Piada de mau gosto na ALERJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Liberdade de Expressão

Que muitas leis propostas por nossos legisladores são de péssima qualidade nós já sabemos. Mas algumas vão além. O projeto de lei 540/2015 do deputado estadual Fábio Silva (PMDB) quer proibir “a satirização, ridicularização e /ou toda e qualquer outra forma de menosprezar ou vilipendiar dogmas e crenças de toda e qualquer religião.”

A lei diz o seguinte:

Art. 1°. Fica proibido em todo território do Estado do Rio de Janeiro, durante manifestações públicas, sociais, culturais e/ou de gênero, a satirização, ridicularização e /ou toda e qualquer outra forma de menosprezar ou vilipendiar dogmas e crenças de toda e qualquer religião.
Parágrafo Único – Para efeito do disposto no caput deste artigo entendesse como ofensa à crença alheia, além das já definidas em lei, as seguintes condutas:
I – encenações perjorativas, teatrais ou não, que mencionem ou façam menção a atributo e/ou objeto ligado a qualquer religião;
II – distribuição de toda e qualquer forma impresa com imagens ou “charges” que visem ridicularizar, satirizar ou menosprezar a crença alheia;
III – vincular religião ou crença alheia a imagens e/ou toda e qualquer outra forma de cunho erótico;
IV – utilização de todo e qualquer objeto vinculado a qualquer religião ou crença de forma desrespeitosa ao dogma desta;

Advertisement

Primeiro ponto: Sim, “perjorativas” e “impresa” estão escritos assim mesmo na proposta de lei. E não são os únicos erros ortográficos.

Como a redação é ampla o bastante fica de fato proibido fazer qualquer tipo de alusão a uma crença religiosa que possa ser interpretada por qualquer religião como ofensiva. Piada, nem pensar. Uma crítica da abertura a uma multa, que pode chegar a 270 mil reais. Será que comer bacon pode ser interpretado como uma ofensa aos Adventistas e Judeus? Carnaval com fantasia de padre, Jesus, Buda. Esquece.

O mais impressionante não é o absurdo que vimos até agora, mas sim o segundo artigo da lei:

Art 2° – Esta Lei não proíbe ou cerceia, dentre dos limites legais, a livre manifestação de opinião ou pensamento.

Engraçado, porque me parece que é impossível que o primeiro artigo faça sentido com o segundo, uma vez que impedir que eu satirize uma crença religiosa de maneira pública é justamente cercear a minha liberdade de expressão.

A ideia que esse tipo de lei irá prevenir crimes de intolerância religiosa e promover a tolerância é para lá de idiota. A justificativa de lei classifica os ataques que ocorreram em Paris contra o jornal Charlie Hebdo como forma de PROTESTO contra a publicação por este jornal ter publicado caricaturas do profeta Maomé (“os irmãos Saïd e Chérif Kouachi , vestidos de preto e armados com fuzis AK-47, motivados como forma de protesto contra a edição Charia Hebdo”). Classificar um ataque terrorista que deixou 12 mortos como forma de protesto? Sério deputado?

A lei, como tantas outras, tem um cheiro podre de inconstitucionalidade que é característica de políticos demagogos e populistas que tem como objetivo apenas aparecer nos jornais e “fidelizar” (ou melhor, doutrinar) o seu curral eleitoral. E posso dizer isso porque a constituição garante a todos o direito de livre expressão. Assim como a lei garante a liberdade de qualquer um seguir a religião que quiser, ela garante a todos o poder se se expressar.

Se estamos vendo manifestações de intolerância religiosa isso não é fruto da livre expressão de quem é contra esta ou aquela religião, e sim da falta de educação e promoção da tolerância que impregnem em toda a população a consciência de que acima das suas próprias crenças deve estar o respeito. O deputado quer tratar um problema tentando esconder um dos seus sintomas. Isso sim é uma piada de mau gosto que deveria ser punida pela sociedade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Piada de mau gosto na ALERJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui