Praça Mauá recebe exposição sobre a língua portuguesa no feriadão

Que tal aprender mais sobre a última flor do Lácio? É a  exposição interativa sobre rodas “A Energia da Língua Portuguesa” no Rio de Janeiro de 07 a 10 de setembro. Trata-se de uma mostra que contará com diversas atividades relacionadas ao nosso idioma. A exposição gratuita estará aberta ao público das 10h00 às 19h00 na Praça Mauá.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

O Caminhão da Língua Portuguesa saiu do Parque Ibirapuera, na capital paulista, e ficou estacionado na 15ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty em julho. Logo após, passou por Cachoeiro de Itapemirim (10 a 13 de agosto), Vitória (17 a 20 de agosto) e Linhares (24 a 27 de agosto), reunindo mais de 6800 pessoas. Agora chega ao Rio de Janeiro na Praça Mauá.

Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a exposição terá ao todo 300 metros quadrados e permitirá que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

“O projeto realizado pela EDP Brasil (empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização, transmissão e soluções em energia) fará com que os visitantes mergulhem na cultura e na arte dos países que falam o idioma português, com destaque para o intercâmbio entre Brasil e Portugal”, destaca Luís Carlos Gouveia, diretor de transformação organizacional da EDP e diretor do Instituto EDP. Por fim, a EDP convida os participantes da ação a doarem livros, que serão entregues a instituições.

Atrações:

O espaço interno do Projeto itinerante conta com várias atividades divertidas e interativas com a língua portuguesa:

‘Manifesto’: Na entrada, ficará exposto na parede como um tapete e revelará todas as ações que acontecerão no caminhão.

‘A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá: Os visitantes conhecerão as dez nações que falam a língua portuguesa por meio da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países poderão ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.

‘Linha do tempo Brasil X Portugal’: Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.

´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

‘Uma Língua Cheia de Energia e História’: Mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.

‘Letra por Letra’: O visitante terá que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.

‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’: Do Museu da Língua Portuguesa, para o Rio de Janeiro, do Rio de Janeiro para o Museu. Um painel instalado dentro do caminhão trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

‘Recite seu Poema’: Para sair do caminhão, teremos captação dos convidados recitando um poema. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.

Área externa: As atividades da área externa promoverão cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras. À noite, o painel de LED se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos os clássicos inspirados na literatura brasileira ‘Palavra Encantada’ e ‘Língua: Vidas em Português’. O painel ainda reproduzirá informações sobre o percurso da exposição com um infográfico, com o número de pessoas que já passaram pelo projeto itinerante e as cidades percorridas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Quintino Gomes Freire8810 Posts

<p>Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.</p>

Comente

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password