Que tal uma visita guiada e teatralizada ao Cemitério da Penitência no Caju?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

4d62dedc-70cb-456e-be9f-dfa34d5511dc

Que tal nesta sexta, 20 de maio, visitar o Cemitério e ainda aprender história com esquetes teatrais? Não, não é nenhum convite gótico, é que o Corsário Carioca,  grupo que conta a história da cidade do Rio de Janeiro por meio de esquetes teatrais, se apresentará, no dia 20 de maio (sexta-feira), para cariocas e turistas que participarem do passeio cultural no Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Portuária do Rio.

A visita, comandada pelo historiador Milton Teixeira, levará os visitantes a uma viagem pelo Rio de Janeiro do século XIX. Durante duas horas de tour, o Corsário dará vida a personalidades como o cacique Arariboia, o fundador da França Antártica no Brasil, Nicolau Villegagnon, o corsário francês Duguay Trouin – que praticou o primeiro sequestro no Rio -, e o fundador da cidade, Estácio de Sá, entre outros. As personagens serão representadas, na medida em que for descortinada a história da cidade.

6fbfcd56-99f2-44d2-b0f2-01d7ee53bf07

Advertisement

Além de apresentar a história de figuras emblemáticas e contar sua importância para o Rio, o passeio cultural tem o objetivo de desconstruir a imagem do cemitério como um lugar de tristeza. Queremos mostrar que também pode ser um local de aprendizado”, explica Milton Teixeira, especialista em História e História da Arte e que há 30 anos pesquisa a história do Rio de Janeiro.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]

Os visitantes também irão conhecer as variadas obras sacras que decoram os jazigos perpétuos das famílias, como as esculturas em mármore de José Vicente de Souza, e os vitrais de Gastão Formenti, renomados artistas do século passado. A única construção em Art Noveau da antiga capital do Império, a capela datada de 1907, que abriga o ossuário, também é um dos espaços conhecidos no passeio cultural.

1132d3c4-7a66-4f87-a33d-53dd99ed3cb6

Para participar não é necessária inscrição, basta estar no pórtico de entrada do Cemitério da Penitência, quinze minutos antes do passeio, que está marcado para às 14 horas do dia 20 de maio. A visitação é gratuita. O Cemitério da Penitência fica na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no Caju. Mais informações, (21) 2580-4479.

Serviço:

Cemitério da Penitência – Visita guiada
Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307 – Caju
Entrada: gratuita
Dia: 20 de maio (sexta-feira)
Horário: 14h
Outras informações: (21) 2580-4479

Fotos: Deborah Rodrigues

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Que tal uma visita guiada e teatralizada ao Cemitério da Penitência no Caju?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui