Quem são os candidatos a senador do Rio de Janeiro em 2014

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quem são os candidatos a senador do Rio de Janeiro em 2014

A pré-campanha para senador do Rio de Janeiro foi a que mais teve surpresas. Até poucos dias antes do prazo limite para a escolha dos candidatos não se conheciam os nomes, estava posto que seria entre Sérgio Cabral, Romário e Jandira Feghali. Mas de uma hora para outra Cabral cedeu seu lugar a Cesar Maia e Feghali a Romário.

E a corrida para o Senado deve ficar apenas entre estes dois nomes, Cesar Maia (Democratas) e Romário (PSB). Correndo por foca a candidata de Garotinho, Liliam Sá (PROS) e Carlos Lupi (PDT) ambos contam com pouco tempo de Tv e desconhecidos por grande parte da população.

E, enquanto para governador todos os principais candidatos apoiam Dilma Rousseff para presidente (exceção ao Tarcísio Motta do Psol), para Senador nenhum dos dois principais candidatos apoiam Dilma, que depende dos fracos Lupi e Liliam Sá.

Advertisement

Vamos aos principais nomes:

Cesar Maia (Democratas)

cesar-maia1

Ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, vinha até os últimos dias da pré-campanha como candidato a governador do Rio de Janeiro pelo Democratas. Mas aliança de última hora entre Lindbergh Farias (PT) e Romário (PSB) fez com que o agora vereador aceitasse sugestão de seu candidato a presidente, Aécio Neves (PSDB) por uma ampla aliança com o PMDB, na chamada chapa AEZÃO, Aécio e Pezão. Para isso o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) teve de desistir de sua candidatura.

Apesar de ter sido um grande crítico do governo Cabral, Maia diz que este foi um Ato de Responsabilidade Nacional e também estadual pelo risco de Pezão e Maia juntos eliminarem os dois do segundo turno, abrindo caminho para um 2º turno apenas com candidatos que apoiem Dilma Rousseff (PT).

Maia foi prefeito por 3 vezes do Rio de Janeiro, tendo levantado então o otimismo do carioca e marcando uma geração. Seu terceiro mandato foi criticado mas apesar disso houve o Pan 2007 e, o que era então uma marca negativa, a Cidade da Música, agora chamada Cidade das Artes e que vem sendo elogiada por várias publicações especializadas.

Cesar Maia é economista e casado com a chilena Mariângeles Ibarra, que conheceu no exílio durante a ditadura, e pai de um casal de gêmeos, o deputado federal Rodrigo Maia e a empresária Daniela Maia.

Seu número é o 255.

Tem como 1º suplente  Ronaldo Cezar Coelho (PSD) e 2º suplente Jorge Coutinho (PMDB)

Apoia Luiz Fernando Pezão (PMDB) para governador e Aécio Neves (PSDB) para presidente.

É apoiado por PMDB / PP / PSC / PTB / PSL / PPS / PTN / DEM / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PRP / PSDB / PEN / PSD e SD.

Romário (PSB)

Romario

O futebolista Romário (PSB) foi uma surpresa na atual legislação, de um jogador de futebol se tornou uma figura proeminente na política carioca, o que culminou em se tornar presidente do PSB/RJ e agora candidato ao Senado. Mas antes visto como uma figura acima dos políticos tradicionais acabou decepcionando muitos de seus eleitores mais fiéis ao aceitar uma aliança com Lindbergh Farias do PT de quem tanto criticava. A revolta nas redes sociais do Baixinho foi enorme.

Romário é deputado pela primeira vez e nos seus tempos de futebolista era conhecido por ser um dos 50 maiores bad boys do futebol mundial.  Seu estilo acabou gerando várias inimizades no mundo do futebol e continuou do mesmo jeito na política.

Romário tem curso superior incompleto (chegou a iniciar o estudo em Educação Física) e pai de seis filhos: Moniquinha, Romarinho, Daniellinha, Raphael, Isabellinha e Ivy.

Seu número é o 400.

Tem como 1º suplente  João Batista Lemos (PCdoB) e 2º suplente Vivaldo (PSB).

Apoia Lindbergh Farias (PT) para governador e Eduardo Campos (PSB) para presidente.

É apoiado por PT / PV / PSB e PC do B

Carlos Lupi (PDT)

LUPI

Creio que não deveria nem te-lo colocado entre os principais nomes, sai como candidato apenas a pedido de Dilma para que tivesse uma candidato ao Senado no Rio. Carlos Lupi é muito bom de “política” mas péssimo de voto. Presidente do PDT desde o falecimento de Leonel Brizola, Lupi foi deputado federal uma vez, entre 91 e 95 e candidato a Senador em 2002 ficando em 10º lugar e a governador em 2006 ficando em 6º. Vale ressaltar que o site do PDT diz que Lupi foi deputado federal constituinte mas seu nome não encontra na listagem da Câmara Federal.

Em 2007 se tornou Ministro do Trabalho de Lula mas acabou sendo exonerado em 2011 em uma das pseudo-faxinas éticas da presidente Dilma Rousseff. Lupi estava então envolvido em uma acusação de desvio de dinheiro público.

Não creio nem que Lupi vá fazer campanha, no máximo agendas com Dilma e Tv.

Carlos Lupi é presidente do PDT, administrador e professor de Administração, Economia e Contabilidade, é casado com a jornalista Angela Rocha e tem três filhos.

Seu número é o 123.

Tem como 1º suplente  Marcelo Panell (PDT)  e 2º suplente Arildo Teles (PDT).

Apoia ninguém para o governo estadual e Dilma Rousseff (PT) para presidente.

É apoiado apenas pelo PDT.

Liliam Sá (PROS)

Liliam Sá

A simpática deputada federal Liliam Sá será a única representante do sexo feminino candidata ao Senado e seu nome surgiu de última hora, é que o seu colega de partido Hugo Leal tinha sido o escolhido na chapa que tem Garotinho governador e Dilma Rousseff presidente mas ao saber da candidatura de Lupi recusou-se a dividir Dilma com outro candidato.

LIliam Sá tem como base dos eleitores os evangélicos e exerce seu primeiro mandato como deputada federal, mas foi vereadora do Rio de Janeiro por 3 mandatos seguidos e já foi candidata ao Senado em 2002. Como curiosidade foi eleita deputada federal pelo PR, mudou para o PSD, voltou ao PR e finalmente foi para o PROS, isso em menos de 4 anos!!!

A candidata tem grau superior incompleto, é apresentadora de Tv e radialista. Não encontrei informações sobre a família da deputada.

Seu número é o 901.

Tem como 1º suplente  Comandante Norberto  (PROS) e 2º suplente Fernando William Ferreira (PROS).

Apoia Garotinho (PR) para governador e Dilma Rousseff (PT) para presidente.

Os outros

PSol

  • Senador – Pedro Rosa (PSol) – 500
  • 1º Suplente – Ana Carvalhaes (PSol)
  • 2º Suplente – Nascimento Bombeiro (PSol)

Presidente – Luciana Genro (PSol)
Governador – Tarcisio Motta (PSol)

PRB

  • Senador – Sebastião Neves (PRB) – 100
  • 1º Suplente – Coronel Amendola (PRB)
  • 2º Suplente – Leide (PRB)

Presidente – Dilma Rousseff (PT)
Governador – Marcelo Crivella (PRB)

PCB

  • Senador – Eduardo Serra (PCB) – 211
  • 1º Suplente – Paulo Oliveira (PCB)
  • 2º Suplente – Dinarco Reis Filho (PCB)

Presidente – Mauro Iasi (PCB)
Governador – Ney Nunes (PCB)

PCB

  • Senador – Heitor Fernandes (PSTU) – 161
  • 1º Suplente – Vania Gobetti (PSTU)
  • 2º Suplente – Lauson Regins (PSTU)

Presidente – Zé Maria (PSTU)
Governador – Dayse Oliveira (PSTU)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quem são os candidatos a senador do Rio de Janeiro em 2014
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui