretamente- os delegados de Benedita na convenção? Lindbergh terá que se desincompatibilizar em abril: é acordo de campanha. Como sempre fez suas campanhas com grande energia e competência, uma vez sendo candidato, em pouco tempo estará sinalizando suas possibilidades de ir a um segundo turno.

 

4. A entrada de Marina Silva terminou servindo de pretexto para um processo com o qual Cabral sonhava. Gabeira vence, e na campanha muito mais, nas pesquisas no Rio-Capital e Niterói, e com isso sua probabilidade de bater os 25% é enorme. Afinal, Denise Frossard foi para o segundo turno com 22% contra um Cabral muito mais forte com 37%. A confusão, ou pretexto, a partir do nome de Marina, tem colocado em suspenso a coligação ampla com PV, PPS, PSDB e DEM. Com isso, a decisão estará sendo deslocada para depois da semana santa. Nada disso ajuda a campanha presidencial do PSDB no Estado do Rio. Afinal, a diferença de Serra para Ciro não é tão grande aqui.

 

5. E ainda há a possibilidade -ou necessidade – de Ciro ter candidato a governador no Rio, onde seu nome é forte, o que ajudaria sua alavancagem. Se for assim, o quadro caminharia para todos os candidatos serem competitivos na faixa dos 20%.

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

31 Comentários

    • Esperamos a volta do 2º melhor governador do Rio de Janeiro “Garotinho”, já que o 1º já está morto “Leonel de Moura Brizola”.

  1. Pingback: Tweets that mention Pesquisa para eleição para Governador do Rio de Janeiro em 2010 e o Imbroglio Eleitoral - Diário do Rio de Janeiro -- Topsy.com

  2. Iara Ma. Peixoto on

    Entre todos estes, principalmente entre o governador fujão, “quer dizer” viajandão do Sérgio Cabral e o lalauzão, “quer dizer” garotão do Garotinho e família, ainda tem o maluquinho factoídeo do Cesar Maia, o cara suja, quer dize ex cara pintada Lindberg, é péssimo na prefeitura de seu município, o que se dizer no governo, tem ainda o eterno candidato “universal” Marcelinho Crivela, aparentemente o mais correto é o Gabeira, mas é muito paradão atualmente.
    Só acho que estão esquecendo do Wagner Montes que tem enorme aceitação nas classes mais pobres e entre os políciais, bombeiros e outros servidores, não se pode despreza-lo

  3. É triste saber que não tem ninguem que preste para votar-mos nesta eleição…

    Cabral,Garotinho e Lindberg???

    Bem… entre os citados, o melhor na minha opinião é Gabeira. Queremos um governador que realmente combata a violência e favelização, além de ajudar na modernização da cidade e melhoria do transporte público, missões centrais para o governador da próxima eleição.

  4. Reflitam:
    Cabral – Garoto Zona-sul, adora Paris, sua maior marca no Governo é acabar com as vans e criar o Projeto Lei Seca (sacanagem, né)

    Gabeira – Nunca administrou nem padaria, sua maior marca como parlamentar foi ter batido boca com Severino

    Lindberg – É o Prefeito mais ausente do estado (quem conhece Nova Iguaçu sabe do que estou falando) Sua maior marca é seu apelido “lindinho”

    Garotinho – Apesar de ter feito um número considerável de obras, sua maior marca é que quando atacado faz beicinho e greve de fome

    Wagner Montes – Apresentador de programa mambeme… (sem mais comentários)

    O Rio ganhou as olimpíadas de 2016, mas em 2010 parece que não existe oura opção além de perdermos sempre.

  5. Meu voto em 2010 é do Paulo Ramos (pelo menos até agora), é o único que não tem o que esconder (pelo menos eu não lembro de ver o nome dele em escandalos), e até onde sei é honesto de verdade. Porem se alguem souber de algo que o desabone para o cargo, por favor poste aqui!
    O garotinho em minha opinião, só tem dois grandes defeitos, é o de ser falastrão e midiático de mais! Mas não se pode nergar que a família garotinho iniciou muitos projetos importantes para o estado do Rio de Janeiro, e que hoje dão muitos frutos em diversas regiões do estado. Além de dar a cara a tapas para defender a econômia do Rio, o que muito me agrada, porem com tudo, usam a política como um jogo de poder, e isso eu não admito! Por tanto, não leva mais meu voto!
    É minha opinião!

  6. vale lembrar ao povo do rio de janeiro que quando o estado era governado pelo governador anterior,de todos os estados da federaçao, o Rio era o 23 a receber verbas federais hoje o Rio é o 2,ou seja este governador de merda que aí estar teria que roubar menos nosso dinheiro e fazer muito mais.

  7. carlos ernesto G. Alves on

    Sérgio Cabral só sabe viajar pra Paris,esquece dos trabalhadores do Rio de Janeiro, e a última dele agora é deixar os brasileiros desempregados. Chefes de familia que agora não teem como trabalhar porque o sr. Sérgio Cabral acabou com o susutento de milhões de topiqueiros do Rio.Eu sou um deles tenho filhos pequenos para criar e ele agora não quer deixar FORA CABRAL AQUI NÃO É MAIS O SEU LUGAR QUEREMOS PRA GOVERNADOR GAROTINHO NA CABEÇA ESSE SIM É DO POVO.

  8. SERGIO CABRAL ACABOU COM OS SONHOS DE MUITAS GENTE, PORQUE TIROU EMPREGO DE VÁRIOS CHEFES DE FAMILIA, E ISSO EM TROCA DE MILHÕES PARA SUA CANDIDATURA, COMO PODE UM HOMEM QUE SE DIZ DO POVO SER COMPRADO PELOS EMPRESÁRIOS,POR CAUSA DE DINHEIRO E EM SUA CANDIDATURA AINDA TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE ELE NÃO IRIA DEIXAR UM TRABALHADOR DESEMPREGADO, POIS É NÃO DEIXOU UM DEIXOU MILHARES. E AGORA DIZ QUE QUER ACABAR COM A BANDIDAGEM, SE ELE MESMO ESTÁ QUERENDO CRIAR VÁRIOS BANDIDOS. SEJA HOMEM DE PALAVRA GOVERNADOR SERGIO CABRAL, NÃO SEJA UM MOLEQUE.VOCE NAO GASTA POBRE….

  9. Esse safado sem vergonha do Cabral disse que quer detona os bandidos,se for assim ele mesmo vai pra cadeia por que ele so pensa nele mesmo egoista hordinário e o povo como fica? Varios desempregados por causa desse cachorro tomara que ele não ganhe dessa vez fora Cabral vai pra bem longe daqui Tá? Toma vergonha na cara ve se desenfeta logo é o melhor que você pode fazer por você,e pelo povo não tenho nem palavras para descrever o que vai ser pra gente, maravilha e apelido.

    FORA HORDINÁRIO SEM VERGONHA FORA CABRAL

  10. Juscelino Alves Xavier on

    Sou de Araripina,interior de Pernambuco. Não tenho religião.Quero Garotinho como governador do Rio.Admiro muito ele.

  11. NÃO É POR NADA NÃO, MAS QUEM SE LEMBRA DAS ELEIÇÕES PASSADAS SABE MUITO BEM DO QUE VOU DIZER.
    GAROTINHO SEMPRE COMEÇOU POR BAIXO EM TODAS AS PESQUISAS ELEITORAIS QUE ANTECEDERAM OS PLEITOS E SE NÃO GANHOU EM 94 FOI POR CAUSA DO ACIDENTE DE CARRO QUE SOFREU, O QUE FEZ COM QUE PARASSE UNS 20 DIAS NA RETA FINAL DA CAMPANHA AO GOVERNO DO ESTADO. NA ÉPOCA ELE ESTAVA EM FRANCA ASCENSÃO E TUDO INDICAVA QUE IRIA BATER O MARCELLO ALLENCAR (COM DOIS “Ls” MESMO).
    HOJE, GAROTINHO AINDA NÃO SE LANÇOU CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO, MAS É O POSSÍVEL CANDIDATO QUE MAIS TEM CRESCIDO NAS PESQUISAS ELEITORAIS. E QUANDO COLOCAR O SEU BLOCO NA RUA VAI SER DIFÍCIL O OMISSO E INCOMPETENTE CABRAL -O PROBO(?)- AGUENTAR POR MUITO TEMPO A SUA ATUAL LIDERANÇA NAS TAIS PESQUISAS.
    CABRAL TEVE TODO O APOIO DO LULLA EM SEU GOVERNO DE INCOMPETÊNCIA E OMISSÕES E QUAL GRANDE REALIZAÇÃO QUE O CABRAL TEM A MOSTRAR AO ELEITORADO DO RIO ? TODAS AS GRANDES E IMENSAS OBRAS HOJE REALIZADAS NO ESTADO FORAM FRUTOS DE INTENSAS NEGOCIAÇÕES DOS DOIS GOVERNOS DOS GAROTINHO.
    PARA CABRAL, MÉDICO É VAGABUNDO, POLÍCIA É PORRA-LOUCA, TOPIQUEIRO É VÂNDALO, PROFESSOR É SACO DE PANCADA DA PM E TRABALHADOR QUE ACORDA ÀS 4 OU 5 HORAS DA MANHÃ PARA PEGAR O TREM COM A SUA MARMITA NA MOCHILA É VAGABUNDO. E COMO ESTE SUJEITO QUER GANHAR UMA ELEIÇÃO ? A CADA DIA SURGEM MAIS VAIAS NOS SEUS ESPORÁDICOS APARECIMENTOS PÚBLICOS. CABRAL, EM SUAS RÁPIDAS PASSAGENS PELO BRASIL NÃO SE INTERESSA EM RESOLVER COM O SEU SECRETARIO DE SEGURANÇA O GRAVE PROBLEMA QUE AFLIGE TODOS OS QUE AQUI MORAM. E NEM PODERIA RESOLVER SE ATÉ EM SUA EQUIPE DE SEGURANÇA PESSOAL TEM CONHECIDOS MILICIANOS (FATO AMPLAMENTE DIVULGADO EM SETEMBRO EM VÁRIOS VEÍCULOS DA GRANDE IMPRENSA).
    COMO JORNALISTA BEM INFORMADO REGISTRO QUE MUITOS DESTE POSSÍVEIS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO QUE HOJE APARECEM NAS PESQUISAS ELEITORAIS TÊM TIDO INÚMEROS CONTATOS PESSOAIS E TELEFÔNICOS COM O EX-GOVERNADOR GAROTINHO.
    AS GRANDES REALIZAÇÕES DOS DOIS GOVERNOS PASSADOS CREDENCIAM O ANTHONY MATEUS GAROTINHO COMO O MAIS PROVÁVEL FUTURO GOVERNADOR DO ESTADO.
    QUEM sobreVIVER ATÉ LÁ VERÁ.

    PEDRO CUNHA
    jornalista, Copacabana, Rio

  12. Todos os candidatos a Governador são pessimos, mas o pior deles todos e esse tal de LINDBERG FARIAS. Em Nova Iguaçu, se for consultado a Impresa local voces saberão quem é esse senhor. Faliu a saude na Cidade e desviou o dinheiro do SUS que é verba carimbada, deveverá deixar uma divida de quase um bilhãos de reais. As obras eleitoreiras estão todas afundando, denuncia de corrupão em seu Governo é uma tonica, Diversas Ações na Justiça denunciado por IMPOBRIDADE ADMINISTRATIVA. O Povo não merece este tipo de gente, e deverá dar o troco nas urnas como deu no caso do desarmamento quando LULA, POLITICOS, IMPRENSA ESCRITA FALADA E TELVISIVA FICARAM A FAVOR DO DESARMAMENTO O QUE FEZ O POVO: FOI LÁ E DEU O TROCO OU SEJA VOTOU CONTRA O DESARMAMENTO. Espero agora que o povo vote contra: DILMA, CABRAL, GAROTINHO, LINFBERG e tantos outros ENGANADORES QUE DIRIGEM NOSSO MUNICIPIO, ESTADO E NAÇÃO. acorde meu povo antesque seja tarde demais.

  13. Essa Pesquisa está furada. Não vejo ninguém dizendo que está gostando do Cabral, que aliás até agora não fez nada, aliás, minto fez: acabou com o cheque cidadão; quer acabar com as Vans, tirando emprego de vários pais de família e ao mesmo tempo tornaremos a ter o monopólio de empresas de ônibus que sempre cobraram cara as passagens e se hoje existe tarifas em promoção em ônibus ar condicionado, em melhores condições e circulando em intervalos menores é justamente por causa das concorrência com as Vans que os empresários de ônibus mehoraram o serviço, que é usuário de ônibus, principalmente em linhas intermunicipais sabem disso. As Upas tem um atendimento mínimo e as filas para um ecocardiograma por exemplo ainda levam meses.
    Bem, acho que essa pesquisa foi feita dentro do prórpio PMDB. FORA CABRAL!!!, GOVERNO INCOMPETENTE!!!, GOVERNO TURISTA!!!

  14. Garotinho é brincadeira , mas como brasileiro não têm memória e nem dignidade fica fácil dele se eleger. Como conseguiu fazer com que sua filha clarissa virasse vereadora, acho bem provável que ganhe pra governador, até por que sua politica se asemelha muito a do atual presidente, a do assistencialismo sem responsabilidade nenhuma, que por sinal têm impressionante indice de aceitação entre o povo brasileiro.

    Como diz o ditado, “cada povo têm o governante que merece”.

    MEDOOOO

    • luiz

      vc acompanha a realidade ? dar dignidade as pessoas mudou de nome virou assistencialismo faz o seguinte pesquisa antes de colocar suas opiniões sem fundamento alias baseadas somente no Jornal Globo; Saiba que este homem trouxe inumeras empresas pro estado do RJ foi com ele que o RJ teve a menor taxa de desemprego do brasil ou seja fez o que todo governante deveria fazer dar trabalho ao POVO em resumo sai da toca e vêm pro mundo real…

      • Rodrigo

        Criar o restaurante e hotel a 1,00 é dar dignidade as pessoas ?? Criar bolsa família ao invés de criar um trabalho sério de controle de natalidade é dar dignidade as pessoas?? Têm diversas pessoas tendo filhos na baixada só pelo dinheiro do bolsa família. Já andou na Central do Brasil ?? Não baseio minhas opiniões em jornais. Concordo quando diz que todo governante deve dar trabalho ao povo, mas não acho que o garotinho e outros nomes que já foram ditos aqui sejam os ideais. Acho que essa família garotinho já sugou o suficiente do carioca. Essa eleição vai mostrar o quanto o povo é trouxa, garotinho brigando pelo governo e cesar maia pelo senado e talvez ambos saiam vencedores. Diferentemente da maioria aqui não sou partidário de ninguém, saio de casa todos os dias 05:30 e pego duas conduções ( bilhete único veio em boa hora ).

        Te convido a passear todo dia pela av. brasil e central pra dar uma olhada no mundo real.

  15. FALA SERIO, QUEM ACREDITA NA INOCENCIA DO ANTECESSOR DO SERGIO CABRAL NO CASO DA SEGURANÇA PUBLICA VOTA NELE DE NOVO, VOTAREI EM QUALQUER NOVIDADE MENOS NOS QUE JA CONHEÇO, POIS SÃO TODOS MENTIROSOS.]

  16. O atual Governador, tem feito grandes obras no interior do Estado e também em outras região, por isso merece nosso voto novamente, é CABRAL.

  17. bem gostaria d3e dizer o seguinte, moro no interior sou vassourense, o melhor governo para o interior sem duvida nenhuma e o garotinho que fez muito pelo interior, seja bem vindo futuro governador, entra na tua casa aq biblia diz que deus ungiu rei um menino de 12 anos com nome de josias e porque nao te fara novamente governador tome posse e e se prepare para esta batalha, nao cuide em ser mestre sabendo porem que sobre vos vira maior juizo, isto e que Deus o julgara por todos os seus atos, governe para o povo com justiça um grande abraço.

  18. Eu votaria no Wagner Montes.
    Ele é meio piradão. Prescisamos de gente assim!
    O Deputado Wagner Montes teria o Apoio do PDT de São Gonçalo, Niterói e de muitos Ex prefeitos da Região dos Lagos.
    O PDT tem que dar uma levantada e parar de ficar apoiando partidos de “M”. O Que deve Pensar Brizolla e Darci Ribeiro.
    Abraços

    Vamos nessa Deputado, Escraaaacha esses vermes….

  19. MEU VOTO VAI PARA GAROTINHO…MAIS DE 10.OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MIL OBRAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO…ESSE FAZ…GAROTINHO NA CABEÇA.

  20. MEU VOTO VAI PARA GAROTINHO…ESSE FAZ…MAIS DE 10.000.0000000000000000000000000 OBRAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO…É GAROTINHO NA CABEÇA.

  21. WALMIR BATISTA on

    COM TUDO QUE ESTA OCORRENDO AINDA SOU MAIS GAROTINHO , ESSE FAZ O ESTADO E O INTERIOR ANDAR PARA FRENTE ,VOLTA REDONDA AGRADECE , ATÉ AS ELEIÇÕES GAROTINHO GOVERNADOR .

  22. MEU VOTO VAI PARA O GAROTINHO,POIS NUNCA SE FEZ TANTO NO GOVERNO DO ESTADO QUANDO ELE ERA GOVERNADOR.JÁ O SERGIO CABRAL ENTROU PARA DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO DE GAROTINHO,MAS A SUA AROGÂNCIA E SEU HORROR A POBRE NÃO DEIXOU!!!SOU GAROTINHO ATÉ MORRER…

  23. na minha opiniao só tem um que merece qué garotinho se contar as obras feitas por esse cara nao vou ter espaço aqui, homem serio evangelico que permite que falem dele mas pede que prove, coisa que nao fazem então estamos juntos e misturados com vc aqui em macae e xico machado tbm pra estadual ….

Leave A Reply