Projeto dos novos quiosques da orla carioca - Di√°rio do Rio de Janeiro

Projeto dos novos quiosques da orla carioca

25

Eu não escondo de ninguém que sou um grande fã dos novos quiosques na Orla carioca, e motivos não faltam, já que conheço muitos quiosques por dentro e, obviamente, por fora. Normalmente são feios, tem uma impressão de sujo e desorganizadíssimos. Ao contrário dos novos quiosques, que são super agradáveis de se ver. Sobre aumento do desemprego por causa dos novos quiosques, falei um pouco aqui

Novo quiosque na orla de Copacabana

O texto abaixo traz as implementa√ß√Ķes feitas pelo novo quiosque, e ap√≥s as diferen√ßas entre cada mobili√°rio nas diferentes regi√Ķes da orla carioca. O texto foi retirado da empresa respons√°vel pelos quiosques e implementa√ß√£o destes, Orla Rio.

NOVOS QUIOSQUES de material mais dur√°vel e totalmente incorporado ao ambiente permitir√£o:

maior visualização da praia graças à sua trasnparência e seu novo design
melhoria na qualidade do atendimento, possibilitada por uma otimização do espaço interno

DECKS DE APOIO trar√£o maior conforto aos usu√°rios com:

passagem das mesas e cadeiras para a parte traseira do quiosque abrindo espaço do calçadão, atualmente utilizado pelo mobiliário
resgate de áreas degradadas e sem uso, com a implantação de bancos em toda sua borda

BANHEIROS SUBTERR√āNEOS que evitam o impacto decorrente de um mobili√°rio a mais na superf√≠cie, oferecendo para os freq√ľentadores da orla:

banheiros masculinos e femininos com chuveiros de √°gua quente e fria
banheiros para deficientes físicos, com acesso especial, a cada 1000m
banheiros para pais e m√£es com crian√ßas do sexo oposto seu sistema estar√° inteiramente interligado √† rede de esgotos da CEDAE, levando esses res√≠duos diretamente para o interceptor oce√Ęnico, colaborando para livrar as praias desta polui√ß√£o localizada.

DEP√ďSITOS SUBTERR√āNEOS para o armazenamento de mercadorias dos quiosques, trazendo √† cidade:

minimiza√ß√£o dos transtornos no tr√Ęnsito decorrentes da carga e descarga destas mercadorias durante o dia, pois tal servi√ßo ser√° efetuado unicamente entre 24:00h e 06:00h
redução de obstáculos à visão da praia, causada pelo armazenamento de mercadorias em torno do quiosque
reforço das muretas de contenção em caso de ressacas

LIXEIRAS SUBTERR√āNEAS possibilitar√£o:

eliminação de obstáculos à visão da praia
coleta seletiva do lixo da praia, contribuindo para a reciclagem desse lixo e para a geração de ovos empregos
minimiza√ß√£o dos transtornos no tr√Ęnsito decorrentes da coleta do lixo durante o dia, pois tal servi√ßo ser√° efetuado unicamente entre 24:00h e 06:00h

O projeto também levará em conta as particularidades de cada região.

Copacabana

Nessas praias o projeto prev√™, gra√ßas √† grande largura da faixa de areia em determinados trechos, a instala√ß√£o de decks de fibra sobre √°reas hoje degradadas e sem utiliza√ß√£o. E no mesmo lugar dos atuais quiosques. Em torno dos decks, projeto paisag√≠stico reinsere esp√©cies nativas de restinga h√° muito desaparecidas, criando ambientes naturais de rara beleza. Sob essa estrutura ser√° feita a instala√ß√£o de banheiros, masculinos e femininos, dotados com chuveiros de √°gua quente e fria. Junto a eles, dep√≥sitos permitir√£o o correto acondicionamento das mercadorias dos quiosques e o fornecimento de toda a infra-estrutura de apoio como caixas d’√°gua, bombas e m√°quinas de gelo. Tudo isso ocupando 0,02% de toda a faixa de areia dessas praias, usando um peda√ßo que, de acordo com a pr√≥pria FEEMA √© √°rea atualmente mais degradada do que o pr√≥prio mar.

Arpoador, Ipanema e Leblon

Neste setor o projeto prevê a instalação dos novos quiosques sobre as plataformas já existentes atualmente. Todo um projeto paisagístico prevê a recuperação da vegetação nativa. Os banheiros e depósitos estarão sendo construídos sob o calçadão e a ciclovia. Apenas no Mirante da Niemeyer há uma diferenciação no projeto devido ao substrato do local Рpedra.

S√£o Conrado

Neste setor o projeto prevê a instalação dos novos quiosques sobre as plataformas já existentes atualmente. Todo um projeto paisagístico prevê a recuperação da vegetação nativa. Os banheiros e depósitos estarão sendo construídos sob o calçadão e a ciclovia. Apenas no Mirante da Niemeyer há uma diferenciação no projeto devido ao substrato do local Рpedra.

Barra da Tijuca e Recreio

Aproveitando as plataformas existentes, o projeto prevê a instalação de 2 quiosques por plataforma, retirando o mobiliário de cima do calçadão, permitindo uma circulação maior por parte dos pedestres. A vegetação original de restinga será totalmente recomposta, colaborando com a recuperação deste ecossistema. Sob o calçadão os banheiros e depósitos contribuirão para a melhoria nos produtos e serviços oferecidos na praia.

Prainha

√Ārea de prote√ß√£o ambiental esta pequena praia lan√ßadora de moda receber√° um projeto √† altura, com todos os cuidados que um santu√°rio ecol√≥gico merece. N√£o ser√£o constru√≠das √°reas subterr√Ęneas, sendo que os decks ser√£o totalmente recompostos, assim como instalados banheiros localizados na √°rea do estacionamento de carros.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente