Rio 2016 deixará legado da esgrima

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

nas escolas 1

Os Jogos Olímpicos Rio-2016 podem deixar muitos legados à Cidade Maravilhosa. Pelo menos é o que a população deseja e espera. Entre esses legados, está a popularização de alguns esportes. Em um país como o Brasil, ainda repleto de desigualdades sociais, a prática esportiva profissional pode mudar muitas vidas. Pensando nisso, que surgiu o “Esgrima nas Escolas”.

Sob o comando da Federação Internacional de Esgrima, da Federação Estadual do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Esgrima, o projeto está levando às escolas públicas do estado do Rio professores e treinadores que ensinam para crianças os fundamentos, regras e algumas práticas desse histórico esporte olímpico.

O projeto, que já visitou escolas em Irajá, Guadalupe, Belford Roxo e na Vila Olímpica da Mangueira, tem como objetivo fazer a esgrima mais conhecida e formar uma torcida para os Jogos do Rio, além de dar ingressos para o evento-teste do esporte, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de abril, no Parque Olímpico.

Advertisement

nas escolas 2

Formar uma torcida para as Olimpíadas deste ano, aliás, é o maior objetivo da iniciativa. Presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Gerly Santos, opina sobre o assunto:

“O maior legado que os Jogos Olímpicos do Rio podem deixar para o esporte brasileiro – e para a esgrima em especial – é a criação de novos fãs e novos esportistas. E é nas escolas que eles estão. Por isso, as entidades da esgrima estão unidas nesse projeto, que tem uma importância muito grande. A esgrima pode ser praticada desde criança e é um esporte salutar e emocionante. A resposta dos jovens tem sido excelente. Vamos continuar com o projeto e vamos também levá-los para conhecer os grandes atletas mundiais, para que possam criar os seus ídolos”, disse Gerly Santos.

O projeto já esteve na Escola Municipal Professor Álvaro Espinheiro em Guadalupe onde atendeu a 110 crianças e também na Escola municipal Daniel Piza em Guadalupe, com 85 crianças; na Escola Municipal Conde Pereira Carneiro, em Irajá onde contemplou 150 crianças; e na Vila Olímpica da Mangueira, em parceria com o projeto do Comitê Olímpico Brasileiro, quando 300 crianças brincaram e conheceram a atividade esportiva.

nas escolas 2

A esgrima é um dos esportes disputados nos Jogos Olímpicos modernos desde a sua primeira edição, em Atenas 1896. As mulheres estrearam na modalidade com a prova de florete durante os Jogos de Paris, de 1924.

Na Rio-2016, as disputas da esgrima serão realizadas na Arena Carioca 3, quarta instalação que integra o complexo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

A Itália é a maior potência no esporte, com 121 medalhas ao total, sendo 48 ouros. O Brasil não tem tanta tradição internacional nessa modalidade esportiva e nunca conquistou um pódio olímpico. Mas se depender do “Esgrima nas Escolas”, essa condição mudará muito em breve.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio 2016 deixará legado da esgrima
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui