Pra quem estuda Cerveja o dever de casa é no bar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Estudando cerveja Pra quem estuda Cerveja o dever de casa é no bar

Estudar cerveja, vai muito além de balcões, copos e festivais.
Claro que tudo isso faz parte do aprendizado para profissionais do mercado cervejeiro, mas quando se fala em estudar cerveja a galera pega firme e são vários cursos, desde produção caseira a industriais, cursos de introdução ao mundo cervejeiro e também alguns mais aprofundados como oss para sommelier e mestre.
O curso de marketing cervejeiro também vem forte como uma ferramenta para ampliar e atender o crescimento cervejeiro no Rio.

Selecionamos alguns cursos que ainda vão acontecer e outros que já estão rolando, mas é legal para você que ainda não conhece buscar mais informações.
Talvez você tenha se apaixonado por esse mundão de cervejas mais que especiais, sendo assim é fato que além de beber você deve ter curiosidade sobre os processos de fabricação, copos, harmonizações e como é feita a cerveja.
Apesar de ter muita informação por ai, cursos específicos na grande maioria tem chancelas internacionais e com certeza vão te capacitar para ser um profissional do meio.

Sabendo que nos cursos os alunos passam por avaliações desde prova escrita, serviços e degustações, não vale tirar nota ruim, rs.

Advertisement

CAPA 1 Pra quem estuda Cerveja o dever de casa é no bar

Na foto acima temos o Sommelier de Cervejas Gil Lebre que em 2015 foi campeão do campeonato de
sommelier, hoje Gil toca seu blog e loja de cerveja que tem o mesmo nome A Perua da Cerveja.
Essa pauta é colaborativa com a amiga Lívia Bravin e que agradeço muito pela ajuda.

Confira na nossa lista alguns desses cursos:

Sommelier de Cerveja 05/08 – Science of Beer

Habilitar o aluno a atuar como sommelier, exercendo a profissão de forma ética, atuando na comercialização e orientação de cervejas.
O curso aborda vários aspectos como a degustação orientada, harmonização de cerveja e alimento, serviço de bebidas e noções sobre bebidas alcoólicas em geral.
1º Final de semana – 05 e 06 de agosto de 2017
2º Final de semana – 02 e 03 de setembro de 2017
3º Final de semana – 21 2 22 de outubro de 2017
4º Final de semana – 18 e 19 de novembro de 2017

Science of Beer Styles

Curso para aprofundamento de conhecimento sobre Estilos de Cerveja e Escolas Cervejeiras.
1º Final de semana – 12 e 13 de agosto de 2017
2º Final de semana – 23 e 24 de setembro de 2017
3º Final de semana – 11 e 12 de novembro de 2017

Gestão, análise e avaliação sensorial – (Science of Beer)

O Curso de Gestão Sensorial em Cervejas desenvolve o aprimoramento do olfato e do paladar para aqueles que desejam conhecer, de maneira mais detalhada e profunda, os elementos que alteram a produção, o desenvolvimento e os aromas nas cervejas.
O treinamento deixa o participante apto a distinguir os sabores e aromas que são característicos de cada estilo de cerveja, o que pode indicar se a mesma tem falhas.
O Curso fornece uma introdução aos defeitos comuns de fabricação de cerveja, bem como informações para identificá-los e sobretudo evitá-los.
ATENÇÃO (no site mostra uma data e no Facebook outra) 28 e 29/10 ou 25 e 26/11

Gestão, análise e Avaliação sensorial de Cerveja – 25 e 26/11 (Instituto da Cerveja Brasil)

Sommelier de Cervejas (Instituto da Cerveja Brasil)

FDS 1 – Agosto – 19 e 20
FDS 2 – Setembro – 16 e 17
FDS 3 – Outubro – 21 e 22
FDS 4 – Novembro – 11 e 12
FDS 5 – Dezembro – 1*, 2 e 3
* A aula do dia 1º de dezembro será em uma sexta-feira à noite – jantar harmonizado.

 Avançado de Lúpulo – Hops Academy – Barth Haas (ICB – Petrópolis)

Workshop Avançado de Lúpulo – ministrado pelo especialista e Prof. Tim Kostelechy do grupo Barth Haas.
Um verdadeiro mergulho no universo do lúpulo, suas característica, com foco em técnica avançadas de utilização e dry-hopping.
11 de novembro

Marketing Cervejeiro

O curso aborda desde conceitos básicos sobre cerveja artesanal, harmonização e mercado cervejeiro, até conceitos e cases de marketing, publicidade, administração e marketing digital aplicados ao universo da cerveja, com exercícios práticos e atividades complementares.
Ideal para empreendedores do ramo cervejeiro e profissionais das áreas de comunicação e estratégia que queiram trabalhar com cervejas especiais.

A ementa é dividida em 9 módulos:
1. O universo das cervejas artesanais; 2. Mercado Cervejeiro; 3. Introdução ao Marketing; 4. Inovação em Negócios Cervejeiros; 5. Administração de Negócios Gastronômicos; 6. Publicidade; 7. Marketing Digital; 8. Organização de eventos; 9. Lançamento no Mercado. Carga Horária: 45 horas.
21 a 31 de agosto
marketingcervejeiro.com.br/cursos

erica barbosa marketing cervejeiro curso Pra quem estuda Cerveja o dever de casa é no bar

Marketing Cervejeiro abre novas turmas do curso de comunicação e estratégia para negócios cervejeiros

Após o sucesso da 1ª edição do curso de Marketing de Cerveja, desenvolvido pelo estúdio Marketing Cervejeiro, estão abertas as inscrições para novas turmas.

A primeira turma aconteceu no Rio de Janeiro no período da noite e agora a cidade ganhou sua 2ª edição, de 21 a 31 de agosto, com horário diurno, para viabilizar aos que trabalham em bares e pubs.
Em Porto Alegre, o curso acontece entre 31 de julho e 5 de agosto, na Escola da Cerveja.
E em Ribeirão Preto será de 6 a 11 de novembro, durante a semana do evento IPA Day Brasil.

O curso aborda desde conceitos básicos sobre cerveja artesanal, harmonização e mercado cervejeiro, até conceitos e cases de marketing, publicidade, administração e marketing digital aplicados ao universo da cerveja, com exercícios práticos e atividades complementares.

O Marketing Cervejeiro é primeiro estúdio de Propaganda e Marketing especializado em cerveja do Rio de Janeiro.
O objetivo da startup é contribuir para a profissionalização do mercado cervejeiro brasileiro.
“Cada vez mais pessoas se formam como homebrewer ou sommelier, começam a produzir e vender cerveja ou oferecer serviços de consultoria, mas muitos deixam a desejar em seu posicionamento estratégico e comunicação, muitas vezes por falta de um profissional qualificado para auxiliar”, explica Érica Barbosa, fundadora do projeto.

Érica é formada em Marketing e pós-graduada em Marketing Digital pela ESPM, com formação executiva em Gestão
Estratégica da Inovação pela FGV e Programa de Desenvolvimento do Harvard Business Review.
Apaixonada por cerveja, se formou na 1ª turma de Sommelier de Cervejas pela Escola Superior de Cerveja e Malte – Blumenau, certificada pela Doemens Akademie.
Conta ainda com cursos de Harmonização, Produção Caseira, Análise Sensorial, Negócios Cervejeiros e Bartender.
Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas especiais do Rio e hoje é Gestora de Conteúdo do e-commerce The Beer Planet e proprietária do estúdio, onde realiza consultoria e coordena o curso de Marketing de Cerveja.

As aulas são ministradas por ela e três professores convidados em cada turma, que são os principais profissionais de comunicação e estratégia especializados em cerveja do Brasil: Amanda Henriques, Bento Ferreira, Bia Amorim, Edson Carvalho, José Padilha, Pedro Paranhos e Rafa Moschetta.
Juntos, estão capacitados a orientar os empreendedores do mercado cervejeiro, e também os profissionais de propaganda e marketing que queiram trabalhar com cervejas artesanais.
Conheça suas formações e experiências:

Rafa Moschetta – Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Marketing pela ESPM e Sommelier de Cerveja certificado pela Doemens.
Ingressou no mercado cervejeiro em 2011, quando atuou como Gestor de Marketing da Cervejaria Colorado por cerca de 3 anos.
Hoje é proprietário da cervejaria Weird Barrel Brewing Co. e da Academia de Ideias Cervejeiras, estúdio de consultoria para cervejarias a qual promove os eventos IPA Day em Ribeirão Preto e A Pint With The Queen, em São Paulo.
Participação: disciplinas de Organização de Eventos e Concursos Cervejeiros na turma de Ribeirão Preto.

Amanda Henriques – Editora do blog Maria Cevada, um dos principais portais cervejeiros do Brasil.
É jornalista pela UFF com MBA em Marketing pela FGV e especialização em Marketing Digital pela ESPM, além de sommelière pelo Instituto da Cerveja do Brasil.
Acumula a experiência de 9 anos em comunicação na Globosat, sendo hoje responsável pela área digital dos Canais Adultos.
Em paralelo, produz conteúdo cervejeiro desde 2013 através do seu blog, mídias sociais e YouTube.
Participação: disciplinas de Marketing Digital (Blogs, Influenciadores, YouTube Marketing e Otimização para o Google) na turma de Ribeirão Preto.

Edson Carvalho – Editor do blog Viajante Cervejeiro, formado em Publicidade, pós-graduado em Marketing na Espanha e Sommelier de Cervejas pela ABS.
Foi Gestor de Marketing na franquia Mestre-Cervejeiro.com de 2012 a 2014, quando iniciou sua viagem cervejeira.
Durante sua saga pelo Brasil, pôde acompanhar na prática as ações que cervejarias e bares desenvolvem para atrair seus públicos.
Hoje está escrevendo um livro sobre sua viagem cervejeira e é curador do clube Beer Flakes.
Participação: disciplinas de Publicidade e Organização de Eventos na turma de Porto Alegre.

Pedro Paranhos (será substituído)- Formado em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, homebrewer, juiz de concursos e finalista do III Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cerveja.
Fez intercâmbio de um ano na Alemanha e desenvolveu projetos de design gráfico e marketing para cervejarias.
Desde 2014 atua como Gestor de Comunicação da rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com, onde junto ao Daniel Wolff, desenvolve a marca desde o início da operação de franquia.
Participação: disciplinas de Branding e Abertura de Negócios Cervejeiros nas turmas de Porto Alegre e Rio de Janeiro.

José Padilha – Um dos pioneiros do mercado cervejeiro carioca, é Sommelier de Cerveja formado pela 1ª turma da Doemens Akademie no Brasil e publicitário pela PUC, com 30 anos de experiência em propaganda.
Hoje é sócio-diretor do The Beer Planet, consultor dos supermercados Zona Sul e da distribuidora Premium Brands, professor de Harmonização da Escola Superior de Cerveja e Malte, jurado internacional de cervejas e colunista da Revista Gula e da Rádio Band News.
Participação: disciplinas de Introdução ao Universo da Cerveja, Publicidade e Concursos Cervejeiros na turma do Rio de Janeiro.

Bia Amorim – Sommelière de Cervejas certificada pela Doemens e formada em Hotelaria, com pós em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação.
Trabalha na área gastronômica desde 2001, e atuou como Gestora de Marketing da Cervejaria Colorado.
Possui experiência como professora em faculdade de Gastronomia e pelo Science of Beer, e hoje é fundadora da revista Farofa Magazine e da agência Por Obséquio.
Também atua como guia etílica, palestrante e colunista da Mixology News e Papo de Homem.
Participação: disciplina de Administração de Negócios Gastronômicos na turma de Ribeirão Preto.

Bento Ferreira – Publicitário, especialista em Marketing Digital, Homebrewer e Sommelier pelo Instituto da Cerveja e Academia Barbante, certificado pela Doemens Akademie.
Trabalha com comunicação social há mais de 10 anos, sendo os 5 últimos com foco em criação de rótulos para cervejas artesanais.
Hoje é sócio proprietário da Agência Alvo e professor na Escola da Cerveja, ambos em Porto Alegre – RS, além de palestrante e colunista da Revista Beer Art.
Participação: disciplina de Criação de Rótulos de Cerveja nas turmas de Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro – RJ
Período: 21 a 31 de agosto (8 dias)
Horário: 2ª a 5ª das 9h às 16h (dia 31 das 9h às 12h) – carga horária: 45 horas
Local: CDPV Centro de Eventos (Av. Rio Branco, 81 / 7º andar – Centro)

Bora estudar galera!!!!! Até a próxima.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pra quem estuda Cerveja o dever de casa é no bar
Flávio Lima é produtor de destilados, cervejeiro caseiro, Beer Sommelier, Bartender especialista em GIN, jurado gastronômico e administra o Instagram Bares cariocas. Triatleta de garfo, faca e copo com mais de 1000 bares visitados, tem um imenso amor pela boemia carioca do Pé sujo até a alta coqueteleira. É usuário de doses nada homeopáticas do líquido sagrado, segue de bar em bar evoluindo e compartilhando a cultura de boteco.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui