Prefeitura do Rio tem 64 cargos de 1º escalão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Eduardo Paes

Mané crise, falta de dinheiro dos royalties? Economizar para que? O ISS, ITBI, IPTU, o dinheiro das multas e o cacete a quatro (como diria a mamãe) taí para pagar a conta do Eduardo Paes (PMDB) e, claro, da eleição de 2016. De acordo com O Globo, a Prefeitura do Rio tem 64 SESSENTA E QUATRO cargos de 1º escalão, para uma comparação, o tão criticado (com razão) governo Dilma tem 39 ministério.

Para ver como para Paes não há problema de dinheiro, só esta semana foram criados três novos cargos. Uma super-secretaria para seu companheiro de armas, e pré-candidato a prefeito do Rio em 2016, Pedro Paulo (PMDB), será o Secretario Executivo de Coordenação de Governo. A bem da verdade não é uma nova secretaria, apenas mudou o nome da então Secretaria de Governo e a fortaleceu, a ideia da secretaria é apenas para que Pedro Paulo ganhe estatura para se candidatar a Prefeito, bem longe do interesse público. Com a nova secretaria ele fica responsável em analisar e avaliar os programas e projetos estratégicos governamentais e garantir a sua implementação e a integração dos diversos órgãos e entidades do município.

Também foi criada a secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, para acomodar o petista Pierre Alex Domiciano Batista, que era Secretário de Habitação. Para que, né?

Advertisement

Ah, claro, foi criada mais uma Subprefeitura, a Subprefeitura da Zona Norte 2, só para que pudesse entrar o enteado do governador Pezão (PMDB), Roberto Horta Jardim Salles (PMDB). Diz Paes que não teve envolvimento de Pezão na escolha, muita coincidência, né? A nova subprefeitura abrangerá bairros que anteriormente pertenciam a subprefeitura da Ilha e da Zona Norte.

Com essas nomeações a Prefeitura do Rio passa a ter 28 secretários, 36 presidentes de fundações, empresas públicas, subprefeituras e institutos. Quando assumiu Paes extinguiu algumas subprefeituras e secretarias, dizendo que era para enxugar os gastos, mas com o passar do tempo, acabou criando pelo menos 15 secretarias e autarquias, segundo levantamento feito pelo O Globo. Veja a estatística  do jornal:

Hoje a prefeitura tem um cargo de comando para cada 98,4 mil habitantes da cidade (considerando-se a população de 6,3 milhões). A prefeitura de São Paulo tem mais órgãos que a carioca, mas, na divisão por cargos, cobre proporcionalmente 61,9% mais de habitantes que o Rio. Ao todo, em São Paulo, são 74 órgãos para cada 159,4 mil habitantes (numa população de 11,8 milhões).

É brincadeira…

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio tem 64 cargos de 1º escalão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui