Rio de Janeiro x São Paulo: sem exageros por favor

Lagoa Rio de Janeiro por Roberto Stelling Como esse é um blog sobre o Rio de Janeiro e que gosta de alfinetar os paulistas recebo muitos comentários exaltado dos dois lados e, claro, das pessoas sem humor. Normalmente deleto comentários exaltados demais, ou seja, aqueles que a pessoa sai totalmente da razão.

 

Rivalidades são comuns, em futebol, basquete, países e, claro, cidades, especialmente quando elas disputam os primeiros lugares, há uma rivalidade entre o Flamengo e o Vasco, mas não há entres eles e o Tigre do Brasil, é claro. E é sempre daí que sai as melhores piadas.

Se Sampa é Nova York, o Rio é Los Angeles e San Francisco. Os paulistas puxam a economia e os cariocas a cultura. A Terra da Garoa é cinza e a Cidade Maravilhosa, bem, maravilhosa. São Paulo teve como governadores em seqüência Covas, Alckmin e Serra, o Rio Moreira, Marcelo Alencar, Garotinho e Cabral, opa, perdemos de goleada…

 

Há quem perca o bom humor e fique na fúria cega falando mal um do outro. Há quem venha parar no Diário do Rio de comunidades de ódios aos cariocas, e há as de ódio aos paulistas… vamos todos entrar em um consenso: Em São Paulo se tem a melhor comida, mas no Rio se come com vista para a Lagoa.

 

Foto: Lagoa Rio de Janeiro por Roberto Stelling

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8875 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

0 Comentários

  • Felipe Reply

    10 de Março de 2016 at 20:16

    Sinceramente… um ponto turístico aqui já vale por São Paulo inteiro!!!
    Se juntar todos os municípios do Rio, temos o mundo inteiro aqui dentro. Isso serve para morrerem de inveja, somos a melhor cidade do país mexxxmo!!! rsrs
    E nosso sotaque é o melhor, somos para o Brasil, igual os EUA sempre foram pro mundo, a vitrine!
    Mas detestamos paulistas, são uns chatos, arrogantes, frios, não sabem o que é calor humano! Meus clientes paulistas, são os piores. E que cidade mais sem graça. Aliás, tem algo mais em SP do que prédios e comer, ou praias com areias amareladas (aliás, nunca fui e nem quero).
    E quanto à economia, não devemos nada a ninguém. Somos auto-suficientes.
    E mais, temos muito potencial, e SP está saturado.

    Mudando de assunto… Favelados têm aqui e em todo o país… Basta escutar esse funk chula que vem de São Paulo… Aliás, que sotaque ruim… Jesus…
    E pensa, se acaba o dindin de SP, sobra o que ?? rsrs

    Vem pro Rio, fica uns meses, e você vai entender o que é lugar quente, bonito, de se viver.
    Nenhum problema no Rio é um grande problema, pode ter certeza. Porque nascer, acordar e viver nessa cidade… Onde mistura mar, natureza, rio, floresta, quente e frio, praia e serra, que tem o gringo, que tem o nordestino, o índio, o negro, o gaúcho, que tem beleza e riquezas naturais, onde todo mundo dá um jeito pra tudo, e mesmo brigando, no final tudo sempre fica bem… Isso é o Rio!

    Cidade que você paulista inveja, e que adoraria conhecer. Não tem uma pessoa que tenha vindo pra cá e eu tenha levado pra conhecer o Rio, que não se apaixonou.

    Eu me orgulho muito!
    Só me preocupa uma coisa: Já fui outras cidades no Brasil, e me desculpem, mas nenhuma teve qualquer graça, porque qualquer coisa que qualquer cidade tinha, nós temos muito melhor aqui!

    Bom, vou saindo pq já perdi muito tempo com paulista… Vlw mano… No flow! rsrs

    Abraço!
    … de um Carioca da Gema!
    … que nasceu no subúrbio.
    … hoje consultor e gestor de negócios.
    … e que nos fins de semana descansa na serra, no campo, ou na praia…

    Desculpa aí! rsrs

    Beijo no ombro! rsrs

    Fui….

  • Alexandre Alves Reply

    4 de Maio de 2015 at 19:28

    Praia tem em todo lugar porra!.voces se contentam com pouco.seus favelados orgulhosos do caralho!.

  • Matheus Mariano Reply

    21 de Janeiro de 2015 at 13:31

    Daniel Alves substantivo próprio com letra minuscula"barack obama" :o, pelo amor de Deus coloca R nas palavras é LUGAR nao "luga", olha o plural, é OS PAULISTAS nao "os paulista", cadê a concordancia "inveja do carioca por q cidade E mais famosa" , o que é ventar uma musica? Num seria INVENTAR!!!
    Volta pra escola!!!!!

  • Matheus Mariano Reply

    21 de Janeiro de 2015 at 13:23

    João Pedro Nogueira e mais folgado q carioca tbm nao kkkkkk

  • Matheus Mariano Reply

    21 de Janeiro de 2015 at 13:22

    Daniel Alves porra o evento acontece ai no rio e num sabe nem fala o nome corretamente, é Rock in Rio

  • Matheus Mariano Reply

    21 de Janeiro de 2015 at 13:16

    são paulino é quem torce pro São Paulo FC, quem nasce na capital é paulistano e no estado é paulista!! ta ai a ignorancia do Rio, num sabe nem geografia kkkkkkkk, vai estudar!!!

  • Daniel Alves Reply

    22 de Fevereiro de 2014 at 04:35

    barack obama nem conhece sp , são paulo e luga chato pra caralho , os paulista tem inveja do carioca por q cidade e mais famosa , carioca tem seu funk ,paulista esta copiando o funk tem nem ideia burros , venta uma musica seu nerd

  • Daniel Alves Reply

    22 de Fevereiro de 2014 at 04:32

    Joao Villoria Pires Pires kkkkk maluco a rota nem sabe cria o escudo é imita do bope , tropa de elite 3 vai se contra os paulista tudo bando de otarios

  • Daniel Alves Reply

    22 de Fevereiro de 2014 at 04:29

    manda essa porcaria de rota invadi a favela , vai nem conseguir os pulista tem inveja , vem todos pra cá ir no show do rock rio , ate a africa e melhor do q são paulo

  • Bruno Matsuoka Reply

    1 de novembro de 2013 at 22:53

    Cada uma tem uma a sua qualidade São Paulo está entre os maiores polos de gastronomia do mundo e vida noturna tb já o Rio de Janeiro tem o entorno natural mais bonito do mundo além do samba e carnaval

  • Allan Raffik Silva Reply

    14 de Março de 2013 at 21:36

    Mano Sou Paulistano de sangue & Paixão haha' São Paulo é tudo meu, cidade acolhedora, uma cidade gostosa de se viver a cidade da miscigenação tenho tudo em uma só cidade , São Paulo fosse um País seria o (40) em economia e população. Pois então antes de falar mal dela, venha conhecer e desfrutar o que tem de bom, por que poucas cidades tem habitantes apaixonados para falar que ama tal cidade, como os de São Paulo tem para falar que ama Sampa?

  • Willian São Paulo Reply

    9 de Março de 2013 at 04:16

    Os Cariocas são arrogantes isso sim!!! kkkk
    Para os desinformados de plantão "Paulista" é para quem nasce no Estado de São Paulo, e lamento informar que o Estado de São Paulo tem praia kkk No litoral Paulista existe uma das cidades mais ricas do país a cidade de Santos, e a Pérola do Atlântico o Guarujá.
    A cidade de São Paulo é uma cidade de negócios e não um playground, infelizmente as duas cidades tem terríveis problemas sociais, mas pelo menos na cidade de São Paulo as favelas não são dominadas por traficantes ou guerrilheiros armados.

  • IughMattar Andrade Reply

    25 de Janeiro de 2013 at 01:57

    Respondendo a Day ao Vitor…
    A cultura brasileira é a cultura CARIOCA, o samba, a praia, a malandragem, a bossa nova, coisas que, às vezes, para um goiano ou um gaucho, estão mt longe de representar a SUA experiencia de brasileiro.
    No exterior, todo brasileiro tem que aprender a ser a imagem do brasileiro e, essa imagem vem do rio.

  • Luckas Gabriel Reply

    16 de novembro de 2012 at 15:53

    Rivalidade máxima entre Paulista (trabalho) e Rio (Cultura)
    Não é por nada não, mais eu prefiro o São Paulo, porque cultura não ajuda o país a se desenvolver e sim o trabalho que os Paulistas fazem que geram 33% da riqueza do Brasil.

  • Daniel Sampaio Reply

    4 de outubro de 2012 at 01:38

    Caralho, paulista é tão enrustido que dá até pena… Só falta postar um gráfico que São Paulo é mais rico e os caralhos a 4. Que bom que sua cidade tem grana, amiguinhos. Mas praia que é bom nada né?

  • Daniel Sampaio Reply

    4 de outubro de 2012 at 01:38

    Caralho, paulista é tão enrustido que dá até pena… Só falta postar um gráfico que São Paulo é mais rico e os caralhos a 4. Que bom que sua cidade tem grana, amiguinhos. Mas praia que é bom nada né?

    • João Pedro Nogueira Reply

      4 de outubro de 2012 at 17:25

      mais arrogante que paulista não existe…

    • Joao Villoria Pires Pires Reply

      21 de dezembro de 2012 at 16:20

      temos SANTOS seu carioca lixo otario do caralho !! o que é rio de janeiro perto de Sampa? maior cidade do brasil estado mais rico melhor futebol do brasil só esse ano SANTOS CORINTHIANS PALMEIRAS E SÃO PAULO JÁ JUNTOU 6 TITULOS E VCS … A ME DESCULPE !

  • Joao Villoria Pires Pires Reply

    14 de setembro de 2012 at 00:28

    São Paulo é claro pois comercio cidade monstro pois é mt melhor q o Rio sem ofenças ao Rio e futebol paulista é mt melhor!

  • Clovis Costha Reply

    4 de julho de 2012 at 13:55

    que pecado sp melhor que rio nem que a vaca tussa sp nao ganho nenhum premio pelos seu encantos mil e vcs sao paulinos como diz a resvista do fantastico vcs so querem trabalhar e sao uns brancos azedos

  • Clovis Costha Reply

    4 de julho de 2012 at 13:53

    f

  • Lívia Souto Reply

    3 de julho de 2012 at 23:30

    Quem disse que carioca fica na praia o dia inteiro? Eu moro no Rio e quase não vou à praia… Esse é o 'grande trauma' dos paulistas, não ter uma praia perto de casa ou do trabalho e aí eles imaginam que o carioca faz o que eles fariam se morassem no Rio..

  • Lívia Souto Reply

    3 de julho de 2012 at 23:26

    Se Florianópolis tivesse um número de habitantes tão elevado quanto o do Rio , aí sim poderíamos comparar…Se tivesse tido o mesmo número de migrantes que o Rio e fosse tão internacionalmente conhecida quanto o Rio aí poderíamos comparar…
    Funk é cultura sim e veio de outro país chamado E.U.A., e se adaptou às condições das classes desfavorecidas do Rio.Nos E.U.A. o Hip-Hop('primo do Funk') é considerado um tremendo movimento cultural. Pode-se até não apreciar este estilo musical mas não pode-se dizer que não é cultura! Aí entra a questão do preconceito, social e racial!

    • Felipe Rizzoni Reply

      18 de agosto de 2012 at 08:38

      Infelizmente para brasileiro otários, putaria é cultura nesse lixo de país…

  • Anônimo Reply

    2 de julho de 2012 at 04:32

    Rio de janeiro puxa cultura? desde quando funk é cultura meu bem?
    E FLORIANÓPOLIS é muito melhor que o rio de janeiro em todos os sentidos.

  • Anônimo Reply

    24 de junho de 2012 at 21:42

    depois que li que rio de janeiro é cultura aí eu parei.

    são paulo tem o maior berço cultural do país pelos seguintes motivos:

    a maior taxa de descendentes de imigrantes no brasil está presente na cidade de são paulo, italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, sírio-libaneses entre outros são alguns exemplos.

    e é claro, que com toda essa diversidade, são paulo não podia deixar de ser a "CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA" graças aos imigrantes.

    são paulo é a 5ª "CAPITAL MUNDIAL DA MODA", o que leva a vários turistas de diversos países a visitarem nossa cidade em busca de novas tendências.

    são paulo recebe milhares de turistas de negócios, todos os anos, e mesmo o rio de janeiro recebendo uma par de turistas ( em busca de lazer) são paulo foi considerada a "CAPITAL BRASILEIRA DO TURISMO".

    são paulo tem a maior variedade artística do país, com centenas de museus, galerias de arte e edifícios de valor histórico, por isso muitos a consideram a "CAPITAL BRASILEIRA DAS ARTES", pois aborda a música, com gêneros como a clássica, rock, hip hop, pop, mpb a pintura, contemporânea, abstrata etc esculturas também estão presentes na cidade, etc.

    são paulo é considerada a "CAPITAL BRASILEIRA DA MISCIGENAÇÃO", ou seja vários povos diferentes formam nossa sociedade, o que eu acho que é uma coisa bem culta.

    o que rio de janeiro tem de cultura? carnaval? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Anônimo Reply

    24 de junho de 2012 at 21:42

    depois que li que rio de janeiro é cultura aí eu parei.

    são paulo tem o maior berço cultural do país pelos seguintes motivos:

    a maior taxa de descendentes de imigrantes no brasil está presente na cidade de são paulo, italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, sírio-libaneses entre outros são alguns exemplos.

    e é claro, que com toda essa diversidade, são paulo não podia deixar de ser a "CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA" graças aos imigrantes.

    são paulo é a 5ª "CAPITAL MUNDIAL DA MODA", o que leva a vários turistas de diversos países a visitarem nossa cidade em busca de novas tendências.

    são paulo recebe milhares de turistas de negócios, todos os anos, e mesmo o rio de janeiro recebendo uma par de turistas ( em busca de lazer) são paulo foi considerada a "CAPITAL BRASILEIRA DO TURISMO".

    são paulo tem a maior variedade artística do país, com centenas de museus, galerias de arte e edifícios de valor histórico, por isso muitos a consideram a "CAPITAL BRASILEIRA DAS ARTES", pois aborda a música, com gêneros como a clássica, rock, hip hop, pop, mpb a pintura, contemporânea, abstrata etc esculturas também estão presentes na cidade, etc.

    são paulo é considerada a "CAPITAL BRASILEIRA DA MISCIGENAÇÃO", ou seja vários povos diferentes formam nossa sociedade, o que eu acho que é uma coisa bem culta.

    o que rio de janeiro tem de cultura? carnaval? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Paulo Frois Reply

    14 de Maio de 2012 at 07:21

    Olá Amigo (considere-se honrado por usar letra maiúscula)
    Cara, não dá para comparar Rio e São Paulo…
    Mas, se mesmo assim, fazeres questão, "voi-lá"…
    #São Paulo#
    *Maior cidade do Brasil e das Américas (sim, ela é maior que a Big Apple)
    *10º maior PIB do mundo (à frente de 50 países…vale lembrar que me refiro à uma cidade!)
    *Melhor transporte METROPOLITANO da América do Sul (aqui não se enquadra superlotação, o que é um outro problema, e sim o estado das composições e intervalo entre as mesmas)
    *Cidade brasileira mais influente no mundo (fonte Wikipedia)
    *5ª capital de moda do mundo, junto com PARIS, MILÃO, NY e LONDRES
    *Maior rota de turismo corporativo das Américas, ou seja, recebe mais visitantes a negócio que New York
    Entre muitas outras mais…
    Sim, existe muita violência! Sim, está deficitária em alguns aspectos… Mas tudo isso são problemas que aflige uma grande megalópole…ou você acha que Londres ou Paris ou qualquer outra grande cidade é tudo às mil maravilhas?
    #Rio de Janeiro#
    *Segunda maior cidade do Brasil
    *Maior rota de turismo de lazer de todo o hemisfério Sul
    *Simplesmente linda! Sim, linda, linda, linda…
    E com uma má, antes péssima, administração municipal…
    Quanto a seu pronunciamento…de que SP é a capital dos negócios e RJ da cultura, discordo, pois para isso deve-se, obrigatoriamente, levar-se em conta os números de ambas as cidades e aqui ei-los:
    SP
    Segundo maior número de Teatros e Cinemas das Américas (sim, perde para NY. E em terceiro nem pense que é o Rio pois Buenos Aires é fogo!)
    Por ter feito parte da história política e econômica do Brasil, São Paulo é praticamente um museu a céu aberto, com bairros e edifícios de incalculável valor histórico. A cidade possui uma enorme variedade de museus e galerias de arte, que possuem acervos dos mais variados estilos, da arte sacra a moderna, além de curiosidades sobre ciência, política, religião, entre outros temas. Entre os museus mais famosos da cidade estão Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu do Ipiranga, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras instituições de renome. Também abriga um dos cinco maiores parques zoológicos do mundo, o Parque Zoológico de São Paulo (Fonte CulturaSP.org)
    A cidade tem uma cena musical fervilhante, com diversas vertentes musicais sendo representadas. É da cidade o "Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade", os Demônios da Garoa,[1] grupo de samba da década de 1940 ainda hoje em atividade. Berço de várias bandas de rock nas décadas de 1970 e 1980, também é influente no movimento hip-hop (break, grafite e rap), sendo que, no Brasil, os maiores expoentes dessa vertente cultural estão em São Paulo e seu entorno. Também é forte a presença da música eletrônica, com diversas raves e festas, como o Skol Beats, Nokia Trends, Spirit of London, entre outras.
    Por seu aspecto urbano, a cidade cada vez mais se renova musicalmente, aceitando os diversos ritmos musicais oriundos de todas as partes do país. São Paulo também é um dos principais centros de música erudita do Brasil, sendo local de nascimento de compositores internacionalmente reconhecidos como Osvaldo Lacerda e Amaral Vieira, e palco durante o ano todo de apresentações de concertos e óperas em suas diversas salas, como a Sala São Paulo, o Teatro Municipal de São Paulo (palco da Semana de Arte Moderna de 1922, considerada marco de início da arte moderna no Brasil), o Teatro São Pedro e o Teatro Alfa. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) é considerada o melhor conjunto sinfônico da América Latina
    Pronto, acho que já tá bom… Agora, fale-me de vocês…
    Vc quer saber a verdade?
    SP tá capengando… E sabe porquê? Por que tá cansada de carregar a América do Sul nas costas.
    SP, capital dos negócios e cultural…
    Rio, linda e…linda!
    Vem que tem, amigo!

  • Lucca Tonassi Kell Reply

    22 de Abril de 2012 at 20:03

    Cá entre nós fui criado no interior do Rio e vivo atualmente em São Paulo, sou italiano nato, com dupla-nacionalidade, conheço este brasil de norte a a sul, e vou dizer uma coisa
    O MELHOR LUGAR DESTE BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS É FLORIANOPOLIS (Capital de Santa Catarina)
    não vou perder meu tempo numa briga idiota, entre vcs, pra mim vcs 2 (RJ SP) são ridiculos, escrotos, babacas, otários e absolutamente sem sentidos, cara em vez de vocês ficarem brigando a vida inteira, dê as mãos, andem junto pois vcs 2 são as maiores cidades deste brasil, então juntos vocês farão desta nação um bom lugar, farão deste país o maior em todos os sentidos
    A razão pela qual a Italia é mais corrupta q o Brasil é por q nós viviamos em divisa, só depois que unificou que ficou um pouco melhor
    O Lema é
    Liberdade – Igualdade – Fraternidade
    Afinal que porra é esse de igualdade se fica um ao outro se matando numa guerra escrota
    que fraternidade é essa se um odeia ao outro
    e que liberdade é essa que as pessoas vivem "presas" em preconceitos

    A verdade dói eu sei e se as pessoas não aceitarem esse meu comentário só vai ta provando isso
    vamos fazer deste país um lugar melhor pra nossas crianças
    vamos juntos fazer do Brasil um país de 1º mundo

  • Lucca Tonassi Kell Reply

    22 de Abril de 2012 at 20:03

    Cá entre nós fui criado no interior do Rio e vivo atualmente em São Paulo, sou italiano nato, com dupla-nacionalidade, conheço este brasil de norte a a sul, e vou dizer uma coisa
    O MELHOR LUGAR DESTE BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS É FLORIANOPOLIS (Capital de Santa Catarina)
    não vou perder meu tempo numa briga idiota, entre vcs, pra mim vcs 2 (RJ SP) são ridiculos, escrotos, babacas, otários e absolutamente sem sentidos, cara em vez de vocês ficarem brigando a vida inteira, dê as mãos, andem junto pois vcs 2 são as maiores cidades deste brasil, então juntos vocês farão desta nação um bom lugar, farão deste país o maior em todos os sentidos
    A razão pela qual a Italia é mais corrupta q o Brasil é por q nós viviamos em divisa, só depois que unificou que ficou um pouco melhor
    O Lema é
    Liberdade – Igualdade – Fraternidade
    Afinal que porra é esse de igualdade se fica um ao outro se matando numa guerra escrota
    que fraternidade é essa se um odeia ao outro
    e que liberdade é essa que as pessoas vivem "presas" em preconceitos

    A verdade dói eu sei e se as pessoas não aceitarem esse meu comentário só vai ta provando isso
    vamos fazer deste país um lugar melhor pra nossas crianças
    vamos juntos fazer do Brasil um país de 1º mundo

  • Diego Luiz Caruso Reply

    18 de Abril de 2012 at 19:18

    Sao paulo esta anos luz a frente do rio! Uma Cidade dos folgados que ficam na praia o dia inteiro

  • Diego Luiz Caruso Reply

    18 de Abril de 2012 at 19:18

    Sao paulo esta anos luz a frente do rio! Uma Cidade dos folgados que ficam na praia o dia inteiro

  • Duda Reply

    6 de Março de 2012 at 13:09

    Diego, nao me venha com bandidos que mandam no rio  por que existem meia-dúzia de estados em que a criminalidade nutre índices superiores ao que o Estado da Guanabara, contando com Sao Paulo, se voce desse uma pesquisada iria saber. Mas paulista deve ter esta mania de que sempre esta certo. Enquanto a vista? Serio que voe vai falar que a vista urbana de Sao Paulo ‘e mais bonita que a do Rio de Janeiro? Que mistura os dois. Sem contar que o carioca pode ate ser arrogante mas tem todo o direito, vivem numa cidade que ‘e chamada de maravilhosa, nao so pelos brasileiros mas pelo mundo inteiro e nao numa conhecida como terra da Garoa, pelo contrario aqui faz Sol e muito. No sotaque eu nem vou discutir, porque chega a ser babaquice, ja que nao e nada bom ficar ouvindo sao-paulinos, ou sei la o que voces sao, falar esquerrrrrrrda ou porrrrta. Sao Paulo e um grande centro comercial, mas o Rio tambem tem tanto valor quanto, e o turismo? Quem e o turista que vai pagar para ver o carnaval sem cor de sao paulo, o ano novo dentro de casa, e os predios monotomos? 

  • Diego Reply

    26 de Fevereiro de 2012 at 23:36

    Rio de janeiro Ta afundando o brasil

  • Diego Reply

    26 de Fevereiro de 2012 at 23:25

    Como disse uma pessoa ae embaixo Sao Paulo esta anos luz a frente do rio, no rio quem manda são os bandidos. Em SP temos um mar de prédios, vista urbana bem melhor que natural. Os cariocas são arrogantes e tem um sotaque escroto irritante. Sem SP o Brasil nao teria avançado metade do que avançou nesses últimos anos

    • Andreza Reply

      11 de Março de 2012 at 21:30

      caraaaaaaaaaaaalho só fala merda, Rio de Janeiro tem muita fonte de riqueza, SÃO PAULO tem graça nenhuma só serve pra fazer negócios e outras coisinhas já o Rio preciso nem falar.

    • Andreza Reply

      11 de Março de 2012 at 21:30

      caraaaaaaaaaaaalho só fala merda, Rio de Janeiro tem muita fonte de riqueza, SÃO PAULO tem graça nenhuma só serve pra fazer negócios e outras coisinhas já o Rio preciso nem falar.

  • Fisio Leandro 2012 Reply

    20 de Fevereiro de 2012 at 02:10

    Então é o seguinte:
    – ESTAMOS DIANTE, DOS DOIS MAIORES ESTADOS BRASILEIROS, EM RELAÇÃO A ECONOMIA, CULTURA E DIVERSIDADE, mas, São Paulo, está anos-luz, de Rio de Janeiro, porém, não entendo, pq, muitos estrangeiros, preferem passar férias no RJ, para, aqui, tem muito mais luxo, opções gastronômicas, baladas, culturas, e sem contar, que aqui em SP, não tem, tanto bandido perigoso, quanto no RJ, mas também, é o local, onde acontece, as maiores tragédias, causadas por pessoas dementes, mas mesmo assim, é o coração do Brasil, amo esse Estado-País, é uma honra pra mim, ser paulista.

  • Marcos Reply

    19 de Janeiro de 2012 at 22:21

    A comparação entre São Paulo e Rio de Janeiro não tem sentido nenhum. São Paulo é o centro econômico do Brasil há muito tempo e tem se consolidado como o centro cultural  e político. Grandes nomes das artes, música e literatura tem base em São Paulo.  Alguns dos partidos mais importantes do Brasil tem base em São Paulo. São Paulo foi construída do nada pelos paulistas e deveria ser comparada a Nova Iorque, Paris ou Berlim (que aliás, tampouco tem praias). Os paulistas devem se orgulhar daquilo que fizeram.
    O Rio foi a capital política, cultural e econômica no passado e hoje vive meramente da INÉRCIA histórica. O carioca só pode se gabar daquilo que NÃO FEZ: destruir a paisagem natural da cidade. Ou seja, a vista da cidade, incluindo as praias, é o único motivo de orgulho dos cariocas atualmente. Esse orgulho não é de forma alguma mérito do carioca, e sim da natureza.

  • Jonatasfreitas12 Reply

    30 de dezembro de 2011 at 22:40

    Adoro São Paulo, pra mim se compara a grandes capitais como Nova York e Washington
    É uma cidade com grande potencial econômico e artístico ou seja é a locomotiva desse pais. Se a economia de São Paulo cair, o país inteiro para. Não só pelas grandes empresas ou pelos arranha céus, mas pela noite badalada que tem pelos centros de compras mais luxuosos do país (Oscar Freire). O Rio de Janeiro serve apenas como um cartão de visitas.

  • Luiza Ewblank Reply

    22 de dezembro de 2011 at 10:35

    Sou do RS,Canoas,mais acho o seguinte,SP é realmente mais desenvolvido (aceitem Cariocas). O estado de SP é o estamo mais rico do Brasil e o mais desenvolvido da america latina! Só que o rio,o rio é o estado das belezas naturais,das meninas lindas.
    Essa é a minha opiniao….olha,tem tanta coisa pra falar de SP : Museus, Arranha-ceus,Avenidas lindas,Ruas maravilhosas,As praias,restaurantes,parques…E o Rio? Praias,cristo redentor,florestas,montanhas e mais o que? nao tem o que falar….Ja fui pras 2 cidades e sem duvidas sao paulo é melhor.
    P.S.:Sou do RS,e realmente,sultaque carioca irrita demais! Voces se acham a ultima bolacha do pacote.

    • Renato Henrique Sousa Reply

      19 de Fevereiro de 2012 at 13:53

      Aceito sua opinião (apesar do fel) e que realmente a cidade de “sampa”
      é mais desenvolvida que a nossa. São Paulo, pra quem nao sabe, ja foi considerada um das cidades mais poluídas do mundo, o povo é extremamente mal educado e arrogantes. Acha que nosso “sotaque” irrita? tenta ouvir PORRRRRRRRTA e MANOS, entre outras coisas, durante um dia? Vocês do Sul, sao na verdade o povo menos brasileiro que existe, começando por esse seu sobrenome….Dá um tempo!
      Amiga, conheça o RJ de verdade, a hospitalidade, cordialidade, amor…venha conhecer nossos subúrbio, nossa gente. Aqui há oq de mais rico tem esse país: a mistura, a cara do Brasil. Fica vc com sua cultura importada, seus olhos azuis e sobrenomes Alemães. O paulista sempre teve inveja do RJ, afinal, seremos o primeiro a sediar uma Olimpíadas em toda a America do Sul e Central. E eu sei que esta torcendo pra que tudo der errado, nesse ponto vc sao muito parecidos com os paulistas….rsrsrs
      Bossa Nova, Rock in Rio, Maracanã, Floresta tropicais, litoral lindo, quer saber…fica vc com sua divisa com arghentinos paraguaios e uriguaios…na verdade, vc é tao pequena quantos os “manos” aqui ao lado…beijos e curta bastante sua neve e seus chucrutes…

  • Peron Reply

    25 de novembro de 2011 at 17:46

    Acho que as duas cidades são legais
    Estou aqui no Brasil fas sete mezes sou do México e elas tem belezas diferentes
    RIO :prais ,garotas bonitas,sol…
    SÃO PAULO:economia de ponta ,badalação,moda

  • Raro Reply

    25 de novembro de 2011 at 17:42

    Rio e sim maravilhoso ……
    OBS:ZONA SUL por que o resto consegue ser pior do que um país de terceiro mundo

  • Raro Reply

    25 de novembro de 2011 at 17:42

    Rio e sim maravilhoso ……
    OBS:ZONA SUL por que o resto consegue ser pior do que um país de terceiro mundo

  • Aimar Jordan Reply

    1 de novembro de 2011 at 09:24

     Aqui em SP não temos rivalidade com os cariocas.A rivalidade é por parte das pessoas do Rio de Janeiro.

  • levy Reply

    18 de setembro de 2011 at 20:00

    é gozado os cariocas falam que são paulo  é uma cidade chata , que só presta pra trabalho muito bem
    agora alguém me explica o que é uma pessoa sem trabalho sem emprego,se torna uma pessoa com baixo auo- estima sem perspectiva de vida sem sonhos é o que acontece com muitos cariocas é quer dizer que se dizem cariocas que moram ai em favelas nos moros, e acabam paetindo para a marginalidade, sem sombra de dúvida esse é o retrato do rio de janeiro

  • levy Reply

    18 de setembro de 2011 at 20:00

    é gozado os cariocas falam que são paulo  é uma cidade chata , que só presta pra trabalho muito bem
    agora alguém me explica o que é uma pessoa sem trabalho sem emprego,se torna uma pessoa com baixo auo- estima sem perspectiva de vida sem sonhos é o que acontece com muitos cariocas é quer dizer que se dizem cariocas que moram ai em favelas nos moros, e acabam paetindo para a marginalidade, sem sombra de dúvida esse é o retrato do rio de janeiro

  • Rio, o foguete da naçao! Reply

    8 de agosto de 2011 at 15:17

    Sao Paulo é uma cidade decadente.

  • Fehh Reply

    7 de agosto de 2011 at 03:02

    I LOVE SAO PAULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Carioca Reply

    12 de julho de 2011 at 00:18

    kkkkkk’   v  paraa os paulistas.  vooces axaam quee são alguem, a raiva de carioca é essa, vcs se sentem muito, e se sente sem teer oque se sentiir,  agente vai a praaia, vcs mal  veem agua, só coom enxente. tudo poluido cidade é uma nojeira. não é atoa que muito mal ae só serve pra trabalho. agoora só o dinheiro que roda aqui de gringo fda, até de vcs msm.  bate oque vcs tiram ae,  aah vcs teem inveja.  só te falo uma coisa,   TENHO ORGULHO DE SER CARIIOCA,    fiica ae, e continua axando que é booom ser paulista

  • Ana Carolina Reply

    25 de Maio de 2011 at 21:31

    Hahaha que piada! Comparar RIo de Janeiro com São Paulo? Bem sem noção a comparação né…  Gente, Rio é do tamanho da Zona Leste de São Paulo… Sei lá, não tem nem comparação, Rio começa aqui, acaba ali. Adoro o Rio, é claro! Apenas acho que não da base uma comparação do tipo.. É mesma coisa comparar “Qual é melhor? RJ ou Camps do Jordão?”. Saca? Não tem nada a ver. E Rio, para mim, é exclusivamente turística. Sabem por quê? Infelizmente um pedaço da Zona Sul se salva, as outras pontas todas e o miolo são horríveis. Já São Paulo é muito melhor social e economicamente, por exemlo, os poucos lugares ruins (digo “poucos” em proporção, números relativos, pois tudo absoluto aqui é grande) ficam no extremo Leste e extremasso Sul. Agora, as quatro pontas de São Paulo são boas. Lendo a Veja de fevereiro, verifiquei que SP é a 4ª capital menos violenta do Brasil, enquanto RJ é a segunda ou terceira mais (tudo proporcional, é claro), além de que 9% da pop paulistana é favelada e 21% da pop carioca vivem em favelas. É muita diferença, não acham? SP é 99% do Brasil (e olha que odeio SP, o trânsito que aborrece todo dia, não vejo a hora de me formar em Medicina, 5° ano já, e sair daqui) em tudo, cultura, economia, gastronomia, pesquisa, produção científica, baladas, comércio, universidades… e todo o resto. Cariocas, adoro o Rio, mas, perdoem-me, não tem base essa comparação. Se Rio se resumisse em Leblon e Ipanema (meus lugares favoritos) seria ótimo, rs, infelizmente, não é asssim. Beijo a todos.
     

  • PABLO Reply

    20 de Abril de 2011 at 14:03

    DE TARDE O RIO É “LINDO” E SÃO PAULO É POLUIDO!
    DE NOITE O RIO É PÂNICO E SÃO PAULO É LUXO!
    DE DIA E DE NOITE SÃO PAULO É A MAIOR E MAIS RICA CIDADE DO BRASIL
    JA O RIO DE JANEIRO VAI SER SEMPRE APENAS A SEGUNDA

  • PABLO Reply

    20 de Abril de 2011 at 14:03

    DE TARDE O RIO É “LINDO” E SÃO PAULO É POLUIDO!
    DE NOITE O RIO É PÂNICO E SÃO PAULO É LUXO!
    DE DIA E DE NOITE SÃO PAULO É A MAIOR E MAIS RICA CIDADE DO BRASIL
    JA O RIO DE JANEIRO VAI SER SEMPRE APENAS A SEGUNDA

  • Lucas Carioca :D Reply

    20 de Abril de 2011 at 13:42

    São Paulo é uma otima cidade,é a mais rica tem bastante cultura,tem gigantes frotas de Helicopteros e etc,é mais rica q o Rio,por outro lado o Rio é a Wonderful City(Cidade Maravilhosa),tem praias lindas,pra aproveitar de dia e de noite,tem gramde riqueza cultural q nem o SP,eu acho q grana nao é tudo pq o Rio tb, é rico $$,ja fui em SP,achei lá lega mt legal msm,mas o Rio é sem Comparação,se for pra apelar pela noite paulista posso falar da Carioca´s Night,é mt boa tbm,alem da praia,tem restaurantes,pizzarias,teatros cinemas,gigantescos Shoppings,balada etc…o Rio é perfeito,por isso vai ter a Final da Copa em 2014 no MARACA,e As Olimpiadas de 2016′,e tbm o Rio q tem a maior parte do Petreoleo Brasileiro dps e um estado do Norte q nem me vem o nome agora.., e o Rio é o lugar preferidos dos famosos qnd se e pra passear,então o Rio é um lugar perfect,é claro q tem violencia favelas e tal…,como em Metropoles Mundiais,Rio a Cidade Mais Bonita do Mundo ‘

    De: Lucas Gustavo ‘

  • Lucas Carioca :D Reply

    20 de Abril de 2011 at 13:42

    São Paulo é uma otima cidade,é a mais rica tem bastante cultura,tem gigantes frotas de Helicopteros e etc,é mais rica q o Rio,por outro lado o Rio é a Wonderful City(Cidade Maravilhosa),tem praias lindas,pra aproveitar de dia e de noite,tem gramde riqueza cultural q nem o SP,eu acho q grana nao é tudo pq o Rio tb, é rico $$,ja fui em SP,achei lá lega mt legal msm,mas o Rio é sem Comparação,se for pra apelar pela noite paulista posso falar da Carioca´s Night,é mt boa tbm,alem da praia,tem restaurantes,pizzarias,teatros cinemas,gigantescos Shoppings,balada etc…o Rio é perfeito,por isso vai ter a Final da Copa em 2014 no MARACA,e As Olimpiadas de 2016′,e tbm o Rio q tem a maior parte do Petreoleo Brasileiro dps e um estado do Norte q nem me vem o nome agora.., e o Rio é o lugar preferidos dos famosos qnd se e pra passear,então o Rio é um lugar perfect,é claro q tem violencia favelas e tal…,como em Metropoles Mundiais,Rio a Cidade Mais Bonita do Mundo ‘

    De: Lucas Gustavo ‘

  • Igoroliveira Reply

    6 de Abril de 2011 at 20:42

    vai se ferrar você não conhece a cultura Paulista e fica falando mau. SP ganha do rio rindo é maior o Metrô e os Trens aqui são super modernos e quanto ao do rio parece Carroça de cavalo e quanto a poluição qual capital não é poluida se encherga você veio até aqui so pra fazer comentarios ridiculos e sem noção o que tem no rio de bom não vejo nad,o rio é a vergonha do Brasil sai em filmes de mortes e tiroteios direto e o que é pior o que os filmes falam é real você ja viu são paulo sair em um filme assim eu nunca vi na minha vida poque ao contrario da sua gentalha carioca nos conservamos a educação e a ética o que vcs ai perderam a um bom tempo. O que voce acha quando alguem em nova york ou portugal assisti ao filme tropa de elite ou onibus 174 o que pensam nossa quero ir a cidade maravilhosa claro que não né o idiota todo mundo quer sair correndo ninguém quer ir a uma cidade que se vc sair nas ruas morre da pior maneira possivel então antes de falar bosta se enchergue primeiro vai ver os filmes da sua cidade e sem conteudo que a sua horrorosa cidade produz a um bom tempo. Quanto ao cristo redentor faal pra ela que ja era pra ter despencado la de cima faz tempo

    • Renato Henrique Sousa Reply

      19 de Fevereiro de 2012 at 14:04

      Idiota, você nao conhece ponto ou vírgulas? 
      Nao tem como entender o que você escreveu… e outra que embasamento usou? Filmes violentos? Como vc é mal informado, hein “mano”.
      Carandiru…lembra? 
      Poluição existe, como em qualquer grande centro, só que vcs sao porcos(sem alusao alguma ao Parrrrmeiras), quando chove vem a tona toda a sua educação, seu transito em um caos e quer falar de nosso sistema.
      Vocês tem restaurante lindo, mas aqui jantamos com vista pra Lagoa e para o mar…

      continuem batendo palmas para aviao decolar….seus ridículos

  • Jonathan Silvestre Reply

    31 de Março de 2011 at 20:58

    eu sou paulistano e conheço o rio de janeiro, são paulo apesar de ser 2 vezes maior que o rio de janeiro ( sem contar a grande são paulo, só municipio) tem mais qualidade de vida, segurança e emprego, no rio o povo vive do trafico de drogas e do carnaval!!

  • Will Reply

    17 de Janeiro de 2011 at 23:01

    Fala Galera!

    Sou paulistano e super apaixonado pelas duas cidades!
    Moro no Rio há 6 meses, mas nos últimos 12 anos (vivendo em Sampa) sempre fiz questão de vir ao RJ no mínimo duas vezes ao ano.

    Em resumo, o dia no RJ é fantástico (praia, parque, botecos, rua) assim como a noite em SP (baladas, teatros, shows, bares, stand-ups, diversidade).

    Para os mais ambiciosos que querem ter uma carreira executiva é quase impossível evitar de morar em SP, porém sendo bem sincero…

    Eu prefiro o RJ!

    É claro que se pudesse passaria o dia aqui e a noite em SP.

    Abs!

    • rodrigues Reply

      18 de Março de 2011 at 16:44

      cara q comentário inteligente e sensato,moro em sp e quero me tranferir p o rio,acho as duas cidades sensacionais,confesso q tbem prefiro o rio,no meu caso pela maior qualidade de vida q a cidade tem,mas sp tbem é uma cidade maravilosa.abraço.

  • Victor Reply

    12 de Janeiro de 2011 at 15:00

    Moro em SP, muita gente, transito horrivel, tem q ficar duas horas dentro do onibus pra andar 10km, aquele rio tiete fedorento, a avenida paulista é linda acho q é a unica coisa boa da capital de SP.

    O Rio de janeiro pode não ser a mais rica do Brasil, mas é a segunda, todo mundo fala das favelas do rio q é feia e violenta mas nunca foram lá, SP tem favelas imensas ruas de terra barracos de tabua na beira do corgo e da linha do trem, toda semana uma favela pega fogo, a população da favelados de SP é mais q o dobro do Rio, sem contar q qqr chuvinha alaga tudo e faz 50 km de transito parado, e roubos de carro no sinal vermelho( q triste) As favelas do Rio são de casas mesmo, a maioria tem carro internet tv a cabo, na rocinha tem agencia de banco, mc’donalds sem contar a vista pro mar. não tem comparação na cultura, no lazer, no clima, nas pessoas, os maiores eventos sempre acontece no rio, as pessoas são hospitaleiras, o turismo do Rio é de longe melhor q SP. Sp é um desastre arquitetonico forrada de morador de rua. ah cansei

    • Igor_ibraimovic Reply

      24 de Março de 2011 at 18:01

      Como vc é ridiculo, nenhuma cidade do Brasil e da America do Sul pode ser comparada com São Paulo, uma cidade que é mais rica que Peru, Chile, Nova Zelandia, Irlanda e varios outros paises merece todo respeito e admiração

      • Edy mihok Reply

        30 de Maio de 2011 at 15:34

        imagina Igor, SP é rica sim, mas vc não, nem a população e nem eu.  o unico argumento q os paulista tem é esse, SP é mais rica do Brasil. vc sabe q sp é um desastre! no rio tem favela igual as de SP? no rio tem assalto igual em SP? o Rio é sujo igual SP? o rio alaga com mini-chuvinha igual SP? o rio é poluido igual sp? o rio tem um rio fedorento na região do centro q alaga sempre desde dezenas de anos atrás? SP é um desastre meu amigo, descontrolada totalmente, vc ja foi no rio de janeiro? so´ avenida america já é centenas de vezes mais bonita do que a paulista. pq o rio é a cidade do Brasil q mais recebe turistas? pq  é a cidade dos esportes? rio foi eleita a melhor cidade do mundo, e estás entre as 10 melhores cidades de praia do mundo e no ranking de melhor qualidade de vida ta na frente de SP,  o que vc tem pra falar agora, que sp continua mais rica?
        Rio de Janeiro é disparado na frente de SP em qualidade de vida em lazer além de ser a mais bonita do Brasil.
        a única coisa boa em SP é q tem mais emprego, só que demora 3 horas pra chegar no emprego e depois mais 3 pra voltar pra casa (experiência própria).

    • Xismael Reply

      25 de junho de 2011 at 18:08

      I.A.S

      Antes de vc falar de SP, conheça melhor, gosto muito do Rio é claro, sou paulistano e não tenho vegonha de admitir, que temos problemas como qualquer outra grande cidade do mundo. Se vc cita que nas favelas do rio são casas mesmo e tem banco e outras coisas mais, fique sabendo que a maioria das favelas paulistana são de casas, tem acesso a internet, quase todo mundo tem carro, tem bancos e transporte, telefone, tv a cabo e outras coisas mais, e outra aqui a prefeitura e o governo do estado investe pesado na urbanização de favelas, que já tem boa parte dessas já são condominio cdhu, se os investimentos continuarem nesse ritmo até 2018 São Paulo não terá favelas.
      O Rio é lindo, o problema é que a violença é muito grande, sp também é violento mas aqui ainda estamos no controle. em território o rio é pequeno, pq metade é favela e o que sobra fica na mídia, por isso que é muito facíl encontrar alguem famoso no rio, acredito que ambas devem melhorar nos apecto de segurança e outras coisas 

      • Carlos Ferreira Reply

        4 de agosto de 2011 at 00:20

        Realmente como são preconceituosos esses paulistas! Cada cidade tem os seus meritos e os seus problemas. Tem até um comentário que a população do Rio vive do tráfico ou do carnaval… ” Quanta ignorância e despeito !” Meu Deus, pedoa-os, eles não sabem o que falam…
        Quanto a mim, moro na Costa verde, litoral sul do Rio de Janeiro. Aqui existem 365 ilhas, onde se encontra a Ilha Grande e Angra dos Reis, Parati, entre outras…
        Antes de falarem mal do meu estado, conheça-o primeiro !

    • Fernando Becker Fidalgo Reply

      14 de agosto de 2011 at 19:06

      Aff sou paulista, mas atualmente moro em Sergipe, São Paulo é linda, porém o seu povo não é muito hospitaleiro não, muitos são metidos, mesmo assim gosto muito do meu estado nata. Adoro o Rio (embora nunca tenha ido lá kkk) sou fã desta cidade, ah e um dia vou conhecer esse lugar paradisíaco, incrível. RIO, TE AMO. SAMPA, TE AMO.

  • Bahiano Reply

    21 de dezembro de 2010 at 01:23

    O universo se resume em duas estrofes:
    BAH-IA

  • Bruno Reply

    6 de dezembro de 2010 at 21:15

    Olá. Sou paulistano e acho que há muitos mitos que geralmente o morador de uma cidade forma em relação a outra, geralmente a partir de primeiras impressões. Daí que o paulistano passa essa impressão de antipático ou fechado, mas em pesquisa com várias cidades do mundo se constatou que o povo daqui era o mais gentil (e os cariocas também estavam numa das posições mais altas).

    Concordo plenamente com quem diz que a escolha política do carioca no plano nacional é mais inteligente. O paulista prefere o PSDB porque tradicionalmente é de direita (vide Maluf e Jânio Quadros). No Rio as convenções são mais relaxadas e a ideia de direita e esquerda é mais embolada. Isso pode ser ruim na medida em que se elegem governadores bastante duvidosos, mas quando surge uma figura boa de identificação popular, como Lula, o povo vota nela.

    Acho que esse posicionamento mais à direita do paulista vem de ser uma sociedade com classe média mais forte, maior. Embora a elite seja estúpida, numericamente o alinhamento à direita se deve à classe média que habita os bairros (feios, devo dizer, mas não degradados) à margem do centro expandido – não confundir com os mais periféricos. Por outro lado, acho que no Rio não há tantos bairros medianos nesse sentido. Ou há os bairros maravilhosos da zona Sul, ou os bairros extremamente degradados da zona Norte. Talvez haja mais favelas também. Se em SP tivéssemos mais favelas (não que eu queira isso, é claro) o Kassab não seria o prefeito – e, sim, a Marta, que ganhou 70-80% na periferia.

    Em termos de infraestrutura, acho as duas horríveis. As duas têm viadutos e minhocões horríveis, talvez o Rio seja um pouco mais degradado. Mas qualquer cidade europeia (quem gosta de falar mal de Portugal, se informe sobre como é Lisboa) dá um banho. Infelizmente a única coisa bonita no Rio é a paisagem. E aí eu preferia que fosse como no início do século XX, sem prédios na orla. Aí, sim, seria CIDADE maravilhosa, não PAISAGEM. Em SP não há a paisagem maravilhosa, então talvez tenhamos mais consciência dos problemas urbanos – embora o enfrentamento deles esteja na Idade da Pedra. Mas é preciso refletir sobre isso. A afirmação do César Maia (“As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”) é nefasta para o Rio e os cariocas. Escamoteia a feiúra urbana que há lá – como aqui. .

    De toda forma, vendo o país como um todo, acho que as cidades devem trabalhar para se complementar, para fazer o Brasil um lugar melhor e mais atrativo ao turista. Eu adoraria passear pelo Rio numa situação melhor, assim como adoraria receber alguém em SP numa situação melhor. E o povo de uma cidade deve recomendar a outra ao turista, porque quem ganha é o Brasil.

    PS: Aparentemente o pessoal está considerando SP capital financeira e gastronômica, enquanto o Rio seria capital do turismo, lazer, diversão e cultura. Só discordo do item cultura: acho que ultimamente SP tem reunido opções mais diversificadas de manifestação cultural – até pela sua composição mestiça única, de gente de todo o Brasil e do mundo.

  • marcio alexandre Reply

    17 de novembro de 2010 at 23:25

    sou paulista moro em santo andré no abc,sinceramente acho isso muito pobre,essa ideia de desmerece um trabalhador do rio que é digno de vive bem em qualque lugar do país e de sao paulo tambem é muito pobre e mesquinho,quem disse os paulistas nao gostaram de ganhar as olimpiedas é ridiculo,inclusive eu me emocionei em casa pois sou brasileiro antes de ser paulista,eu torço para que tudo corra bem nas olimpiedas e na copa do mundo,essa ideia que os paulistas tem naris impinado,é impressao de voces eu acho que se o rio ou qualque outro estado que fosse o mais desenvolvido do pais se eu chegasse la sendo de outro estado iria pensa a mesma coisaé o orgulho besta do ser humano o praser ser superior tem gente que nao tem nada e da uma de rico é metido que só,na biblia tem um versículo assim..Há rico que se faça pobre ,e pobre que se faça de rico..
    isso é uma verdade…tem gente de toda maneira

  • Diney Reply

    21 de outubro de 2010 at 19:26

    Olha, eu acho o Rio uma cidade encantadora, fotogência e de um povo hospitaleiro e com alto altral supremo. Já São Paulo é uma cidade pujante, dinâmica mas com um povo meio tranqueira. Tem uma galera em São Paulo que simplesmente se acha a última bolacha do pacote, são preconceituosos com as pessoas oriundas de outras unidades da federação, principalmente os nordestinos e se acham os donos da verdade. Tem uma amigo meu que disse ter mais receio dos burgueses de São Paulo do que dos bandidos do Rio. Pessoalmente, acho que ele pega um pouco pesado. Acho São Paulo uma cidade mais organizada que o Rio, apesar de imensa. Já o Rio, sua geografia que revela belíssimas paisagens, das praias às montanhas, ironicamente, contribui para a instalação de favelas e abrigo de criminosos. No entanto, penso que com os investimentos que a cidade irá receber nos próximos anos, se trabalharem firmemente na desfavelização dos morros e nas políticas de inclusão social, o Rio, num horizonte médio, certamente será uma das metrópoles mais imbatíveis do mundo.

  • Fernanda Reply

    17 de outubro de 2010 at 11:53

    Sou carioca amo o Rio. Realmente em questão de economia Sp leva na certa essa competição. Somente isso… conheço a capital paulista, quando vou pra la nao vejo a hora de voltar, respiro poeira! E eu valorizo muito a simpatia do povo carioca, o ceu azul do Rio, coisas que eu ainda nao vi em SP.
    Lendo um desses posts, tenho que concordar com uma pessoa que disse que o povo carioca nao valoriza o seu estado!
    Ja vi o povo paulista defendendo a poluiçao e o transito de SP com toda a força, agora o carioca gosta de malhar o RJ.
    Estudo no interior do estado do RJ, lá encontramos paulitanos, paulistas de todo canto, mineiros… todos eles, até paulistas que vive em Cubatão diz que ama o Estado e só fala bem. Tem uma amiga minha minha que numa cidade 1 hora da capital paulista..ela dizia tão bem que parecia que falava de uma cidade a nivel das provincias do Canada, fui lá e encontrei uma cidade limpa, apenas! Sem vida noturna e o povo só sabia falar mal do Rio de Janeiro, do nosso sotaque, da nossa cultura e das nossas roupas. E pode crer gente, do jeito que o nosso povo carioca nao defende o Rio é capaz de chegar la e falar mal junto com os paulistas. Lamentável!
    Eu amo o samba do Rio, as praias do Rio… só sairei daqui por uma otima oferta de trabalho fora. Infelizmente o problema do Rio é a segurança ( Graças a Deus nunca tive problema pessoal com isso, mas é só ligar a TV) Ah e também tem isso, uma paulistana que dividia uma republica comigo disse que Lá em SP se ouve de tudo que acontece no RJ, porem ela aqui no Rio nao ouvia falar nada de SP, apenas as favelas pegando fogo e bolsa de valores, ela mesmo disse:” Será que só porque sai de SP aquela violendia diaria nao existe mais?”
    Só respondi: Sinceramente, nossos jornais sao voltados pro nosso ESTADO de sampa e outros estados apenas o basico. Ela disse : Nossa, até se a Hebe for no Rio e ver um palito de picole no chao…vai tá no jornal de São Paulo isso.
    é isso ai.. só parar pra refletir…

    • elias silverio Reply

      2 de novembro de 2010 at 16:01

      Voce tem uma certa razão no q disse sim , só errou de falar q as noticias cariocas tem força aqui . isso nao é verdade, pois até o PODEROSO flamengo fica campeão ai e aqui na segunda feira nem no jornal sai.

  • Felipe Rangel Reply

    30 de setembro de 2010 at 16:56

    De um paulistano descendente de cariocas…

    Somos todos BRASILEIROS. Devemos lutar JUNTOS, e não um contra o outro.

  • matina Reply

    14 de setembro de 2010 at 00:13

    Pessoal…parem com essa discursão boba…sou carioca e estou morando atualmente em João Pessoa…o nosso amigo Giancarlo que falou tão bem de João Pessoa, com certeza não conheceu a cidade, como todo turista só conheceu os pontos turísticos…vcs não imaginam como essa cidade limpa e organizada como se referiu nosso amigo, é violenta. Aqui assaltam as casas, estrupam as mulheres e crianças, tem muitas gangs, não se pode andar nas ruas dos bairros depois das 18 hs. Pelo amor de Deus… no Rio eu chegava em casa 00 hs e nunca fui assaltada. Todas as casas são gradeadas como se fossem um presídio de segurança máxima…não se enganem…no nosso Brasil todos os estados tem seus pontos positivos e negativos.

  • Paulo Reply

    6 de Abril de 2010 at 00:51

    comentario de giancarlo: [O pessoal tem mania de achar que só existem RJ e SP e esquecem que tem cidades muito melhor de se viver, qualidade de vida do que essas duas..

    Estive semana passada em João Pessoa na Paraíba..Uma cidade linda, limpa.. Quando eu ia atravessar a rua no faixa de pedestre os carros paravam.

    Não acho que tem que separar nada.. só acho que cidades como RJ e SP aonde o índice de violência é alto, sistema de transporte péssimo, sujeira. O Rj tem quaze 1000 favelas.. já imaginou isso!!! Uma loucura..

    Eu prefiro viver eum uma cidade menor… pra aproveitar a qualidade de vida, até mesmo uma questão financeira..

    Veja o estado de SC.. o 4 melhor pib do brasil.. um estado lindíssino de morar aonde o sul mais de 70% são descendentes de europeus..]

    e desde quando se falam em outro estado sem ser as principais potencias do brasil? rj e sp aparecem em tudo… desde beleza, estudos, economia, inovações, moda, até violencia, favelas e etc.

  • andré Reply

    21 de Março de 2010 at 20:37

    Acho que esta rivalidade só se tornou mais intensa com o surgimento de Brasília, pois o Rio de Janeiro saiu perdendo com a transferência da Capital e o Brasil principalmente. Apesar da obra genial de Lúcio Costa e Niemeyer e sua beleza, seria inviável que, um Ibsen Pinheiro que esteve envolvido em tantas roubalheiras “anões do orçamento” caminhasse tranquilamente pela Presidente Vargas sem ser incomodado como faz em Brasília. Apesar de tantos ladrões e tantas injustiças o Estado sobrevive. Podemos lembrar aqui também que apesar da enorme consciência política fluminense e carioca,tivemos péssimos governadores, mas lebremos que o Rio de janeiro sedmpre votou com Lula, enquanto que este em todas as eleições para presidência perdeu em São Paulo, este dado é importante para entender um pouco do jeito carioca e fluminense de ver a política. São cidades diferentes e imcomparáveis, não podemos comparar feijoada com pizza! são diferentes apesar de serem alimentos. Pelo visto o Rio será prejudicado novamente,assim como foi com a mudança da capital e a vida segue. Ano que vem tem Portela e Mangueira!!!tem FlaXFlu, tem praia e isso ninguém vai tirar do Rio.

  • wagner Reply

    15 de Março de 2010 at 12:55

    cara o povo fla tanto do rio e de sp! ja q falam tanto dessas duas cidades e estados pke naum separam os dois do resto do brasil logo de uma vez? ja q o rio e sp são tão potentes como alguns paulistas chegam a achar q são paulo eh os EUA se separem do brasil vamos ver se vcs consseguem se tornar uma “POTENCIA ECONOMICA MUNDIAL” ja q são tão foda assim! como o cara disse q o sul naum sobreviveria sem smpa e rio eles tmbm naum sobreviverão sem nos ! uma mão lava a outra! somos um pais de 3º mundo e estamos no mesmo barco e SP e RIO tmbm estão! portanto parem com esse papo de q SP eh isso,são paulo eh akilo,pke naum eh tudo isso q vcs falam se conformem com a verdade e PONTO FINAL….

  • Pedro Reply

    10 de Março de 2010 at 10:22

    Sou carioca e acho às vezes que as pessoas tomam atitudes muito estúpidas de odiar pessoas que nem conhecem. Não posso odiar os paulistas até porque não os conheço. E sinceramente acho burrice o povo brasileiro agir sempre movido pelos interesses da mídia ( e a verdade é que esse controle sempre vai existir, até que o povo brasileiro tome uma atitude de ser inteligente). Rio vai ser sempre Rio e São Paulo vai ser sempre São Paulo. Lidem com isso! Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Enquanto brigamos e discutimos uns com os outros, grandes empresários enriquecem às nossas custas, a mídia detremina nossas opiniões e procura nos manter anestesiados.
    Quem faz as cidades são as pessoas e não os prédios.
    Moro em Bangu, zona Oeste do Rio, me considero bem-educado e nunca presenciei um tiroteio. Acho que o principal problema do Rio é a dimensão que o tráfico de drogas tomou, o que está se tentando combater (mal ou bem) pelos nossos governantes, que não são o ideal mas não são de todo ruins.
    O pouco que observo de paulistas é que acentuam os comentários sobre a violência no Rio mas moram num lugar onde pessoas roubam carretas para assaltar bancos, sequestram, e onde TAMBÉM há tiroteio. O que na verdade há é um sentimento de querer ser melhor em tudo, mas não pelos próprios passos, mas imitando os passos do Rio.
    São Paulo é o atual, vamos dizer, centro econômico do Brasil. E também tem uma gastronomia ótima. Confesso que nunca trocaria minha cidade por São Paulo, mas não perderia a oportunidade de conhecê-la.
    Mas o Rio é sim um lugar de grandes paisagens, de economia AMPLA E AINDA CRESCENTE e de pessoas simples. Duvido muito que as diversões que aqui existem se comparem com as de outros lugares do Brasil, no que diz respeito à diversidade, à cultura e a abrangência social.
    Resumindo, pra mim, essa rivalidade é inútil. Não chegamos nem aos pés de cidades com as que o Giancarlo disse e mesmo assim discutimos quem é o melhor. Hilário!!

  • cidadão brasilero Reply

    11 de Fevereiro de 2010 at 23:54

    Por que carioca odeia tanto paulista?

  • Giancarlo Reply

    9 de Fevereiro de 2010 at 12:33

    Falam tanto e pib, que uma é maior do que a outra, e daí? Olha o RJ que recebe milhões por mês, aonde esta sendo usado todo esse PIB? Olha a cidade da música? PARADA!!! foram gastos milhões naquele lugar..

    Enquanto isso nossos carros estão caindo em crateras nas ruas da cidade, eu mesmo ja vi isso e passei por isso!!!.

    Olha SP, o lixo que se espalha pela cidade, quando chove, alaga tudo.

    Existem estados com pib muito menor do que essas cidades e com uma estrutura de vida muito melhor. Um exemplo o estado da Paraíba, estive passando férias em João Pessoa, uma cidade organizada, lindíssima, ruas asfaltadas.

    O que ta faltando tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro é uma admistração política mais presente. Será que o prefeito do RJ já passou com o seu carro num buraco?

    • Elisa Reply

      9 de Fevereiro de 2010 at 13:08

      Opa! João Pessoa é uma cidade linda, mas não há como comparar a administração de uma cidade dessas proporções com RJ e SP, né?

      E o teu negocio não era com o Sul? Mudaste de região??

      • Giancarlo Reply

        9 de Fevereiro de 2010 at 17:28

        Da sim… existem sub-prefeituras no RJ e SP, portanto com o dinheiro que se arrecada no RJ e SP da pra administrar sim… quer um exemplo..Não sei se tu conheces outros lugares, mas vai pra Londres, sistema de metrô deles é excelente, ninguém pega carro, vai pra New York, Los Angeles….

        Eu nunca mudei de região, minha região é o Brasil.

  • Willian Reply

    8 de Fevereiro de 2010 at 11:05

    Pessoal não existe comparação entre São Paulo e Rio de Janeiro!!!

    São Paulo é a maior megalópole da América Latina e Hemisfério Sul, não apenas uma cidade para negócios, mas as maiores baladas do Brasil estão aqui e mais de 80% dos eventos do Brasil.
    A publicidade do Rio é o fato de já ter sido capital federal, mas o resto é horrível, o centro do Rio fede, uma cidade que só tem edifícios antigos e um mar de moradores de ruas.
    As praias são muito sujas e infestada de moradores das favelas.

    Se não fosse o Pão de Açúcar e o Cristo, Rio de Janeiro seria igual a Recife!!!

    • Elisa Reply

      8 de Fevereiro de 2010 at 12:50

      São Paulo é tããão legal que a paulistada fica procurando blog do Rio pra falar de São Paulo.

      Puta legal, meu!

    • V.alves Reply

      10 de Março de 2012 at 00:16

      Olha só Willian, nada contra sp, só que eu acho que você esqueceu de mencionar ”Algumas coisas”…
      1º ”E Um mar de moradores de ruas”. Se o rio é o ”Oceano Atlântico de moradores de rua, sampa é o pacífico… E A Cracolândia????2º”Só Tem edifícios antigos” Isso não se chama defeito, se chama HISTÓRIA.

      3º”O Centro do Rio fede” Olhe, eu já fui DEZENAS de vezes ao centro do rio e não vi nenhuma coisa excepcional… Tudo bem, sujeira nas ruas, isso é Fato…

      4º”E Infestada de moradores das favelas” E O que que tem? Se fosso para ser de Classe A+ Seria particular…

      Vc deu sua opinião, agora EU dou a minha:

      São Paulo pode ser a maior megalópole da América Latina e do HS. Só que esqueceram daí nas Olimpíadas e na Copa… Ou seria, que SP não tem condições de receber eventos desse porte?

      Se a marginal Tietê já é engarrafada do jeito que é, já imagine se tivesse Olimpíadas…

      No Rio, nós temos matas, é por isso que não somos TÃO populosos, mais pelo menos podemos respirar melhor….

      Nós Recebemos um Filme mostrando as nossas qualidades

      E Os defeitos? CLARO…

      Infelizmente, a nossa cidade é suja, mais por que alguns moradores não fazem por onde. Temos favelas? Sim, só que em Sampa Também tem… Por Favor, paulistanos, parem de ”perceber” um problema, mesmo sem ele existir…

      Desculpe a alguns Paulistanos se eu ofendi, só que eu não aceito certas coisas… 😀

    • V.alves Reply

      10 de Março de 2012 at 00:16

      Olha só Willian, nada contra sp, só que eu acho que você esqueceu de mencionar ”Algumas coisas”…
      1º ”E Um mar de moradores de ruas”. Se o rio é o ”Oceano Atlântico de moradores de rua, sampa é o pacífico… E A Cracolândia????2º”Só Tem edifícios antigos” Isso não se chama defeito, se chama HISTÓRIA.

      3º”O Centro do Rio fede” Olhe, eu já fui DEZENAS de vezes ao centro do rio e não vi nenhuma coisa excepcional… Tudo bem, sujeira nas ruas, isso é Fato…

      4º”E Infestada de moradores das favelas” E O que que tem? Se fosso para ser de Classe A+ Seria particular…

      Vc deu sua opinião, agora EU dou a minha:

      São Paulo pode ser a maior megalópole da América Latina e do HS. Só que esqueceram daí nas Olimpíadas e na Copa… Ou seria, que SP não tem condições de receber eventos desse porte?

      Se a marginal Tietê já é engarrafada do jeito que é, já imagine se tivesse Olimpíadas…

      No Rio, nós temos matas, é por isso que não somos TÃO populosos, mais pelo menos podemos respirar melhor….

      Nós Recebemos um Filme mostrando as nossas qualidades

      E Os defeitos? CLARO…

      Infelizmente, a nossa cidade é suja, mais por que alguns moradores não fazem por onde. Temos favelas? Sim, só que em Sampa Também tem… Por Favor, paulistanos, parem de ”perceber” um problema, mesmo sem ele existir…

      Desculpe a alguns Paulistanos se eu ofendi, só que eu não aceito certas coisas… 😀

  • tlc Reply

    5 de Fevereiro de 2010 at 23:11

    Para JCJ.

    Só o PIB do municipio de São Paulo é maior que do estado do RIO INTEIRO…..!!!

  • JCJ Reply

    5 de Fevereiro de 2010 at 10:51

    agora e verdade o q tem de carioca malhando a propria cidade , me da ate raiva, o rio tem problemas, tem, vamos reclamar disso ai sim devemos,vamos, mas temos q ser mais provincianos,porq o q da raiva e de carioca reclamando da cidade mais nao faz um esforço para a cidade melhorar.

  • JCJ Reply

    5 de Fevereiro de 2010 at 10:45

    ESSA HISTORIA DE MALHAR O RIO FOI PAPO DA GLOBO PARA GANHAR A AUDIENCIA PAULISTA E ALIAS TAMBEM FALAMOS MUITO MAL DOS PAULISTAS,RSSS. MAIS DADOS ECONOMICOS DO RIO NAO SAO ATUALMENTE NADA PEQUENOS. SAO PAULO E REALMENTE UM CENTRO ECONOMICO MAIS O RIO DE JANEIRO NAO E NADA DESPREZIVEL. SAO PAULO TEM UM PIB IGUAL AO DA ARGENTINA, VERDADE, MAIS O RIO DE JANEIRO JA ULTRAPASSOU ECONOMICAMENTE O CHILE,SOMOS ATUALMENTE O ESTADO Q VAI RECEBER O MAIOR VOLUME DE INVESTIMENTSO PUBLICOS E PRIVADOS DE TODA A AMERICA LATINA,SO PERDEMOS PARA O PROPRIO BRASIL(CERCA DE MAIS DE 126 BILHOES DE REAIS DE 2010 ATE 2014 PODENDO CHEGAR A 200 BILHOES ATE 2016). SO PARA TER ESTA IDEIA ATUALMENTE O PIB DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, REPITO SO A CIDADE ESTA EM MAIS DE 140 BILHOES DE REAIS ( MAIOR Q O PIB DO ESTADO DO PARANA).E SO PESQUISAR NA NET E VER Q ESTOU FALANDO DE FATOS E NAO DE INVENÇOES.

  • Daniel Guimarães Reply

    1 de Fevereiro de 2010 at 20:13

    Eu entendo o que você diz. O Rio de Janeiro tem muitos problemas que precisam sim ser resolvidos, mas discordo de ônibus sucatas no Rio de Janeiro… O transporte coletivo do Rio pode ter todos os problemas, menos de ter ônibus sucatas, é a frota mais nova entre as capitais do Brasil. Pode não ser a melhor equipada e tudo mais.. Mas sucata não é MESMO.
    Agora a cidade só muda se a população mudar. Isso eu concordo plenamente!

    • Giancarlo Reply

      1 de Fevereiro de 2010 at 20:39

      Claro que o Rj tem ônibus muito bons, com ar condicionado, alguns com internet, mas tem alguns que pelo menos mostra na tv pois nunca peguei ônibus aqui, são aqueles que por exemplo a roda do ônibus caiu e atingiu alguém ou se eu não me engano foi um carro, aqueles que a juiza mandou embargar em Campo Grande pela falta de manuntenção e que causou alguns acidentes na Avenida Brasil, uma cidade rica como o Rio de Janeiro não deveriam ter esses tipos de ônibus, deveria ter uma leia que os ônibus deveriam ser substituidos a cada 5 anos… Pois qauando mostra no Rjtv a fiscalização apreendo ônibus com pneus carecas, e sem documentos, ou documentos vencidos..

      • Daniel Guimarães Reply

        2 de Fevereiro de 2010 at 01:18

        Em nenhum lugar do Brasil vc vai encontrar uma frota inteira mais recente que 5 anos.

        A manutenção dos ônibus do Rio, na média, é boa. Se o sistema é bom e funciona bem, aí são outros 500.
        To para ver uma capital com ônibus mais novos que o Rio, na média.

      • Daniel Guimarães Reply

        2 de Fevereiro de 2010 at 01:20

        Não dá para uma cidade com uma frota de 8 mil ônibus exigir que todos os carro tenham no máximo 5 anos de uso.
        Parece que a média do Rio é 7. E de verdade de todas as capitais que o conheço, o Rio parece ter a frota mais nova (por muito)…

  • Daniel Guimarães Reply

    28 de Janeiro de 2010 at 01:56

    “um estado lindíssino de morar aonde o sul mais de 70% são descendentes de europeus…”

    Hitler começou com um papinho parecido com esse…

    • Giancarlo Reply

      28 de Janeiro de 2010 at 02:37

      Eu moro no Rio de Janeiro,, vejo essas bagunças aqui todos os dias… Trânsito um caos.. Vc vê em Curitiba carros emcima das calçadas,, gente passando o sinal vermelho..COloca o teu carro emcima da calçada em Curitiba pra tu vê. kkkkkkkkkkkkk

      • Daniel Guimarães Reply

        28 de Janeiro de 2010 at 05:41

        Carro em cima da rua no Rio é uma vergonha (por outro lado entendo o pq e sinceramente já estacionei meu carro em cima de calçada em visitas a parentes em Copacabana) e realmente eu nunca vi isso na – reitero – bela cidade de Curitiba.

        Mas carro passando sinal vermelho já, inclusive quase atropelando um amigo meu… Basta ver o exemplo do deputado Carli e o que ele fez num sinal vermelho de Curitiba.
        Aliás, nunca achei que o “hiper educado” povo do Sul dirige tão bem assim. O medo que eu passei nas estradas do PR e SC nunca passei em SP ou no Rio (e olha que no Rio o pessoal dirige mal pra caramba)…

        Giancarlo, Curitiba é a minha segunda cidade preferida no Brasil, mas lá (como o Rio de Janeiro também) não é o paraíso.
        Entendo que vc ame Curitiba, mas se cegar – do jeito que vc se cega – para os problemas que todas as grandes cidades tem chega a ingenuidade.

        • Daniel Guimarães Reply

          28 de Janeiro de 2010 at 05:43

          Para ser mais específico, quase fomos atropelados com o sinal aberto para pedestres ao lado do Passeio Público em CTBA, e eram umas 4 da tarde…
          De noite, nem se fala de como o povo corre, sobretudo naquela avenida que vai para Santa Felicidade… Mesmo com 10 mil radares ali…

        • Giancarlo Reply

          1 de Fevereiro de 2010 at 19:41

          Quando eu reclamei da cidade do RJ, não é pra piorar a cidade não, adoro o Rj, principalmente o povo que eu acho muito mais receptivo e aberto do que o povo do sul.

          Só falei dos problemas da cidade pra ver se tem alguém nesse lugar que possa fazer algo pela cidade. Eu vejo que o povo aqui sofrem muito com o trãnsito, com os ônibus que são sucatas, motoristas sem educação.

          Esta semana eu fiquei com muita dó de uma moça que o carro dela caiu em um buraco, nossa, as ruas são muito esburacadas, eu até vi adesivos em carros falando sobre asfalto liso, e até queria colocar um no meu carro.

          Sobre a questão de passar sinal vermelho, isso etm em todo lugar inclusive em Curitiba, claro que tem, mas não é algo constante que você vê inúmeros carros passarem sinal vermelho aqui no Rio de Janeiro, e olha que eu tenho mais medo de ficar parado no sinal vermelho em Curitiba do que no Rio de janeiro, pois quando você para no sinal vermelho no Rio de Janeiro tem milhares de carros junto com você, e em Curitiba tem somente meia dúzia..

          Por favor cariocas, não me levem a mal, só acho que o Rio de Janeiro é muito linda, é o espelho do nosso Brasil lá fora, mas acho que pode ser uma cidade muito melhor se nós cidadões fizermos algo pra não jogarmos lixo na rua, não passarmos sinal vermelho, não pararmos carro emcima das calçadas, melhorarem o sistema de ônibus, colocarem o metrô na Barra da Tijuca, pois o trânsito aqui ta ficando cada dia pior.

          Como ja tinha tido antes.. eu não troco o Rj por Sp mas nunca nessa vida..

          Espero que possam ter me comprendido, e desculpa se houve um mal entendi.

  • giancarlo Reply

    27 de Janeiro de 2010 at 16:25

    Para a ELISA..

    porque os seus argumentos são melhores do que os meus? Falei alguma coisa errada sobre o que o RJ não é? De tudo que eu falei, tem algo que eu menti? Que não existi no RJ, só vc não quer enxergar ou se enxerga não quer assumir pra ter uma cidade melhor.

    • Elisa Reply

      27 de Janeiro de 2010 at 21:20

      anh?

      • Elisa Reply

        27 de Janeiro de 2010 at 23:07

        Cara, na boa, tu é chato pra cacilds!!!!!!

  • Quintino Gomes Reply

    27 de Janeiro de 2010 at 13:27

    Elisa
    disse tudo. E é blog, é site, é o q vc quiser 😉
    mas ha um costume de gente q entra no Diario para ficar falando mal do Rio, claro que a maioria sao deletados

    • Elisa Reply

      27 de Janeiro de 2010 at 13:48

      Em tempo: Tu sabia que esse post ia dar maior rebu, né? kkkkkkkkkkkkkkk

      • Giancarlo Reply

        27 de Janeiro de 2010 at 15:27

        Acho que tu leio errado o que eu disse e se leu não entendeu..quem disse que descendentes de africanos são feios..? Não tire palavras da minha boca…. Eu sempre post nesse blog… sobre vários assuntos.. qual o problema de postar sobre um blog que ta falando de SP e RJ.. me faça um favor moça… Seja mais coerente e deixa as pessosas espressarem suas opiniões de forma civilizada..

        • Elisa Reply

          27 de Janeiro de 2010 at 16:11

          “um estado lindíssino de morar aonde o sul mais de 70% são descendentes de europeus…”

          Sem mais para o momento.
          Att.
          Elisa

      • Quintino Gomes (Editor) Reply

        27 de Janeiro de 2010 at 17:26

        Não achava que seria tanto mas quanto mais comentários melhor!!! 🙂

  • joao Reply

    26 de Janeiro de 2010 at 18:55

    No ano 2000, São Paulo era o 4º estado mais violento do país; em 2007, é o 25º, o antepenúltimo, acima apenas do Piauí, estado cujas estatísticas não são confiáveis, e de Santa Catarina, o estado com a mais baixa taxa bruta de homicídios do país. A taxa paulista caiu de 42,3 para 15,7. São Paulo se tornou exemplo internacionalmente famoso de contenção e redução da violência homicida.

    • Elisa Reply

      26 de Janeiro de 2010 at 22:25

      Morro de rir com esses comentarios…

      • Giancarlo Reply

        27 de Janeiro de 2010 at 15:23

        Então vces cariocas parem de falar mal da própria cidade.. Meu sogro e minha sogra moram em Curitiba, morriam de medo de vir pro RJ.. Falei tão bem do RJ que acabaram vindo… pegamos um taxi no aeroporto.. e não é que o taxista( Carioca) começou a falar tão mal do RJ, dizendo sobre a violência.. a falta de educação do povo que vivem jogando lixo na rua.. os tiro teios, carros emcima da calçada.. Morri de vergonha!!! quaze que meu sogro pega um voo devolta..

        Vces mesmo cariocas falam mal da cidade. Se vc for pra Curitiba, tu não vê um curitiba reclamando da cidade, mas sim temos orgulho de vivermos num lugar organizado e limpo..

        Eu adoro o povo carioca.. prefiro muito mais morar aqui do que SP, e esse blog é democrático, por isso que tem tido tanto sucesso.. eu somente coloquei o que eu acho..e isso é um direito que não é vc e ninguém vai tirar de mim!!!

        • Elisa Reply

          27 de Janeiro de 2010 at 16:14

          Eu posso falar mal da MINHA cidade porque eu sei o que se passa nela, assim como tenho argumentos para falar bem da MINHA CIDADE. Saca a diferença?

          Seja menos chato, rapaz!

        • Daniel Guimarães Reply

          28 de Janeiro de 2010 at 01:58

          Em Curitiba eu vi gente falando mal da cidade… E curiosamente, do sistema de transporte – que para mim é quase perfeito…

          Vai entender os motivos de cada um, cara…

  • Daniel Guimarães Reply

    25 de Janeiro de 2010 at 19:24

    Não sei que grande infra-estrutura melhor São Paulo tem que o Rio de Janeiro.

    O que SP tem que o Rio não tem?

  • Leandro Reply

    25 de Janeiro de 2010 at 13:06

    A propósito, acredito que você tenha se esquecido de incluir o Marcelo Alencar no grupo de nossas desvantagens. =)

  • Leandro Reply

    25 de Janeiro de 2010 at 12:41

    Respeito a sua opiniõa, mas continuo discordando no que diz respeito ao atual governador daqui. =)

  • Thiago Almeida Reply

    25 de Janeiro de 2010 at 10:49

    Sou carioca e estou morando em São Paulo há um ano. Costumo dizer que eu sou cidadão da megalópole Rio x São Paulo, porque mesmo morando aqui em São Paulo, sempre que rola um feriadão, vou pro Rio pra curtir um pouco da minha cidade natal, cidade do meu coração. E toda essa rivalidade entre as duas cidades é uma verdadeira palhaçada, nunca tem fim. São Paulo é uma cidade com uma melhor infraestrutura, lazer variado, porém, por um preço bem salgado. O Rio de Janeiro tem mais opções de lazer ao ar livre e, geralmente os passeios, jantares e baladas tem preços mais amigáveis… Enfim… Quero logo voltar pra minha terra.

    Abraços.

  • mister Reply

    25 de Janeiro de 2010 at 10:39

    Dizer que curitiba é melhor que rj e sp juntas é uma piada de doer a barriga, rj e sp são quase que totalmente responsáveis na contribuição da música , teatro, dramaturgia,cinema, industrialização, esporte, turismo, etc…curitiba é limpinha , e organizada, mas é muito pouca a sua contribuição neste parãmetro , frente a rj e sp.

    • Giancarlo Reply

      27 de Janeiro de 2010 at 08:06

      Mas contribui em outros parâmetros.. Qualidade de vida é muito melhor, transporte, educação do povo em quesito trânsito… Sistema de ônibus. Vc não vê o povo lá jogando lixo da rua… Independente o que o RJ e SP tem, o sul consegue sobreviver sozinho sem precisar do RJ e SP..

      • Quintino Gomes (Editor) Reply

        27 de Janeiro de 2010 at 08:13

        Giancarlo,
        vi uma pesquisa, não lembro onde, sobre a questão de e Se o Sul se separasse e não eles não conseguiriam viver sem o Rio e sem Sampa.
        Ia exportar para onde? Importar de onde? E entre outras questões. No blog do Bender ele faz algumas considerações: http://www.benderblog.com/leituras/a-independencia-do-rio-grande-do-sul/

        • Giancarlo Reply

          27 de Janeiro de 2010 at 08:28

          A questão não é nem sobre separação de nada, mas sim a qualidade de vida..Estive na semana passada, passei minhas férias em João Pessoa na Paraíba..Cidade limpa.. o pedestre vai atravessar a rua, os carros param…. Rj e SP são cidades importantes para o Brasil, sem dúvida!!! Mas será que vale a pena morar nessas cidades? O Trânsito é um caos, violência, sistema de ônibus é horrível, Shoppings lotados, cidades sujas, praias lotadas.

          Eu prefiro morar numa cidade menor e ter uma qualidade de vida melhor, até mesmo em questão financeira..

          Veja o estado de Santa Catarina, tem o 4 melhor pib do brasil.. vc não vê falar muito de violência nesse estado….

          Obrigado
          gian

        • Giancarlo Reply

          27 de Janeiro de 2010 at 08:33

          O pessoal tem mania de achar que só existem RJ e SP e esquecem que tem cidades muito melhor de se viver, qualidade de vida do que essas duas..

          Estive semana passada em João Pessoa na Paraíba..Uma cidade linda, limpa.. Quando eu ia atravessar a rua no faixa de pedestre os carros paravam.

          Não acho que tem que separar nada.. só acho que cidades como RJ e SP aonde o índice de violência é alto, sistema de transporte péssimo, sujeira. O Rj tem quaze 1000 favelas.. já imaginou isso!!! Uma loucura..

          Eu prefiro viver eum uma cidade menor… pra aproveitar a qualidade de vida, até mesmo uma questão financeira..

          Veja o estado de SC.. o 4 melhor pib do brasil.. um estado lindíssino de morar aonde o sul mais de 70% são descendentes de europeus..

        • Elisa Reply

          27 de Janeiro de 2010 at 13:13

          Olha Giancarlo, eu já não entendo quando os paulistas fazem visitas a um blog sobre o Rio de Janeiro, mas vá lá, temos um post aqui pra eles, ok.
          Agora não entendo você. A cada post exaltando Rio ou coisa parecida, vc vem aqui e desse o sarrafo. Eu realmente não entendo a lógica de uma pessoa ficar na internet procurando blogs sobre outros estados pra falar mal! Não me imagino abrindo o Google, digitando “Diário de Brasília” e escrevendo nos posts falando mal de uma realidade que eu não conheço. Realmente não entendo essa lógica de esculhambar o Rio de Janeiro só porque nós o exaltamos no, oh!, Diário do RIO DE JANEIRO. Puta falta de coerência nossa, né? Deveríamos ficar aqui SÓ falando das nossas mazelas… Que mania a nossa!

          SC é o paraíso brasileiro? Parabéns, um abraço, fico muito feliz. Amo o Brasil e ainda vou conhecer cada pedacinho desse país, mas você é muito chato com esse discurso sulista num blog carioca! Blá bla bla IDH, bla bla bla PIB, bla bla bla Índice de Violência. Ah, pelo amor, né? Se vc acha que só se fala muito do RJ e SP, deveria dizer isso em algum lugar de abrangência nacional, tipo um “Diário do Brasil”, já pensou nisso? Vou dar só uma pista porque só falamos do Rio nesse blog (ou seria site, Quintino? Whatever…): repara ali na barra de endereços o nome. Sacou? Amamos o Rio, sabemos dos nossos muitos problemas, mas sabemos, também, das nossas belezas e da nossa importância para o país (financeiramente, politicamente, culturalmente, etc.).

          E vamos ao grande final: “um estado lindíssimo de morar aonde o sul mais de 70% são descendentes de europeus”

          E até ai morreu Neves, né? Quer dizer que descendentes africanos e asiáticos são feios, mal-educados e estragam as cidades? No Rio temos descendente de Europeus, Asiático, Africanos, Indígenas e mais o que vc pensar (assim como em Sampa). Diversidade, meu amigo, DIVERSIDADE. Cabeça pequena e preconceituosa essa sua. Ainda bem que eu conheço bem o povo do Sul e sei que não são como vc.

        • Daniel Guimarães Reply

          28 de Janeiro de 2010 at 01:54

          Curitiba é uma cidade violenta. Ok, o Centro, a parte nobre é linda, eu adoro essa cidade, mas a realidade da periferia da capital paranaense é nojenta.
          A PM do Paraná é talvez mais corrupta que a do Rio. Uma vez precisei dos serviços da PM de Curitiba e fui numa delegacia próxima ao Mercado Municipal. Nunca vi tratarem uma pessoa tão mal.

          Esse papinho de IDH é ridículo. A entrada de Florianópolis é cheia de favelas (apesar de ser outra cidade com paisagens lindas, moraria fácil lá).

          O povo do Sul tem essa mania chata de ficar xingando Rio e SP pelo que veem na TV.

          O Sul tem problemas. Estradas horríveis, sinalização péssima, favelas (sim e muitas!)…

          Eu adoro o Sul, mas aceitem que vcs também tem problemas.
          E eu vou ao Sul direto, Giancarlo, quantas vezes vc veio ao Rio mesmo?

  • Giancarlo krulokowski Reply

    25 de Janeiro de 2010 at 09:57

    Eu prefiro Curitiba no Paraná…Melhor do que as duas juntas..rsrs

  • Daniel Guimarães Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 23:13

    Também moro em São Paulo (bem moro no litoral e trabalho na capital) e, sinceramente, to de saco cheio dessa rivalidade.
    Sou carioca de nascença, mas meu pai e família paterna é de Santos.

    Não tem um dia que eu não escuto um paulista falando uma graça do Rio de Janeiro… Terra de bandido, cidade calamitosa e por aí vai.
    E não é só no trabalho. Até no ônibus escutando outras pessoas conversando.
    De verdade, o paulistano tem necessidade de falar mal do Rio. DIARIAMENTE.

    Nem preciso falar do dia que o Rio ganhou os Jogos Olímpicos. Conseguiram estragar meu dia. Dia que havia esperado desde 1996. Os paulistanos estragaram.

    Gosto muito de SP e, inclusive, gosto muito dos paulistas, tirando quando começam com o esporte diário deles de falar mal do Rio gratuitamente.
    De resto, SP também está no meu coração. Mas nem preciso falar a quem meu coração pertence.

  • Elisa Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 21:55

    São Paulo não é tão ruim assim…
    …o problema é que tem muito paulista.

    =p

  • Leandro Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 19:11

    Bom, sou carioca e moro em São Paulo.

    Lido com essa coisa Rio x São Paulo diariamente, inclusive dentro de mim, mas procuro manter a cordialidade. Costumo dizer que o Brasil tem 3 capitais: Brasília, a capital administrativa; São Paulo, a capital financeira; e o Rio de Janeiro, a capital cultural.

    Comentários a respeito de pontos positivos e negativos entre RJ e SP daria um comentário sem fim, e sem consenso também. O grande lance é esteja no Rio quando no Rio; esteja em São Paulo quando em São Paulo. Até o perfil dos entretenimentos é diferente.

    Apesar disso, preciso confessar que não vejo a hora de voltar para a minha cidade.

    PS: Vou me reservar apenas o direito de discordar em relação aos governadores, embora não haja como discordar de que os Garotinhos foram duro de engolir. =)

    • Gabriel Sperandio Reply

      25 de Janeiro de 2010 at 11:49

      O daí atual dá banho no daqui atual. Moreira franco, francamente… Brizola eu deixo quieto por ser figura mitológica, mas administrativamente ficou devendo também… Em São Paulo se faz obra de longo prazo. No Rio não se faz.

  • Paulo Roberto Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 19:01

    fico de boca aberta condo vejo comentario desse jeito ,voces falam como
    se o rio foce uma cidade do interior. as maiores empresa do brasil fica rio( petrobras,vale .csn coca cola , brahama ,embratel etc.mais para globo nao intereça porque quem assiate tv e paulista carioca lota as praia.entao paulista que tem que leva a fama.isso nao passa de uma estrateja da globo o ibop e madido em sao paulo

    • Quintino Gomes (Editor) Reply

      24 de Janeiro de 2010 at 19:10

      Paulo,
      claro que não somos uma cidade do interior mas economicamente Sampa é maior que o Rio.

    • Thiago Reply

      27 de Janeiro de 2010 at 22:58

      Mi insina a usá essas estrateja gramatical que tu ta dizendo aí, mininu. Também estou de boca aberta

      • Elisa Reply

        27 de Janeiro de 2010 at 23:06

        Mi insina tamém!!!

  • Eduardo Ramos Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 17:34

    Galera, sou Iguaçuano, e amo a cidade que vivo (rio de Janeiro), mas gosto muito de sampa também…acho que essa rivalidade em excesso nao tá com nada…abraços

  • Thiago Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 16:23

    E eu lá quero saber de São Paulo? Cinza e engarrafada!
    Os próximos posts são sobre o Rio?

    • elias silverio Reply

      3 de Abril de 2010 at 23:53

      Sou paulistano de coração ,mais respeito tambem outras cidades apesar de achar que realmente Sao paulo é o coração do brasil, vi pessoas ai que metem o pau em tudo mais nao sabem nem escrever.

      • Thiago Reply

        4 de Abril de 2010 at 04:17

        É verdade… quer ver um exemplo de pessoa que não sabe escrever? Ela usa “MAIS” como negaçao de uma frase anterior, quando na verdade se deveria usar “MAS”. Não que alguém vá considerar essa pessoa MAIS burra por causa disso.

  • Luiz Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 15:03

    Bom, que se compltam, todos afirmam; mas que muitos dizem que o Rio também está se tornando uma grande força gastronômica, já dizem. E quando acontecer, qual vai ser a graça?

  • Valente Neto Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 12:20

    Sampa é Sampa,mas o Rio é Rio.
    Que venha logo o tal do Trem Bala,
    para encurtar geral a distância entre
    as duas metrópoles e tornar a pauliceia
    desvairada um bairro do Rio,e vice-versa.
    Estaremos separados apenas por 35 minutos.

  • Quintino Gomes Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 11:52

    Exatamente, são cidades que se complementam e em sintonia

  • Gleide Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 11:40

    Paulistana de nascença e carioca de coração! Amo as duas cidades e não saberia viver sem nenhuma delas. Para mim, Sampa e Rio se complementam! Juntas, são a perfeição!!! 😀

  • Bruno Sereno Reply

    24 de Janeiro de 2010 at 11:39

    A verdade é que São Paulo é um lugar que funciona muito melhor que o Rio, se ganha dinheiro, tem bastante entretenimento, mas tem seus lados negativos, tudo tem muita gente, existe superlotação em tudo, o céu realmente é cinza e é muito poluído.
    Rio e Sampa são praticamente complementares.
    Elegância de Sampa e o charme do Rio.

    • Paulo Roberto Reply

      24 de Janeiro de 2010 at 19:06

      principalmente as enchentes ,as favelas que pega fogo todo dia

    • Paulo Roberto Reply

      24 de Janeiro de 2010 at 19:10

      fico de boca aberta condo vejo comentario desse jeito ,voces falam como
      se o rio foce uma cidade do interior. as maiores empresa do brasil ficam no rio( petrobras,vale .csn coca cola , brahama ,embratel etc.mais para globo nao intereça porque quem assiate tv e paulista carioca lota as praias.entao paulista que tem que leva a fama.isso nao passa de uma estrategia da globo o ibop e medido em sao paulo

      • Bruno Sereno Reply

        24 de Janeiro de 2010 at 22:37

        Galera, não vamos confundir as coisas. Sou carioca nascido em Laranjeiras, amo essa cidade, mas tenho a mente aberta pra gostar de outras cidades e ver suas qualidades. Não dá pra comparar Rio x SP economicamente. Até porque a população de São Paulo é de 45 milhões de pessoas. O Rio passa por um processo de crescimento e renovação, mas perdemos dezenas de empresas pra Sampa e Nordeste.
        Globo é carioca e discordo que ela tenha preconceito com a cidade. Temos uma superexposição por tudo que somos e por sermos a vitrine de tudo no Brasil.

  • Beppo Mascarpone Reply

    22 de julho de 2016 at 01:52

    bem meu comentario é para mostrar meu afeto e carinho para com o rio e seus habitantes, os cariocas, é para lhes dar confiança e reconhecimento de suas belezas naturais (que sorte, o acaso as vezes promove…porém, sem cuidados e boa governança, as coisas podem deteriorar…e como!!! por isso, é preciso se ter um comportamento civilizado e bem educado, e de se cultivar muita mas muita humildade, pois o dia de amanhã…bem nynca se sabe! e afinal, o Rio jà foi até “capital” do paìs, e hoje em dia nem a principal cidade do mesmo, ela é…! ); mas como dizia no começo, quero parabenizar o Rio, que tem tido ultimamente uma sorte daquelas, de novo!, pois é, tem consiguido, tirar as suas cartas do baralho…muito bem! e parabéns! o Rio e os Cariocas, merecem ter uma bela e boa cidade, são compatriotas, e muitos deles são pessoas, adoravéis, perfeição como todos sabem não é deste mundo, mas o Rio jà consegui e com justa razão varios titulos que lhe agarciam com uma boa fama, embora a mesma seja na verdade maculada, pela triste realidade, de sua perene e indiscutivél perda de poder, em todos os setores possiveis! mas tudo bem, os paulistanos e outros paulistas, assim como os mineiros e gauchos, baianos e pernambucanos, para citar somente os mais importantes…estarão sempre ai, para ajudar à manter um resquicio, ainda que irremediavelmente perdido e isto é para sempre…os seus “ares” de metropole decadente, com esta incrivel natureza em sua volta, que alias, não agrada à todos assim como costumam inopinadamente dizer seus filhos, que é obvio tem muito carinho por sua cidade, isso se compreende, pois é igual, por toda a parte! Mas não é assim tão geral como querem dizer …que a paisagem do Rio é tão linda assim…para provar isso, vou citar apenas uma pessoa que algum dia expos suas impressões sobre a paisagem do Rio, e é este o grande filosofo francês Levis-Strauss; pois é , eé simplesmente impossivél agradar à todos da mesma forma! Por fim vale ressaltar, que estas querelas, nnao tem là muito sentido, pois o que é, não precisa de ser provado…ele é, ponto! Então que fique claro aqui de uma vez por todas, pra quem quiser saber, sim O Rio, é um lugar muito bonito, e que tem uma charme, proprio muito interessante, tem uma historia rica e bela etambém triste e cruel!, é uma cidade, que eu particularmente, amo..é pessoal! E que me deixa as vezes triste de ver como à tratam( seus dirigentes, e… etc!) Jà São Paulo é uma outra historia, quase um outro planeta, em todo caso é um outro paìs! São Paulo respira urbanidade, sua beleza é arquitetônica, criada pelas mão dos homens, dos civilizadores…ela é extremamente pujante, progressista, futurista, avnt)gardista, promotora e protetora deste Brasil, é uma cidade que sempre mais deu do que recebeu, é assim mesmo é de sua indole! Uma verdadeira cornucòpia de bens e prazeres, sejam eles culturais, artisticos, comerciais, tecnologicos, enfim tudo o que tenha referencia com a civilização neste nosso mundo, alias é a cidade mais influente do Brasil à niveis não somente nacionais como também internacionais! São Paulo é tão naturalmente superior, que até dispensa os elôgios que lhes possam fazer seus admiradores, ela nem liga pra isso, ela não precisa disso! Snao Paulo, não é a Nova York do Brasil, São Paulo é São Paulo unica e diferente de qualquer outro lugar deste mundo, sim tem uma energia intensa e vibrante, que faz pensar e lembrar cidades de sua estirpe e qualidade, como a notavél Nova York, mas também Toquio, e Londres,Paris, Berlim…porém São Paulo é Brasil, umBrasil que vai pra frente sempre aconteça o que acontecer, e sempre sem precisar de ajudas alheias…ao contario sempre ajuda mais do que é ajudada, ao contrario de suas “irmãs” nacionais e internacionais, devo frisar! É isso Rio fica com o cetro de sua beleza natural e seu passado historico tão relevante para todos nos brasileiros8 E São Paulo, como a maior e amais importante cidade deste paìs ( e mesmo deste continente!!…e mesmo uma das cidades mais importantes do Mundo!!= cidade ALFA !!!…não é pra qualquer um não ) Capital Nacional indiscutivélmente de sua Cultura,& Artes, de suas finanças & Comércios, de suas Pesquisas & Tecnologias, e last but not least, sim Snao Paulo é bela é belissima, seja por sua arquitetura, seja por sua gente, formidavél, diga-se de passagem! seja por sua natureza,que embora tão martirizada, todavia se revela magnifica e altaneira, basta ter olhos para ver! E pronto cada macaco no seu galho, como se dizia antigamente, Os cariocas precisar da potência São Paulo, ( senão jà nem existiriam, mais! )e São Paulo precisa deste balneario, tão charmoso ( etã proximo! que bom! né! ) tão exòtico!!! Assim ficamos nos os paulistanos com dois litorais o nosso, proprio que fica à alguns minutos e que é lindissimo também, porém mais, digamos assim, mais nosso arrière-pays litoral, nosso porto! e o Rio que é para os paulistanos o mesmo que é Miami para os novaiorquinos…Abraços cordiais!

  • Bruno Matsuoka Reply

    1 de novembro de 2013 at 22:53

    Cada uma tem uma a sua qualidade São Paulo está entre os maiores polos de gastronomia do mundo e vida noturna tb já o Rio de Janeiro tem o entorno natural mais bonito do mundo além do samba e carnaval

  • Allan Raffik Sennin Reply

    14 de Março de 2013 at 21:36

    Mano Sou Paulistano de sangue & Paixão haha’ São Paulo é tudo meu, cidade acolhedora, uma cidade gostosa de se viver a cidade da miscigenação tenho tudo em uma só cidade , São Paulo fosse um País seria o (40) em economia e população. Pois então antes de falar mal dela, venha conhecer e desfrutar o que tem de bom, por que poucas cidades tem habitantes apaixonados para falar que ama tal cidade, como os de São Paulo tem para falar que ama Sampa?

  • Iugh Mattar Reply

    25 de Janeiro de 2013 at 01:57

    Respondendo a Day ao Vitor…
    A cultura brasileira é a cultura CARIOCA, o samba, a praia, a malandragem, a bossa nova, coisas que, às vezes, para um goiano ou um gaucho, estão mt longe de representar a SUA experiencia de brasileiro.
    No exterior, todo brasileiro tem que aprender a ser a imagem do brasileiro e, essa imagem vem do rio.

  • Lucas Gabriel Reply

    16 de novembro de 2012 at 15:53

    Rivalidade máxima entre Paulista (trabalho) e Rio (Cultura)
    Não é por nada não, mais eu prefiro o São Paulo, porque cultura não ajuda o país a se desenvolver e sim o trabalho que os Paulistas fazem que geram 33% da riqueza do Brasil.

  • Daniel Sampaio Reply

    4 de outubro de 2012 at 01:38

    Caralho, paulista é tão enrustido que dá até pena… Só falta postar um gráfico que São Paulo é mais rico e os caralhos a 4. Que bom que sua cidade tem grana, amiguinhos. Mas praia que é bom nada né?

  • João Pedro Villória Reply

    14 de setembro de 2012 at 00:28

    São Paulo é claro pois comercio cidade monstro pois é mt melhor q o Rio sem ofenças ao Rio e futebol paulista é mt melhor!

  • Clovis Costha Reply

    4 de julho de 2012 at 13:55

    que pecado sp melhor que rio nem que a vaca tussa sp nao ganho nenhum premio pelos seu encantos mil e vcs sao paulinos como diz a resvista do fantastico vcs so querem trabalhar e sao uns brancos azedos

  • Lívia Souto Reply

    3 de julho de 2012 at 23:30

    Quem disse que carioca fica na praia o dia inteiro? Eu moro no Rio e quase não vou à praia… Esse é o ‘grande trauma’ dos paulistas, não ter uma praia perto de casa ou do trabalho e aí eles imaginam que o carioca faz o que eles fariam se morassem no Rio..

  • Lívia Souto Reply

    3 de julho de 2012 at 23:26

    Se Florianópolis tivesse um número de habitantes tão elevado quanto o do Rio , aí sim poderíamos comparar…Se tivesse tido o mesmo número de migrantes que o Rio e fosse tão internacionalmente conhecida quanto o Rio aí poderíamos comparar…
    Funk é cultura sim e veio de outro país chamado E.U.A., e se adaptou às condições das classes desfavorecidas do Rio.Nos E.U.A. o Hip-Hop(‘primo do Funk’) é considerado um tremendo movimento cultural. Pode-se até não apreciar este estilo musical mas não pode-se dizer que não é cultura! Aí entra a questão do preconceito, social e racial!

  • Paulo Frois Reply

    14 de Maio de 2012 at 07:21

    Olá Amigo (considere-se honrado por usar letra maiúscula)
    Cara, não dá para comparar Rio e São Paulo…
    Mas, se mesmo assim, fazeres questão, “voi-lá”…
    #São Paulo#
    *Maior cidade do Brasil e das Américas (sim, ela é maior que a Big Apple)
    *10º maior PIB do mundo (à frente de 50 países…vale lembrar que me refiro à uma cidade!)
    *Melhor transporte METROPOLITANO da América do Sul (aqui não se enquadra superlotação, o que é um outro problema, e sim o estado das composições e intervalo entre as mesmas)
    *Cidade brasileira mais influente no mundo (fonte Wikipedia)
    *5ª capital de moda do mundo, junto com PARIS, MILÃO, NY e LONDRES
    *Maior rota de turismo corporativo das Américas, ou seja, recebe mais visitantes a negócio que New York
    Entre muitas outras mais…
    Sim, existe muita violência! Sim, está deficitária em alguns aspectos… Mas tudo isso são problemas que aflige uma grande megalópole…ou você acha que Londres ou Paris ou qualquer outra grande cidade é tudo às mil maravilhas?
    #Rio de Janeiro#
    *Segunda maior cidade do Brasil
    *Maior rota de turismo de lazer de todo o hemisfério Sul
    *Simplesmente linda! Sim, linda, linda, linda…
    E com uma má, antes péssima, administração municipal…
    Quanto a seu pronunciamento…de que SP é a capital dos negócios e RJ da cultura, discordo, pois para isso deve-se, obrigatoriamente, levar-se em conta os números de ambas as cidades e aqui ei-los:
    SP
    Segundo maior número de Teatros e Cinemas das Américas (sim, perde para NY. E em terceiro nem pense que é o Rio pois Buenos Aires é fogo!)
    Por ter feito parte da história política e econômica do Brasil, São Paulo é praticamente um museu a céu aberto, com bairros e edifícios de incalculável valor histórico. A cidade possui uma enorme variedade de museus e galerias de arte, que possuem acervos dos mais variados estilos, da arte sacra a moderna, além de curiosidades sobre ciência, política, religião, entre outros temas. Entre os museus mais famosos da cidade estão Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu do Ipiranga, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras instituições de renome. Também abriga um dos cinco maiores parques zoológicos do mundo, o Parque Zoológico de São Paulo (Fonte CulturaSP.org)
    A cidade tem uma cena musical fervilhante, com diversas vertentes musicais sendo representadas. É da cidade o “Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade”, os Demônios da Garoa,[1] grupo de samba da década de 1940 ainda hoje em atividade. Berço de várias bandas de rock nas décadas de 1970 e 1980, também é influente no movimento hip-hop (break, grafite e rap), sendo que, no Brasil, os maiores expoentes dessa vertente cultural estão em São Paulo e seu entorno. Também é forte a presença da música eletrônica, com diversas raves e festas, como o Skol Beats, Nokia Trends, Spirit of London, entre outras.
    Por seu aspecto urbano, a cidade cada vez mais se renova musicalmente, aceitando os diversos ritmos musicais oriundos de todas as partes do país. São Paulo também é um dos principais centros de música erudita do Brasil, sendo local de nascimento de compositores internacionalmente reconhecidos como Osvaldo Lacerda e Amaral Vieira, e palco durante o ano todo de apresentações de concertos e óperas em suas diversas salas, como a Sala São Paulo, o Teatro Municipal de São Paulo (palco da Semana de Arte Moderna de 1922, considerada marco de início da arte moderna no Brasil), o Teatro São Pedro e o Teatro Alfa. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) é considerada o melhor conjunto sinfônico da América Latina
    Pronto, acho que já tá bom… Agora, fale-me de vocês…
    Vc quer saber a verdade?
    SP tá capengando… E sabe porquê? Por que tá cansada de carregar a América do Sul nas costas.
    SP, capital dos negócios e cultural…
    Rio, linda e…linda!
    Vem que tem, amigo!

  • Diego Luiz Caruso Reply

    18 de Abril de 2012 at 19:18

    Sao paulo esta anos luz a frente do rio! Uma Cidade dos folgados que ficam na praia o dia inteiro

Deixar um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password