Programação de Verão para o Museu de Arte do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Museu de Arte do Rio

Neste verão o MAR, Museu do Arte do Rio, será cenário de festas, shows e atividades especiais culturais e educativas para todas as idades. São seis exposições em cartaz – três delas estreando entre dezembro e janeiro –, o museu vai oferecer atividades especiais para todos os públicos e virar cenário para festas e muita música.

O MAR já começou este mês de novembro estendendo seu horário de funcionamento em duas horas nas terças-feiras, até as 19h. Nesses dias, o fim da tarde será dedicado ao Conheça o MAR, com visitas panorâmicas destinadas ao público interessado em conhecer a história do museu e de seus arredores.

Entre novembro e janeiro, duas sextas por mês recebem o MAR de Música, com shows e festas gratuitas em parceria com o Circo Voador. Estão confirmadas atrações como os DJ MAM e Dolores, o coletivo Vinil É Arte, os músicos Leandro Joaquim, Geraldo Júnior e Rafael Rocha, o bloco Escravos da Mauá, a festa Disritmia e os projetos Samba de Saúde (com artistas da região portuária) e Velhos Malandros (que resgata a história do samba).

Advertisement

Outras atividades de verão incluem o Pergunte à Caixa, com visitas mediadas aos sábados, e, aos domingos, as tradicionais Conversas de Galeria e ações educativas especiais. Domingo também é dia do programa De Carteirinha, em que os moradores da região (Saúde, Santo Cristo e Gamboa) podem explorar as diferentes temáticas nas exposições do MAR por meio de passeios exclusivos pelo museu.

Já as Férias do MAR duram todo o mês de janeiro. De terça a domingo há as iniciativas Estação (que combina arte e coletividade), É de Papel. De Qualquer Forma, De Quem É? e Jogos de Palavras.

Tudo isso pode ser somado a visitas a seis exposições. Guignard e Oriente, entre o Rio e Minas, que repensa a obra de um dos grandes nomes do Modernismo brasileiro, abre ao público em 11 de novembro, enquanto a partir de 16 de dezembro estarão à disposição obras do Museu do Homem do Nordeste. E em 27 de janeiro estreiam Zona de Poesia Árida, apresentando a coleção do MAR dedicada aos coletivos de arte de São Paulo, e Paisagens Não Vistas, com trabalhos do artista Marcos Chaves dedicados ao Rio de Janeiro. Elas vêm se somar a “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.” Arte e Sociedade no Brasil 2 (até 11 de janeiro) e Do Valongo à Favela: Imaginário e Periferia (até 1 de fevereiro).

 

EXPOSIÇÕES

Do Valongo à Favela: Imaginário e Periferia

27/5/2014 > 8/2/2015

A exposição examina a formação do imaginário cultural da periferia na área da Gamboa e da Saúde, por meio de sua presença na arte. A mostra cria um percurso desde as imagens antigas do lugar, onde se localizou o maior porto de escravos das Américas, até a elaboração da favela como questão de interesse da arte para muito além dos limites geográficos que lhe deram origem. A favela e, mais especificamente, a região portuária do Rio de Janeiro têm longa história e são parte fundamental da memória e da vida brasileiras. Curadoria de Rafael Cardoso e Clarissa Diniz.

Alguns dos artistas: Di Cavalcanti, Ayrson Heráclito, Arjan Martins, Jean Baptiste Debret, Lasar Segall, Heitor dos Prazeres, Carlos Vergara.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.”Arte e Sociedade no Brasil II

26/8/2014 > 11/1/2015

Abordagem transversal da relação entre arte e educação por meio de pinturas, fotografias, instalações, vídeos, objetos e documentos. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e Janaína Melo, a mostra é dividida em quatro núcleos – Linguagem, Dispositivos, Teorias e Processos – que tratam de camadas diversas da educação e de suas experiências sociais, das escolas aos processos colaborativos de construção de conhecimento.

Alguns dos artistas: Ricardo Basbaum, Milton Guran, Güler Ates, Alina Okinaka, Aberrant Architecture, Anna Bella Geiger, Ana Linneman, Walmor Corrêa.

Guignard e o Oriente, entre o Rio e Minas

11/11/2014 > 26/4/2015

Pinturas, desenhos, objetos, documentos, gravuras e outras peças estabelecem diálogos capazes de sublinhar a riqueza da troca entre a pintura de Alberto da Veiga Guignard e as referências da arte e da iconografia chinesas, percorrendo o fértil campo do barroco e, de modo mais amplo, da estética colonial brasileira. Para além de uma filosofia da paisagem, trata-se de um conjunto de obras que chamam a atenção para as políticas da representação e da imagem que, hoje, constituem um dos cernes da vida simbólica de uma sociedade. Curadoria de Paulo Herkenhoff, Priscila Freire e Marcelo Campos.

Alguns dos artistas: Alberto da Veiga Guignard, Eliseu Visconti, Carlos Oswald, Aleijadinho.

Museu do Homem do Nordeste

16/12/2014 > 22/3/2015

Duplo do museu homônimo localizado no Recife e fundado nos anos 1970, cujas intenções sociais e antropológicas são saqueadas e reposicionadas por Jonathas de Andrade em uma série de obras e apropriações. O trabalho, as relações entre classes, a sexualidade, a cidade e a história são temas de interesse do Museu do Homem do Nordeste, cuja presença no MAR incita uma leitura crítica acerca do papel dos museus na produção de subjetividade de seus respectivos contextos. Curadoria de Clarissa Diniz e Paulo Herkenhoff.

Zona de Poesia Árida

27/1/2015 > 31/5/2015

O MAR exibe sua coleção de trabalhos de coletivos de arte de São Paulo atuantes entre 2000 e 2014. Formada a partir do Prêmio do Edital Marcantonio Vilaça (Funarte), a coleção conta com mais de 50 obras – entre vídeos, fotografias, gravuras, intervenções e performances – que se espalham pelo museu e arredores fazendo dialogar contextos sociais e políticos atuais com aqueles que marcaram a criação desses trabalhos. A coordenação do projeto é de Daniel Lima e Túlio Tavares, juntamente com o MAR e os diversos coletivos que compõem a coleção.

Alguns dos artistas: A Revolução Não Será Televisionada, Bijari, Frente 3 de Fevereiro, Cia Cachorra, Catadores de Histórias, Cobaia, Nova Pasta.

Paisagens Não Vistas – Marcos Chaves

27/1/2015 > 31/5/2015

Reúne trabalhos anteriores e inéditos em torno do principal tema do artista, a cidade do Rio de Janeiro. Entre o humor, a ironia e a tragédia, as obras discutem a paisagem, o cotidiano, a cultura e aspectos sociais e econômicos do Rio, numa espécie de crônica visual que é apresentada pela exposição como “paisagismo contemporâneo”. Em parceria com a Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro e com curadoria de Ligia Canongia.

MAR DE MÚSICA

Toda sexta-feira, evento gratuito no Pilotis em parceria com o Circo Voador

14/11 – Sotaque Carregado, com DJ MAM (17h30 às 22h)

Misturando raízes da música brasileira com batidas contemporâneas, o DJ MAM comemora o lançamento de seu primeiro disco autoral, Sotaque Carregado.

28/11 – Samba da Saúde (18h às 22h)

O Samba da Saúde é comandado pelo trio Zeh Gustavo, Raphael Moreira e Alexandre Nadai, todos moradores e artistas da região portuária do Rio.

12/12 – Vinil é Arte (de 17h30 às 22h) + Rafa Rocha (19h30 às 20h30)

Vinil é Arte é um coletivo formado por seis DJs e pesquisadores musicais, que atuam há mais de uma década em prol da “cultura do vinil”. O coletivo está presente no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais, e traz em suas apresentações uma visão única sobre a história da música lançada em vinil a partir de acervo de mais de 20.000 discos.

19/12 – DJ Dolores (de 17h30 às 22h) + Geraldo Júnior (19h30 às 20h30)

Depois de participar de diversos festivais ao redor do mundo e compor para o teatro e o cinema, o DJ Dolores esquenta a noite de verão no museu. Em seguida, Geraldo Júnior, do Ceará, reinterpreta a tradição musical nordestina com influência da estética pop.

9/1 – Velhos Malandros (18h às 22h)

Projeto de revitalização e resgate da história do samba, que envolve artistas reconhecidos, novos compositores e representantes das comunidades afro-brasileiras.

23/1 – Festa Disritmia | Música Brasileira (de 17h30 às 22h) + Leandro Joaquim (19h30 às 20h30)

Disritmia | Música Brasileira é a difusão da música brasileira sem aprisionamentos. A DJ Lili Prohmann comanda a pista durante todo o tempo, rompendo com o marasmo com clássicos mais que eternizados.

6/2 – Escravos da Mauá – Carnaval no MAR (18h às 22h)

Desde 1993 o grupo se encontra para pesquisar e divulgar a Praça Mauá por meio do samba, sua cultura e seus personagens imortais.

PROGRAMAÇÃO VERÃO NO MAR  [ NOV – DEZ – JAN ]

TODA TERÇA – 18h30 – Conheça o MAR

Visita panorâmica destinada ao público interessado em conhecer a história e as atividades do MAR. No percurso, serão abordadas a arquitetura dos prédios que compõem o museu, a região em que se situa, as exposições que realiza e a relação entre a Escola do Olhar e o Pavilhão de Exposições.

1h de duração, máx. 20 pessoas
Necessária a aquisição ou retirada gratuita de bilhete.

TODO SÁBADO – 10h30 e 14h – Pergunte à Caixa

Convidamos o visitante a perguntar à caixa o tema e a exposição a ser explorada nesta visita mediada cujo percurso se constrói colaborativamente na relação entre educador e público.

1h de duração, máx. 20 pessoas
Necessária a aquisição ou retirada gratuita de bilhete.

TODO DOMINGO – 14h – Conversa de Galeria

A Conversa de Galeria oferece ao público possibilidades de reflexão e discussão a partir de obras e questões presentes nas exposições. São instaurados temas provocadores que permitam criar uma rede de diálogo sobre arte, cultura e sociedade no momento atual. Mais detalhes na programação mensal.

1h de duração, máx. 20 pessoas

Necessária a aquisição ou retirada gratuita de bilhete.

14h às 16h – Atividade Educativa

Todo domingo, a equipe de educação do MAR traz uma proposta prática que pode envolver jogos, brincadeiras, performances, poesia e experiências com diferentes materiais, suportes e temáticas da arte e da cultura visual. A atividade educativa é para todas as idades e convida para uma relação coletiva com a arte. Mais detalhes na programação mensal.

FÉRIAS NO MAR [Programação especial de janeiro]

TERÇA A DOMINGO

14h às 16h – Estação

Estação é um conjunto de atividades para todas as idades, que convida o público para uma relação coletiva com a arte. Em cada semana do mês de janeiro, a equipe de educação do MAR oferecerá uma série de atividades, em diferentes espaços do museu, a partir de uma temática semanal que pode envolver jogos, brincadeiras, poesia e experiências com diversos materiais, suportes e temáticas da arte e da cultura visual.

De 6/1 a 11/1 – É de Papel

Atividades para experimentar as possibilidades do papel.

De 12/1 a 18/1 – De Qualquer Forma

Serão experimentadas atividades e práticas artísticas que investigam as potências da forma.

De 2/1 a 25/1 – Jogos de Palavras

Diferentes usos e jogos com palavras.

De 27/1 a 31/1 – De Quem É?

Atividades e práticas artísticas exploram a ideia de apropriação.

Serviço MAR – Museu de Arte do Rio

Ingresso: R$ 8 I R$ 4 (meia-entrada) – pessoas com até 21 anos, estudantes de escolas particulares, universitários, pessoas com deficiência e servidores públicos da cidade do Rio de Janeiro. Pagamento em dinheiro ou cartão (Visa ou Mastercard).

Política de gratuidade: Não pagam entrada – mediante a apresentação de documentação comprovatória – alunos da rede pública (ensinos fundamental e médio), crianças com até cinco anos ou pessoas a partir de 60, professores da rede pública, funcionários de museus, grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa, vizinhos do MAR e guias de turismo. Às terças-feiras a entrada é gratuita para o público geral. Até dezembro de 2014 também têm gratuidade profissionais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Guarda Municipal (GM/Rio) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP).

Horário especial de visitação no verão (a partir de 4 de novembro): Terças,  das 10h às 19h. De quarta a domingo, das 10h às 17h. Às segundas o museu fecha ao público. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55 21) 3031-2741 ou acesse o site www.museudeartedorio.org.br.

MAR de Música: duas sextas por mês, das 17h30 às 22h.

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programação de Verão para o Museu de Arte do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui