Petrópolis tem Festival de Gastronomia até 20 de Novembro - Diário do Rio de Janeiro

Petrópolis tem Festival de Gastronomia até 20 de Novembro

0

Est√° precisando de uma desculpa para subir a Serra? Ent√£o te dou uma √≥tima, entre 11 e 20 de novembro, Petr√≥polis recebe a¬†17¬™ edi√ß√£o do Petr√≥polis Gourmet. O evento contar√° com 45 restaurantes participantes,¬† com o tema ‚ÄúDe volta √†s origens‚ÄĚ. A ideia apresentada, e logo abra√ßada pelos chefs, foi valorizar os produtos que eram consumidos na regi√£o ainda durante o s√©culo XIX, revisitando pratos que vieram para o Brasil junto com a coloniza√ß√£o europeia.

Desta forma, nas mesas do Petrópolis Gourmet, estarão, lado a lado, os sabores que fizeram a história da região por meio da abertura da Estrada Real e as culinárias portuguesa, alemã e italiana. Para a confecção dos menus, que contarão sempre com entrada, prato principal e sobremesa, não foram listados ingredientes obrigatórios. No entanto, a condição apresentada aos chefs foi que usassem produtos existentes neste período de formação da cidade, como banana, pêssego, mel, frango, caça, suíno, embutidos, feijão, aipim, fubá, verduras e legumes.

As joias da terra

Bohemia Trio de mini hamb√ļrgueres, acompanha batata r√ļstica. E Shot de chopp 838 Pale Ale

V√°rios eventos paralelos acontecem durante os dez dias de festival. Entre eles, o Mercado Gourmet, montado no Shopping Vilarejo, no distrito de Itaipava, que funcionar√° nos finais de semana do Petr√≥polis Gourmet, nos dias 11,12, 18 e 19 de novembro. O espa√ßo, fruto de uma parceria com o Festival Agroserra, contar√° com a comercializa√ß√£o dos produtos da gastronomia local, desde hortali√ßas at√© p√£es, passando por geleias, mel e mat√©rias-primas que sejam a marca da mesa Serrana. A ideia √© valorizar os produtores rurais da regi√£o, os grandes respons√°veis por abastecer todo o Estado do Rio com uma variedade enorme de hortifrutis e produtos org√Ęnicos no geral.

Quem for conferir o festival, ainda poder√° participar das oficinas gastron√īmicas, que tamb√©m ficar√£o concentradas no Shopping Vilarejo. As aulas ser√£o ministradas por chefs estrelados do Rio e de Petr√≥polis, como Danio Braga, Bar√£o Vieira, Ana Salles, Fred Tibau, Monica Sangali, Ricardo Gonzales e Javy Larroquet.

Festa para o paladar e para os ouvidos

Prime rib de porco duroc VPJ com ratatouille, farofa de castanha de caju e molho de maçã

Para completar a agenda do festival, a cereja do bolo: uma homenagem ao compositor erudito italiano Gioachino Rossini (1792-1868), que ser√° tema de uma oficina ministrada pelo chef Danio Braga. Mas o que o autor do cl√°ssico ‚ÄúBarbeiro de Sevilha‚ÄĚ teria a ver com um festival de sabores? √Č que, al√©m de g√™nio da m√ļsica, Rossini, um grande apreciador das trufas, se dedicou √† gastronomia durante boa parte da sua vida. Ele criou pratos cultuados at√© hoje e, ao mesmo tempo, seu nome batizou menus de grandes chefs da √©poca, dos quais ficou amigo. Essa iniciativa surgiu de uma parceria do Petr√≥polis Gourmet com o Instituto Municipal de Cultura.

O Petr√≥polis Gourmet tamb√©m contar√° com uma proposta social dentro de sua programa√ß√£o. Grande parte dos 44 restaurantes participantes do evento aderiu ao projeto ‚ÄúCard√°pio Social‚ÄĚ, que consiste na doa√ß√£o, por parte do consumidor, de R$ 2 sobre o pre√ßo do menu, que ser√£o destinados para institui√ß√Ķes da cidade. A iniciativa √© fruto de uma parceria com o Instituto da Crian√ßa.

 Serviço:
XVII Petr√≥polis Gourmet ‚ÄúDe volta √†s origens‚ÄĚ
11 a 20 de novembro de 2017
Mais informa√ß√Ķes: www.petropolisgourmet.com.br

Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente