Prédios Mais Altos do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Predios Mais Altos do Rio de JaneiroÉ a terceira vez que volto com este assunto no Diário do Rio mas é um tema que sempre o pessoal procura ou pergunta. O texto é feito a partir deste do Flavio Sereno de 2009. Então, para quem não sabe o prédio mais alto do Rio de Janeiro é a Torre do Rio Sul, junto ao Túnel Novo. Tem 164 metros, tornando a torre a 3ª colocada nesse ranking, no Brasil (em 2012 cairá para o 4o lugar com a inauguração do Vila Serena Residence em SC).  Os dois mais altos no país são os edifícios Mirante do Vale (170m) e Itália (168m), na capital paulista.

O 2o lugar no Rio é o edifício sede do Banco do Brasil, o Lelio Gama, 105, O prédio tem 160 metros de altura. O 3o é o Edifício Cândido Mendes, na Rua da Assembleia 10, com 154 metros.  É o 10º mais alto do Brasil.  Em 4o temos temos o Edifício Santos-Dumont, na Rua Santa Luzia esquina de Avenida Calógeras, aquele prédio de conformação circular, perto do Palácio Gustavo Capanema, o antigo Ministério da Educação, no Castelo.  Tem 141 metros.

Torre do Rio Sul por Ana Luzia OliveiraFazem parte desse seleto grupo de gigantes da construção civil, nas terras cariocas, os prédios I e II  da Ventura Corporate Tower, na Avenida Chile, em frente à Catedral, com 140 metros, além de outros como o Edifício Big (Rio Branco com Buenos Aires), o Avenida Central (Rio Branco 156), a sede da Caixa Econômica Federal (Almirante Barroso com Rio Branco) e o Conde Pereira Carneiro (Rio Branco, entre Ouvidor e Rua Sete de Setembro – ex-sede do Jornal do Brasil).

Advertisement

A dificuldade de se fazer uma relação dessas, e a razão de ter algumas discussões sobre qual é o maior prédio, é o critério de medição.  Onde se começa a medir?  Na calçada em frente à portaria do endereço oficial?  Mas se houver um desnível no lote?  E como definir o ponto mais alto?  No telhado?  Ou no topo da antena de TV, caso exista?  Talvez consultar o projeto original, esperando que a execução tenha respeitado esses parâmetros.  São perguntas que os técnicos podem melhor responder.

 

Foto: Torre do Rio Sul por Ana Luzia Oliveira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédios Mais Altos do Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prédios Mais Altos do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui