Pólo Cultural do Centro do Rio | Diário do Rio

Pólo Cultural do Centro do Rio

4

Praça Tiradentes por Cerdsp A Veja Rio desta semana traz duas grandes matérias com o enfoque diferente do Centro do Rio, a primeira é sobre alguns restaurantes do Centro, mas vamos deixar estas para o Bistrô Carioca ou o Comer Bem. A segunda é sobre o Pólo Cultural do Centro do Rio, que mostra a continuidade da revitalização do Centro, repetindo o que aconteceu com a Lapa e com a rua do Lavradio, a Lapa chegou ao ponto de ter visto unidades de um novo condomínio no bairro ser vendido rapidamente.

O Pólo Cultural fica na área da Praça Tiradentes, ou seja, próximo a Rua do Lavradio. É esperado que a área mostre mais sinais de revitalização com o passar do tempo, como disse a Subprefeita do Centro Histórico, Maria de Lourdes,  "Programa de revitalização é como projeto de reflorestamento. As árvores e os frutos demoram um pouco a aparecer".

O endereço das Galerias de Arte, de acordo com a Veja Rio, são estes:

A Gentil Carioca. Rua Gonçalves Lêdo, 17, sobrado, Centro,  2222-1651. Terça a sexta, 12h/19h; sábado, 12h/17h.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes,  2232-4213. Terça a sexta, 11h/18h; sábado e domingo, 11h/17h.

Durex Arte Contemporânea. Praça Tiradentes, 85, sobrado, Centro,  2508-6098. Segunda a sexta, 12h/18h; sábado, mediante agendamento.

Largo das Artes. Rua Luís de Camões, 2, Largo de São Francisco, Centro, 2224-2985. Terça a sexta, 12h/18h; sábado, 12h

Se este processo de revitalização continuar desta forma em poucos anos aquela área vai ter os imóveis valendo uma fortuna!

Continue lendo na Veja Rio.

Foto retirada do Flickr de Cerdsp.

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

4 Comentários

  1. Não adianta falar mal, o revitalização do Rio de Janeiro é um fato incontestável. Só falta agora a grande mídia dar uma mão e parar de criticar por criticar, ou o que é pior criticar com objetivos meramente políticos. As notícias de investimentos públicos e privados na cidade e no estado não param de ocorrer. Viva o Rio de Janeiro. Com todos os problemas que passamos não podemos parar de ter orgulho da nossa condição de CARIOCAS.

  2. A Revitalização do Centro é uma realidade, inúmeras cadeias hoteleiras estão abrindo novos hoteis no centro, revitalizando prédios que antes estavam abandonados.

    Com a revitalização, a cidade voltar a ter a sua área central mais valorizada, essa é um tendencia em todo mundo revitalizar o centro e as zonas portuárias.

  3. muito importante isso,o rio de janeiro esta compovando q e realmente o centro cultural do pais ,viva o rio de janeiro,mas enquanto isso aquela emissora lider de audiencia so fala q tudo e em sao paulo,lamentavel…

  4. Cirilo Paulino on

    Sou um paulista de alma carioca. Da’-me nostalgia quando vejo as paisagens de edificios historicos do Centro, da baia de Guanabara e zona Sul. Vi um conjugado barato na Republia com vaga de garagem p/ R$45 mil! Mas os proprios cariocas me dizem que a regiao e’ perigosa, “besteira, compra na zona Sul,” onde os aptos sao carissimos e velhos. Revitalizacao realmente demora muito e tenho poucas esperancas em melhorias em cidades brasileiras. Cahi no conto de uma corretora em SP e comprei apto ao lado do metro Republica que nem se vende e nem se aluga pq a area e’ infestada de “noias” (pivetes) e sujeira. Mas algo me diz q vale a pena ter algo ali p/ causa da facilidade de onibus a aeroporto e proximidade de centros financeiros antigos e atuais. Ha’ muita historia no RJ e os predios sao elegantes e da’ um certo orgulho do cuidado em construir parques e monumentos na antiga capital da Republica. E se mais ONGs fossem criadas p/ a preservacao dessa beleza?

Leave A Reply