Que tal conhecer mais a Penha em um passeio com professores de História da Estácio?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Igreja da Penha - Pedro Kirilos - Riotur

Pobre de você que acha que só a Zona Sul e o Centro do Rio são lindos, a Zona Norte também e tem muita história. Neste dia 25 de outubro o pessoal do Rolé Carioca fará um passeio pela Zona da Leopoldina, mais precisamente ao bairro da Penha, que estará neste mês comemorando 380 anos da sua tradicional festa. Esta verdadeira aula a céu aberto sobre História e Cultura começará às 9h, com o ponto de encontro marcado para a Estação da Penha. Como sempre, o evento comandado pelos professores de História da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins será gratuito e dispensará inscrição.

No passeio do dia 25 será mostrado por que a Zona da Leopoldina de forma geral – e a Penha mais especificamente – tem tanto a cara de Rio de Janeiro. Logo no início, os professores farão uma explanação sobre a Penha Industrial, falando sobre o Curtume Carioca; a construção da Avenida Brasil e o Mercado São Sebastião. Depois, o roteiro prevê o seguinte trajeto: Rua Montevidéu, Rua Quito, Praça Panamericana, Rua Belisário Pena, Rua Nicarágua, passagem subterrânea da linha do trem, Rua José Maurício, Travessa Padre Ricardo, Leopoldina  Shopping, Paróquia Bom Jesus, Av. Brás de Pina, Ciep Gregório Bezerra, Parque Shangai e Santuário de Nossa Senhora da Penha.

A região do Rio em que fica a Penha ganhou o nome da Imperatriz Leopoldina por conta do eixo de sua estrada de ferro. A estrada foi construída a pedido seu, e tinha em um primeiro momento o objetivo de transportá-la junto ao seu séquito real. Seu caminho ligava o palácio de São Cristóvão a Petrópolis, local querido por Pedro II e D. Leopoldina.

Advertisement

Se a Penha hoje é o complexo de favelas, com suas casa e moradores esquecidos, há por outro lado uma classe média resistente e apaixonada pelo entorno do bairro. O morro do Alemão tem muitas histórias de sua formação, mas a mais conhecida é a de uma família de poloneses que sendo proprietário das terras do morro iniciaram uma série de aluguéis e vendas fragmentadas. Com o tradicional olhar carioca generalista para o estrangeiro, o polonês era conhecido como alemão e deu por propriedade o nome ao morro.

03-06-2011 - Passeio cultural com turistas no Complexo do Alemão.

O morro foi intensamente ocupado ao mesmo tempo em que a Penha se tornou o principal pólo industrial do Rio de Janeiro.  Com a abertura da Avenida Brasil, e suas melhorias, o espaço da Penha passou a ser um pólo de trabalho nas confecções, várias delas hoje são esqueletos nas ruas do entorno do que virou o complexo. Das antigas fábricas, ainda que tardia, a De Millus continua lá representando as antigas confecções.  O morro cresceu com este diálogo, de um lado a Vila da Penha, em que a classe média, os assalariados e gerentes das antigas fábricas e donos de comércio iam ocupando, e do outro os trabalhadores, em especial nordestinos, começavam a chegar.

Principais locais

Igreja da Penha

Igreja da Penha, 1960, BN Digital

É um santuário situado no cimo de um outeiro de pedra, na estação do subúrbio da Estrada de Ferro Leopoldina ao qual empresta o nome, próxima da estrada que, partindo da capital, vai até Petrópolis. A construção do templo data de 1635, pelo capitão Baltasar de Abreu Cardoso, senhor abastado, proprietário de uma grande quinta dentro da qual se achava o penhasco. Suas terras, segundo indica Vivaldo Coaracy em sua obra “O Rio de Janeiro no século 17”, p. 84, lhe foram concedidas por sesmaria em 1613.

A ocupação do bairro da Penha se deu em 1670, quando a Igreja da Penha foi ampliada e, cinco anos mais tarde, com a inauguração de sua longa escadaria, facilitou o acesso dos romeiros, que com devoção subiam, escalavrando joelhos, pagando promessas, resgatando pecados, salvando almas.

Historia da Escadaria da Penha

No ano de 1817, um casal ia subindo as escadas de casa quando a esposa (Dona Maria Barbosa) comentou com o marido que iria pedir a Nossa Senhora da Penha para interceder por eles para que Deus lhes desse o primeiro filho, visto já estarem casados há alguns anos. Dona Maria Barbosa pediu, confiou e prometeu. Prometeu que se tivesse um filho mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora da Penha ao Santuário. No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filhinho e, em 1819, a escadaria estava feita conforme está hoje, com 382 degraus.

Estrada de Ferro

No fim do Século XIX, a Estrada de Ferro do Norte chegou à Penha e, no início do Século XX, foi a vez do bonde elétrico. A oferta de transporte só fez aumentar ainda mais o número de romeiros na região.

Curtume Carioca

Em 1920, do lado oposto da Igreja, foi implantado o Curtume Carioca, que com seu apito caracteristico chamava à obrigação do trabalho na indústria de curtumes, peles e comércio de couros e similares, com construção em estilo “art nouveau”. Marcando o caminho, da Estação Ferroviária até a sua porta, foram plantadas Palmeiras Imperiais.

Já enfrentando retração do mercado, pelo surgimento do produto sintético e em função da crise econômica vivida pelas indústrias nacionais, as atividades do Curtume foram encerradas em 1990. O epílogo da história do Curtume Carioca ocorreu em 1998, quando foi decretada a falência. Hoje o local se encontra em processo de demolição, e deve abrigar uma vila olímpica.  Hoje virou um condomínio, sobrando somente as palmeiras para contar a história.

Hospital Getúlio Vargas

Fundado em 3 de dezembro de 1938, o hospital se encontra, juntamente com e o Parque Ary Barroso, em um terreno doado pela família do pioneiro Lobo Júnior, conhecido como Chácara das Palmeiras.

Sigo de Rolé

O subprojeto “Sigo de Rolé”, para aqueles que desejam continuar curtindo o domingo após o passeio, ainda com atividades e intervenções voltadas para a região e histórias visitadas. Basta checar a programação nas redes sociais do Rolé para saber em quais passeios o público vai poder “Seguir de Rolé”. No mesmo dia do passeio, a 380ª Festa de Nossa Senhora da Penha programou para as 16h uma procissão seguida de missa com o cardeal Dom Oriani e, ás 19h, show do cantor Jerry Adriani.

Obs: em caso de chuva forte o passeio é adiado para o domingo seguinte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Que tal conhecer mais a Penha em um passeio com professores de História da Estácio?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui