Ranking internacional mostra que Rio de Janeiro não está preparado para o futuro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ranking internacional mostra que Rio de Janeiro não está preparado para o futuro

A Escola de Negócios IESE lançou recentemente seu estudo nacional chamado Cities in Motion Index (ICIM), que ranqueia as cidades mais “espertas” do mundo, aquelas que tem os níveis mais altos em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. E o Rio de Janeiro está mal, muito mal.

Das 135 cidades pesquisadas, o Rio de Janeiro se encontra na 116ª posição! Ou seja, apenas 19 cidades estão menos preparadas que o Rio para o futuro, e a maioria é do Brasil, que é que tem mais cidade no fim da lista. Fortaleza está em 133º, Recife em 132º, Brasília em 131º, Belo Horizonte em 129º, Porto Alegre em 128º e Salvador em 127º, uma vergonha! Já Curitiba está em 97º, São Paulo em 94º,

Os pesquisadores basearam seus estudos em governança, gerência pública, planejamento urbano, meio ambiente, alcance internacional, coesão social, mobilidade e transporte, capital humano (habilidade para atrair talentos) e economia.

Advertisement

A pior posição do Rio de Janeiro foi em “Capital Humano”. Enquanto Tóquio ficou em 1º lugar na capacidade de atrair e reter talento, criar planos para melhorar educação e aumentar a criatividade e a pesquisa, o Rio ficou em 132 lugar. É uma triste verdade, a cada dia vejo mais amigos, com ampla capacidade de trabalho e intelectual, indo para outras cidades.

Já em coesão social, que trata de desenvolvimento da comunidade, cuidado com os idosos, eficiência do sistema de saúde e segurança pública, o Rio ocupa um nada honroso 120º lugar.

O Rio de Janeiro também está abaixo do 100º lugar em Economia, 112º no que tange estratégia das cidades para fomentar a inovação e o empreendedorismo. Quem ocupa o 1º lugar é Nova Iorque.

Em gerência pública, que são as ações que melhorem a eficiência da administração da cidade, incluindo o design de novas organizações e modelos de gerência,  estamos no 100º lugar. Em primeiro, claro, Tóquio.

A melhor posição de nossa cidade é em meio ambiente, em 27º lugar, Depois vem planejamento urbano, em 38º, governança 44º, impacto internacional 46º, tecnologia 73º e transportes 76º.

Ou seja, mesmo no que está melhor o Rio não está nada bem. Mas, ao menos, de acordo com o infográfico distribuído o Rio tem um alto potencial para o futuro:

53765af8dbf3eccb35000051

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ranking internacional mostra que Rio de Janeiro não está preparado para o futuro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui