Prosa na Cozinha: ateliê culinário e muita prosa, claro!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Do what you love, love what you do”- essa frase não poderia ser mais acertada para decorar o Prosa na Cozinha, localizado na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico. Há dois anos em funcionamento no “portãozinho azul”, o Prosa, como é carinhosamente chamado pelos mais assíduos – e aí eu posso me incluir -, é liderado pela chef Manoela Zappa  e é mais conhecido por ser um ateliê culinário, em que chefs convidados e a própria Manoela alternam-se em aulas diárias, geralmente noturnas, com receitas maravilhosas e, em sua maioria, práticas e de fácil execução, que são degustadas ao longo das aulas. O nome escolhido para seu ateliê não poderia ser melhor – além de muitos aprendizados culinários, rola muita prosa na cozinha mais aconchegante do Jardim Botânico.

Monique Awad e Manoela Zappa
Monique Awad e a chef Manoela Zappa

Conheci o Prosa em uma aula de comida árabe, láááá no inicinho do funcionamento, com os chefs Erik Nako e Cristiano Lanna (Prima Bruschetteria) – já que tenho uma descendência árabe, pela parte da família do meu pai, e amo a comida achei que seria uma boa oportunidade de me aventurar na cozinha. Com um pequeno detalhe: até então, eu não fazia muita coisa que não envolvesse o grill, o microondas e a panela elétrica de arroz. Foi amor à primeira vista, ou melhor, garfada. O ambiente me cativou muito, todos os presentes interagindo entre si e com os chefs, seja colocando a mão na massa, tirando dúvidas ou só comendo mesmo! E a possibilidade de tomar um bom vinho ao longo da aula, transforma uma simples aula de culinária em um happy hour muito mais divertido – e útil, claro, porque as receitas são bastante reprodutíveis.

Kafta da aula de culinária árabe
Kafta da aula de culinária árabe

Depois da minha primeira aula, passei a frequentar as aulas pelo menos uma vez por mês (o pagamento das aulas é individual e a programação é semanalmente enviada aos e-mails cadastrados) e a entender um pouco melhor o outro lado da bancada – até então eu só gostava de comer bem, mas aprendi a gostar muito de cozinhar também (o que me deixou um pouco mais crítica com o que escolho quando vou a algum restaurante)! E devo isso muito à Manu e ao Prosa, por terem me ajudado a descobrir esse mundo incrível da gastronomia. Suas aulas de risoto são umas das mais concorridas, além da didática maravilhosa, a comida é muito boa, sempre acompanhada, claro, de muita prosa e muita risada.

Risoto de Presunto de Parma
Risoto de Presunto de Parma

Algumas aulas são também ministradas por outros chefs, de restaurantes maravilhosos e bem conhecidos – pra uma foodie como eu, ver um desses chefs cozinhando de perto é muito legal. Confesso que, dessas aulas, algumas receitas são pouco reprodutíveis – para mim pelo menos, que estou ainda me iniciando na cozinha – mas é certeza de se comer muito bem, além das dicas que são sempre úteis.

Advertisement
pratos da aula do chef Elia Schramm, chef revelação da Veja Rio de 2015, atualmente comandando a cozinha do Laguiole, no MAM
pratos da aula do chef Elia Schramm, chef revelação da Veja Rio de 2015, atualmente comandando a cozinha do Laguiole, no MAM

Nos almoços durante a semana, o Prosa recentemente passou a abrir também com um menu fechado, que pode incluir entrada, prato principal e sobremesa, o que nos garante uma boa comida em um lugar super aconchegante. Também há a possibilidade de fechar o espaço para eventos, também podendo envolver aulas de culinária para um grupo de amigos, por exemplo.

Monique Awad
Monique Awad

No ano passado, como muitas amigas me perguntavam do Prosa sempre que eu postava uma foto, tive a idéia de fazermos uma reunião de fim de ano das amigas do trabalho, com uma aula de risotos e a famosa panelinha de cogumelos e no final ainda fizemos um amigo oculto culinário – foi muito divertido!!! Todas adoraram!

A famosa panelinha de cogumelos
A famosa panelinha de cogumelos

Bom pessoal, aqui finalizo meu primeiro texto do ano (é, andava sumida mesmo…), escolhido com muito carinho – é muito difícil de controlar os elogios de um lugar que faz tão bem! Voltarei ao blog em breve com mais dicas!

Até a próxima! 😉

Portinha azul do Prosa
Portinha azul do Prosa

Prosa na Cozinha
Rua Lopes Quintas, 147 – Jardim Botânico
Tel: 3449-1002
www.prosanacozinha.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prosa na Cozinha: ateliê culinário e muita prosa, claro!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui