Quais são os pratos típicos dos cariocas? | Diário do Rio

Quais são os pratos típicos dos cariocas?

99

Filé a Oswaldo Aranha

Quando se pensa em Bahia vem a mente o Vatapá, se é o Rio Grande do Sul o churrasco ou o chimarrão. Quando uma amiga baiana disse que o Rio de Janeiro não tem tradições tentei responder quais o pratos típico dos cariocas.  Sempre respondo que o Rio não precisa de ter pratos típicos, pois é a cidade símbolo do Brasil e por isso reúne todas as tradições do país.

Mas para poder responder de outra forma resolvi procurar na internet, algo além da Feijoada , como prato típico do Rio. Além do biscoito Globo e Mate (um lanche) e do Filé a Oswaldo Aranha, não há nada que realmente possamos dizer ser da culinária típica carioca, mas tem vários pratos que o carioca assumiu como da cidade.

1. Biscoito Globo e Mate

Globo e Mate por S1mone

Não é realmente um prato mas é o lanche da cidade, ir à praia do Rio e nunca ter tomado um Globo com Mate é não conhecer o carioquismo em sua excência.

2. Feijoada carioca (com feijão preto)

Feijoada Carioca por Lowfill Tarmak

Pode ter no Brasil todo mas no Rio tem um sabor especial

3. Bife com batata frita

Bife com Fritas por Hugo Freitas

Tem no mundo todo mas só no Rio é obrigatório comer uma vez por semana!

4. Picadinho

Picadinho de carne de boi com legumes.

Quem pede quentinha sabe que Picadinho tem toda a semana.

5. Filé a Oswaldo Aranha

Filé a Oswaldo Aranha

Esse nasceu de verdade no Rio de Janeiro,  feito para satisfazer o apetite do diplomata e político gaúcho Oswaldo Aranha (1894-1960), foi criado no Restaurante Cosmopolita, na Lapa.

6. Galinhada com quiabo

Galinhada com quiabo

Mineiro mas obrigatório na mesa do carioca

7. Rabanada

Rabanada

Para mim só no Natal!

8. Caldo verde

Caldo Verde por Renée S. Suen

Pode ser português mas há vários lugares aqui no Rio que servem, é só fazer um friozinho que todos procuramos essa sopinha para nos esquentar.

9. Frango Assado de Padaria

Frango Assado de Padaria

Ficou sem ideia ou tempo de preparar o almoço no domingo? É só pedir o frango assado da padaria, normalmente uma delícia de entupir nossas artérias.

10. O Podrão

Podrão

Fim de night, saída do trabalho, quando a fome aperta e a grana é curta o podrão é a salvação. O cachorro quente carioca leva milho, ervilha, batata palha, queijo ralado, ovo, azeitona, passas,  e o que sua imaginação quiser.

E para você quais são os pratos típicos dos cariocas?

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima

99 Comentários

  1. Victor Pimentel on

    Ah… mas com esse marzão que temos aqui, tem de ter um lugar de honra ai para algum fruto do mar!

    Abraços Moluscaneses
    Victor

    PS: Eu me amarro à vera em ostra e mexilhão! Que carioca não se amarra?

  2. Diário do Rio on

    Um que me indicaram como prato típico, mas não é encontrado em águas tropicais , é o bacalhau e o seu tradicional bolinho, muito apreciado no Rio.

  3. Victor Pimentel on

    Em Niterói tem o famoso bolinho de bacalhau do Mário Caneco Gelado. Que é um bar no estilo pé sujo no Centro. Mas daqueles clássicos da cidade, que todo mundo conhece. Que é frequentado por 3 gerações.

    Se o Diário for fazer qualquer artigo sobre os botecos tradicionais, vale uma pesquisa sobre ele.
    Abraços

  4. Marcelo, exatamente, é isso que informo no post…

    Victor,
    fiquei com vontade de conhecer o lugar, mas tem vista para o Rio do lugar? :-P

  5. Victor Pimentel on

    Tem não.
    O lugar é bem feio inclusive. Essa é que é a peculariedade do lugar. Ninguém dá nada por ele.

  6. A feijoada surgiu nas fazendas de café localizadas na área correspondente à Provincia do R. de Janeiro. É, pois, um típico prato fluminense. E não carioca. Não confundam os gentílicos. Carioca é originário da Capital e fluminense de todo o Estado (inclusive a Capital).

  7. Victor, isso me lembrou um botequim (é assim que se escreve?) no Mercadão de Madureira, o melhor sanduíche de carne assada que já comi…

    Thiago,
    isso que é saber história do estado!

  8. Hehe …

    Sua amiga baiana falou a famosa “baianada”.

    O Rio de Janeiro não só tem o prato que marca o Brasil – a feijoada – como também tem um prato típico que só é pedido aqui e se chama justamente Angu à baiana – eu não gosto.

    Angu à baiana – esse é o preto típico carioca, pois não é típico de outros estados. Se pedir em outra unidad da federação nem vão saber como é.
    No Sul por exemplo é o “Barreado”, porque não existe na culinária de outros estados também. Querem se apropriar do churrasco, mas churrasco é nacional pra não dizer mundial. Sem contar que o carioca come churrasco demais com a família nos finais de semana e a churrascaria mais famosa do Brasil e que levou o nome até para o exterior é carioca – Churrascaria PORCÃO.

    Baiano e mineiro costumam achar que suas culinárias são a que melhor representam a comida brasileira, mas estão completamente enganados. O turista que sai do Brasil leva na lembrança a feijoada e a caipirinha.

    A comida mais nacionalista que existe é a do Pará. Tucupi e tacacá.
    Comida baiana é herança de comida africana. Uma das menos brasileiras.

    * O que o Rachid escreveu é correto.

  9. Pingback: Pesquisa: Qual o prato típico do carioca? » Diário do Rio de Janeiro

  10. MEU NOME É KELLY TENHO 14 ANOS NAO SOU CARIOCA MAIS SERIA MEU MAIOR SONHO SER. EU ADOOORO O RIO DE JANEIRO E A MINHA PRINCIPAL ATRAÇÃO Q VEJO LA É O CRISTO REDENTOR.PQ É O MONUMENTO Q EU ACHO + LINDO DO MUNDO NÃO TEM NADA D ESTÁTUA DA LIBERDADE E BLÁ BLÁ BLÁ PARA MIM SEMPRE IREI PREFERIR O CRISTO.FALEI SÓ UM POUQUINHO DOQUE ACHO DO RIO PQ SE FOR FALA D TUDO MESMO MEU DEUS AJA ESPAÇO PARA ESCREVER.BJOSSS PARA TODOS OS CARIOCAS E OS Q AMAM O RIO.BYEEE.

  11. Olá a todos!
    Eu andei lendo o discurso do Claudio Lara e achei interesante a forma dele defender nós, cariocas, e não só dou razão como comprovo tudo que ele falou sem levantar falcidade, pois tenho um irmão Chef de cozinha na frança e há uns três meses teve uma matéria publicada na revista “Contigo” sobre um casamento de uma modelo brasileira com um empresário francês. O prato principal foi a “FEIJOADA”, o qual foi muito admirado pelos convidados.
    Quem quiser tirar duvida sobre o que estou falando, na capa da revista tem Xuxa, o pai de sua filha e sua filha, e o nome do Chef é Anderson Rosa.

  12. João Mendonça on

    Este Site é bom e Creio que pode ficar melhor ainda com a criatividade do pessoal do RIO DE JANEIRO!!!!

    @lt*

  13. sou decendente de italiano….e nao tenho sangue de um carioca…mas eu moro no Rio…e tenho um grande carinho pela cidade maravilhosa q é o Rio….a única coisa q estraga sao os bandidos os vandalos mas o resto esta td ok….quando fui morar no Rio foi dificil acostumar cm a feijoada..mas depois foi tranquilo….e é mto boa msm ……abraços pra todos ae…

  14. Adorei esses textinhos pequenos ajudo muiito no meu trabalhinho da escola não moro no rio mais eu adoro o rio eu acho o rio muiiiito lindo beijo para todos que deus te abenço essa cidade ma-ra-vi-lho-sa

  15. sendo assim, o caldo verde é português, a galinha com quiabo é mineira, a rabanada e portuguesa também, a feijoada carioca é uma variante da portuguesa…e por ai vai… O que se quis mostrar foi o prato típico dos cariocas, o que não pode faltar…e acertou em cheio…. Parabéns ao autor ..

  16. Risoto de abóbora com camarão
    Arroz de brócolis
    Aipim frito
    Cozido
    Bacalhau à Gomes de Sá
    Camarões à Carlos Swann
    Bacalhau grelhado
    Carne seca com abóbora
    Escalopinhos de congro
    Cordeiro guisado
    Mexilhão ao vinagrete
    Peixada à Antônio Houaiss

  17. De quebra temos as seguintes entradas:

    Bolinho de aipim
    Casquinha de cavaquinha
    Croquete de camarão
    Empadinha de camarão
    Pastel de camarão
    Pastel de siri
    Lula doré

    E as seguintes sobremesas:

    Banana flamejada com sorvete
    Pera ao vinho
    "Mineiro de botas"
    Etc…

  18. Quanto à feijoada, pratos do tipo existem em outros lugares do mundo, mas sempre com alimentos distintos e outras peculiaridades. Existe a feijoada portuguesa, o cassoulet francês, etc. mas nenhum deles usa feijão preto e outros ingredientes da nossa culinária, que tanto fascina turistas. A feijoada carioca é sim um prato típico

  19. (Continuação) típico carioca, que virou símbolo nacional, e é adorada pelos gringos acompanhadas da nossa caipirinha. Por sinal pergunte à sua amiga baiana qual a bebida deles, pois nossa cachaça (não só a de Paraty) apenas rivaliza com a de MG em qualidade e reconhecimento, mas listar as top de linha seria serviço para um novo tópico! Bjs!

  20. No Rio o bom gosto do Carioca é bem diversificado, variando desde esta tal feijoada completa, passando por sopa de ervilha, churrasquinho, galhetinho com farofa e tritas e assim se vai a deglutinação não para se bem acompanhado é claro!

  21. No Rio o bom gosto do Carioca é bem diversificado, variando desde esta tal feijoada completa, passando por sopa de ervilha, churrasquinho, galhetinho com farofa e fritas e assim vai, a deglutinação não para se bem acompanhado é claro!

  22. Feijoada e Contra Filé à Oswaldo Aranha do Cosmopolita, que virou referência e hoje está em 99% dos restaurantes do Rio……… E por sinal o original não é como o da foto.. O alho frito vem em cima da carne, a farofa é de ovo e não tem nada de couve! ;) :)

  23. Encaremos a realidade: não temos um prato típico de verdade! A feijoada é um prato nacional, bife com batata frita se come em todo o país, o mesmo acontece com frango assado, rabanada, picadinho e cachorro quente. O único item da lista que eu diria ser tipicamente carioca é o Biscoito Globo (apesar de biscoito de polvilho não ser típico do Rio), mas
    não podemos chamar biscoito de "prato", né?!

  24. Eu acho que, dos de restaurante, é o Oswaldo Aranha, e dos de tipo 'caseiro' é Chuchu com camarão. Não há noutros lugares!

  25. Pode ter no país todo, mas feijoada é DAQUI DO RJ!!!! Assim como o chimarrão gaúcho tem noutros estados, ou o pão de queijo mineiro…Picadinho é carioca, nossa terra tbm é rica em gastronomia!

  26. Quintino Gomes Freire , nesse caso, eu diria que um dos pratos prediletos do carioca é o churrasco. Arrisco dizer que é muito mais consumido e preparado em casa que a feijoada. Comemoração? Churrasco. Futebol? Churrasco. Aniversário? Churrasco. Domingão em casa? Churrasco. Reunião com os amigos? Churrasco.

  27. Olney Garcia Barros on

    Salve!
    O Cachorro Quente do Geneal, e também o do Bob's com a sua deliciosa laranjada. Rabada com angu e agrião, Canjiquinha com carne seca ou linguiça, Angu com carne moida ou linguiça, Arroz com Feijão e Linguiça frita ou Batata Doce frita ou Batata Inglesa frita ou Aipim frito, Carne Seca com abóbora, Bacalhau à Gomes de Sá, Bobó de Camarão, estas são algumas das delícias que me lembro agora.

  28. O tradicional pão com ovo (frito). Pra acompanhar, qualquer bebida, até mesmo café com leite serve. Simples, mas mata muito bem a fome

  29. O feijão preto é especialmente carioca. Logo, a feijoada e o caldinho no Rio são únicos. Nos outros estados não é comum, o feijão é mais claro e chamado de carioquinha (engraçado né?).
    O frango ou galeto na brasa também é muito do Rio. Nenhum se compara….

  30. Aqui em BH tambem falam que o Rio nao tem tradicao culinaria, mas podemos afirmar que a rabanada e uma tradicao carioca, inclusive, quase nao acho rabanada em BH e nem o pao pra fazer esse doce (quando eu vou pro Rio antes do natal, eu levo alguns paes de rabanada pra ca), e o que eu encontro, e uma tentativa de fazer rabanada, que fica mais parecido com um pao frito com canela e aqui outra tradicao carioca e o bacalhau, aqui em BH nao e tao difundido e acaba sendo bem mais caro que no Rio.

  31. Discordo sobre a rabanada ser degustada em todo o Brasil, eu sou carioca, mas moro em Belo Horizonte a 4 anos, aqui nao tem a tradicao da rabanada, outro prato que e pouco difundido aqui e o bacalhau, tanto, que aqui ele e carissimo.

  32. Patrick de Sousa on

    E o guaraná natural. Quando não tô no Rio eu fico sentindo uma falta danada de Guaravita, Guaracamp, qualquer outro "Guara".

  33. Já me perguntaram isso é até já fiz pesquisa escolar. Cheguei a conclusão que não há um prato típico carioca. Até a feijoada é duvidosa, pois é acompanhada de couve mineira, laranja… o que indica que veio de Minas. Filé, bife, picadinho e caldo são pratos do Brasil todo, idem ao sanduba. O mate com biscoito é a cara do Rio, mas não é um prato da culinária. No grupo do "talvez" colocaria alguns pratos de bacalhau e o bolinho de bacalhau (Portugueses) mas muito comum aqui. Enfim, deixa o frango assado, mas aquele do subúrbio,feito na brasa, algo que realmente só vejo aqui.

  34. Bernadete Dias Fernandes Memoria on

    Nesse ponto, de comida típica, o Rio não tem nada mesmo! Feijoada em todo o Brasil é de feijão preto.Os outros feijões como o verde, corda, da terra, brando, fradinho, mulatinho
    … se come como sendo trivial, em outras cidades brasileiras.Qdo usam o preto,que é o mais comum no Rio, deixa sem sentido a feijoada! As outras comidas se come em todo lugar do mundo que não sejam vegetariano.

  35. Eu amo a comida típica carioca ! Eu amo o Rio ! Feijoada ?HUMMMM … Biscoito Globo com mate, seja na praia ou no estádio ! HUMMMMMM … Picadinho (leia-se picaDJinho, olha o sotaque !!!) HUMMMMM … Frango de padaria pra poder ficar de boa vida no domingo ! HUMMMMMMMM… Podrão tb cái bem… minha boca enche d'água !!!!

  36. Eu amo a comida típica carioca ! Eu amo o Rio ! Feijoada ?HUMMMM … Biscoito Globo com mate, seja na praia ou no estádio ! HUMMMMMM … Picadinho (leia-se picaDJinho, olha o sotaque !!!) HUMMMMM … Frango de padaria pra poder ficar de boa vida no domingo ! HUMMMMMMMM… Podrão tb cái bem… minha boca enche d'água !!!!

Leave A Reply