Qual o problema com a Barra Olímpica?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bairro Barra Olímpica

Não sei se estão sabendo mas um projeto de Lei pretende retirar parte dos bairros da Barra, Camorim e Jacarepaguá e tornará “Barra Olímpica”. A proposta tem o objetivo de registrar a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 e resolveria um problema de boa parte da área que na verdade é Jacarepaguá mas os empreendimentos imobiliários insistem em chamar de Barra (veja em 18 coisas que apenas os moradores de Jacarepaguá vão entender).

Os limites do novo bairro seriam: ao Sul, com o bairro da Barra da Tijuca, pelo canal que interliga a Lagoa da Tijuca à Lagoa de Jacarepaguá; a Oeste, com os bairros de Camorim e de Jacarepaguá, pela Avenida Salvador Allende, Rua Abraão Jabour e Rua Abadiana, até a Avenida Salvador Allende; ao Norte, com o bairro de Jacarepaguá, pela via projetada do futuro Centro Metropolitano, parte da Estrada do Arroio Pavuna, e novamente pela via projetada do futuro Centro Metropolitano, até a Avenida Ayrton Senna; e a Leste, com o bairro de Jacarepaguá, pela Avenida Ayrton Senna e pelo canal do rio Arroio Fundo até seu deságüe na Lagoa da Tijuca.

Mas alguns setores da sociedade não foram muito fãs da ideia, como por exemplo a urbanista Andréa Redondo em seu blog Urbecarioca defende um abaixo assinado contra o projeto. Diz que fere a alma e a história do bairro.

Advertisement

Este projeto, que pretende mudar o nome dos nossos bairros para “Barra Olímpica” fere a alma e a história dos moradores destes locais. Temos vivido e sofrido com a crescente especulação imobiliária em nossa região, que não trouxe nenhuma melhoria ou políticas públicas para o local, apenas fez com que a nossa rotina se torna-se ainda mais sofrida com o aumento de carros e obras imobiliárias na região. Não somos um apêndice da Barra! Somos bairros que tem em si uma rica história de resitência, como a permanência da agricultura familiar, comunidades remanescentes de quilombolas e de pescadores e a mata da Pedra Branca que nos nutre e embeleza. E queremos que a nossa história não seja apagada! Não à “Barra Olímpica”!!!

Bem, vamos falar sério aqui, não sei qual o problema para os moradores em terem seus imóveis valoriazarem? Isso é ótimo, ao menos naqueles que estão com sua saúde mental em dia.

E qual a resistência histórica de Jacarepaguá? Sou morador da região, nasci e cresci na Praça Seca, namorada de Curicica e moro na Freguesia, não me lembro de ter pego em armas para me defender de Madureira ou da Barra.  A agricultura familiar ainda vai subsistir, ao menos nas Vargens e parte da Taquara, e deixará de existir quando os agricultores perceberem que terão vantagem na venda de seus imóveis.’

E isso não afetará o que alguns chamam de “especulação imobiliária”, os imóveis continuarão surgindo. O que pode ocorrer é que os imóveis sejam melhores, já que podem ficar um pouco mais caros.

Barra Olímpica

Talvez a crítica que pode ser aceita é que o nome é ruim para alguns. Afinal, Barra Olímpica é usada em academias, e vai além da razão geográfica para o nome de Barra que é uma formação geológica que pode ocorrer nas desembocaduras de canais, estreitos, estuários, rios e outros cursos de água.

Mas, como diria Shakespeare:

O que há num simples nome? O que chamamos rosa com outro nome não teria igual perfume?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Qual o problema com a Barra Olímpica?
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Também moro no Rio2 e não vejo essa mudança com bons olhos. Na sua questão do Fórum, vc continuará seguindo para o Fórum da Taquara que vai atender à Barra Olímpica.
    Mas o que mais chama a minha atenção é que a mudança não foi justificada a necessidade e o real motivo.
    Se existe mesmo a boa intenção, por que não mudaram o nome do bairro para “Alvorada”, p.e.? Se existe a boa intenção em aglomerar outros sub-bairros, porque não criou-se um nome sem a configuração de apêndice que prejudica o valor de imóveis?

  2. Eu gostaria muito que mudasse para Barra Olímpica pois moro no Condomínio Rio2 e quando preciso ajuizar um processo tenho que me deslocar para a Taquara quando tenho o Forum da Barra, bem mais perto. Da mesma forma quanto à cartório de Pessoas Naturais e até Delegacia que tenho muito mais perto de onde eu moro mas sou obrigada a ir para locais bem mais distantes. Não me importo de morar em Curicica mas nesses momentos entendo que no caso do Rio2 ele está bem mais perto da Barra e poderia se utilizar dos serviços acima, neste bairro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui