Que tal conhecer o Museu da Vida da FioCruz nas Férias?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: (Reprodução Internet)

Castelo FioCruz

Que tal aproveitar as férias para conhecer um ponto lindo e bem conhecido do Rio de Janeiro mas que, provavelmente, você ainda não foi. Pois o Museu da Vida, da FioCruz, ali em Manguinhos preparou uma programação especial para o mês de janeiro. As atividades são todas gratuitas e abertas ao público.

Visita ao Castelo da Fiocruz

O Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

De terça a sábado, das 9h às 12h e de 13h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h

Advertisement

Avental de Histórias

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Faixa-etária: de cinco a oito anos
Terças e quartas, no Castelo, mediante demanda

Pirâmide

Parte interna do Parque da Ciência, a Pirâmide conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, além de sala de informática e salão de jogos e experimentos com diversas atividades sobre a vida micro e macroscópica.

De terça a sábado, das 9h às 12h e de 13h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h

Borboletário Fiocruz

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas julia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!

Faixa-etária: a partir dos cinco anos
De terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Local: área externa da Tenda da Ciência

O Curumim quer música (de 5 a 28 de janeiro)

Espetáculo teatral onde um indiozinho descobre que não há nenhum som na floresta e se pergunta: aonde eles foram? O indiozinho Ynhire encontra personagens do folclore brasileiro como o boitatá, o saci e o curupira. A função de cada um é apresentar ao público um instrumento musical, confeccionado para a atividade com uso de material reciclado. A floresta aos poucos vai ganhando vida, e os visitantes participam ativamente dessa descoberta!

Faixa-etária: de seis a oito anos
Terças e quintas, às 10h30 e 13h30
Local: Epidauro – Ciência em Cena

Caminhada histórica pelo campus de Manguinhos

Nesse caminho histórico, personalidades da Fundação, como alguns cientistas que trabalharam aqui, são apresentados durante a trajetória. Vários fatos curiosos são contados ao longo do caminho, como as transformações e momentos marcantes ao longo de mais de um século da instituição, a importância dos prédios históricos, as praças e estátuas que compõem o patrimônio presente no campus… ou seja, uma visita a diferentes épocas!

Faixa-etária: a partir de 13 anos
Quintas e sextas, às 9h e às 15h

Exposição “Monumento Natural das Ilhas Cagarras” do Projeto Ilhas do Rio”

O Projeto Ilhas do Rio é uma iniciativa socioambiental, realizada pelo Instituto Mar Adentro. Durante as férias, uma mostra de fotos e de exemplares marinhos das Ilhas Cagarras, que faz parte do Projeto, ficará disponível na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida. São mais de 80 fotos belíssimas da natureza encontrada no local, desde aves que fazem ninhos nas ilhas até seres bentônicos – aqueles que vivem no fundo do mar. Mate sua curiosidade e venha visitá-la até 16 de janeiro! O Projeto Ilhas do Rio tem patrocínio da Petrobras e parcerias com o ICMBio, Colônia de Pescadores Z-13, Museu Nacional/UFRJ, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre outros.

Faixa-etária: livre
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h

Serviço:

Endereço: O Museu da Vida fica na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. Aos sábados, o museu está aberto das 10h às 16h.
Telefone: 2590-6747
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Que tal conhecer o Museu da Vida da FioCruz nas Férias?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui