Pezão, não precisamos de usina de dessanalização, só competência na CEDAE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

CEDAE

O Brasil está passando por aquela máxima liberal, “Se o governo ficar responsável pelo Saara é capaz de faltar areia”, e nosso país, que tem uma das maiores reservas de água potável do mundo está passando exatamente por isso, falta água! E agora vem governo, mídia, e cambada dizer que precisamos racionar água, como se a culpa fosse do consumidor, ou a última de Pezão, dessanalizar a água do mar, como se isso fosse uma obra rápida.

Hoje, domingo, 1 de fevereiro, o blogueiro Carlos Cardoso, um dos meus prediletos, em que conta a seguinte história em seu post sobre o desperdício de água:

Você tem 10 irmãos. Todos contribuem com o pouco que seja. Sua mãe pega o dinheiro, volta com dois frangos. Joga um fora, coloca o outro na mesa e diz: “Tem que dar pra todo mundo, economizem”.

Advertisement

Você e seus irmãos acham justo e correto e disputam quem come menos. Mais ainda: Vocês vigiam uns aos outros e ameaçam os irmãos que comem mais do que deveriam.

Sua mãe aplaude os esforços, pede dinheiro para comprar mais dois frangos pro dia seguinte, e repete o processo.

E é exatamente o que acontece no Rio de Janeiro, o desperdício entre a represa e a água chegar em nossa casa é de 54%, CINQUENTA E QUATRO! A água é perdida em vazamentos, problemas de medição e ligação clandestina. Veja bem você que está falando que vai gastar menos água no banho, de tudo que você usa, este exemplo de competência que é a CEDAE, deixa mais que a metade da água captada ir, bem, por água abaixo.

O aceitável é 25%, o melhor exemplo é Niterói, lá o desperdício é de apenas 16%. Lá não é a CEDAE a responsável, é a Águas de Niterói.

O problema é que aqui em nosso país falar de privatizar é quase uma blasfêmia. Como disse Cardoso,

Imagine qualquer empresa do UNIVERSO que jogasse fora metade de sua produção. Por isso esses incompetentes conseguem ser monopolistas deficitários. Nem a Petrobrás conseguiu dar prejuízo, e em condições piores.

Tem VINTE E DOIS ANOS que esses incompetentes não constroem novos reservatórios (fonte), 50% da água captada e tratada vai pra vala (literalmente) por causa de falhas na tubulação DELES, que preferem torrar o dinheiro sei lá com o quê mas não fazendo manutenção, e agora EU tenho que salvar o planeta?

Quer a solução governador? Vamos privatizar a CEDAE, tenho certeza que se pesasse no bolso das concessionárias e de seus investidores não estaríamos com esta crise hidríca, que com os adminisntradores que temos, cuja solução é rezar por chuva, logo vamos ter areia saindo de nossas bicas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pezão, não precisamos de usina de dessanalização, só competência na CEDAE
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui