Região Portuária concentra centenas de empresas com mais de 50 anos - Diário do Rio de Janeiro

Região Portuária concentra centenas de empresas com mais de 50 anos

0

Um estudo publicado pelo Sebrae/RJ apontou que a Zona Portuária do Rio de Janeiro concentra 380 das 6.174 empresas com 50 anos de idade na cidade. A empresa mais antiga tem 89 anos e atua no ramo de construção. O segundo negócio mais duradouro completa 73 anos no mercado de iluminação – os nomes dessas empresas não foram divulgados.

A maioria desses estabelecimentos são do ramo de alimentos e bebidas, somando 34% das empresas. As outras se dividem em porcentagens menores: hospedagem (4%), associações de direitos sociais (3%) e comércio varejista de ferragens e ferramentas (2%).

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

Segundo o estudo, para se manter tanto tempo na ativa, as empresas precisam ser proativas e antecipar-se às alterações do segmento.

“O apego a um produto ou serviço que ruma à obsolescência pode derrubar até empresas gigantes, como aconteceu com a Kodak, com o advento da fotografia digital, e a Nokia, que ficou para trás com o boom dos smartphone”, avaliam os técnicos do Sebrae/RJ.

Entre as empresas presentes na lista está o Angu do Gomes, restaurante de sucesso, criado em 1955, que já teve sua história contada aqui no Diário do Rio.

 

Felipe Lucena
Felipe Lucena é jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente