Rio pode ter 2º turno entre Crivella e Freixo ou Bolsonaro, diz IBOPE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Candidatos com chances de ir para o 2º turno

Ontem saiu a 1ª pesquisa IBOPE com os candidatos a prefeito do Rio em 2016, e uma pesquisa super importante, já que o RJ Tv só acompanha os candidatos que tem 5% ou mais das intenções de votos. E a pesquisa já começa com um resultado ultra embolado, com exceção de Marcelo Crivella (PRB) que está liderando sozinho com 27%, os outros principais candidatos estão empatados tecnicamente.

O resultado é o seguinte:

Marcelo Crivella (PRB) – 27%
Marcelo Freixo (PSOL) – 12%
Flávio Bolsonaro (PSC) – 11%
Jandira Feghali (PC do B) – 6%
Pedro Paulo (PMDB) – 6%
Índio da Costa (PSD) – 5%
Carlos Osório (PSDB) – 4%
Alessandro Molon (Rede) – 2%
Carmen Migueles (Novo) – 1%
Cyro Garcia (PSTU) – 1%
– Branco/nulo – 20%
– Não sabe/não respondeu – 5%
OBS.: O nome da candidata Thelma Bastos (PCO) não constou nesta rodada de pesquisa, por que a candidatura passou a ser divulgada no site do TSE somente no dia 19 de agosto, ou seja, após o registro da pesquisa.

Advertisement

Como a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, isso deixa Freixo empatado com Pedro Paulo e Jandira, os três podem chegar a 9% e Flávio Bolsonaro e Indio a 8%. Um começo de eleição bem embolado, sem favoritos.

Osório e Molon já poderiam desistir

Carlos Osório

Os candidatos dirão que não, seus aliados também, mas a candidatura de Carlos Osório (PSDB) e Alessandro Molon (PSol), em uma eleição tão complicada como essa não contar com o tempo no principal programa de Tv do Rio, o RJ Tv no início da campanha, é ferir de morte. Especialmente quando ambos tem adversários no mesmo campo ideológico/administrativo.

A de Osório tem o Indio da Costa (PSD), apenas 10% na frente, só que com mais tempo de Tv e muito mais capacidade política. Soma-se que enquanto o fundo partidário do PSDB deve ir para candidaturas mais competitivas, como a de Dória em São Paulo, o PSD pode investir em Indio, Vai ter de apostar no tempo de Tv, são 1:16´, ainda assim tem menos que Indio, com 1:24´.

Enquanto isso Alessandro Molon, concorre com o 2º colocado, Marcelo Freixo e com Jandira Feghali. E o candidato da REDE ainda tem pouco tempo de Tv, apenas 18 segundos. São 7 a mais que Freixo, mas este tem um incrível poder nas redes sociais.

Marcelo Freixo deve ficar atrás de Jandira

marcelo freixo

Não acho que Jandira Feghali vá para o 2º turno, ela certamente insistirá no “Primeiramente, Fora Temer“, “Golpistas não passarão” e todo aquele papo que poderia funcionar melhor em uma eleição de Centro Acadêmico de Faculdade de Sociologia, mas não em uma das cidades mais importantes do mundo. Apesar disso, com o 2º maior tempo de Tv, 1:27´, além de o uso do caixa partidário podem ajudar Jandira a roubar os votos de Freixo.

Para isso não acontecer, ele terá de suar muitos e usar toda a mobilização. Mas 2016 não é que nem 2002, e nem naquela época ele foi tão bem, com a eleição sendo decidida no 1º turno.

2º turno poderá ser entre Crivella e Indio ou Pedro Paulo

Pedro Paulo

Devido a mudanças na legislação eleitoral, os candidatos estão com muito mais dificuldade de conseguirem verba para a campanha. Na opinião de alguns está praticamente impossível e isso ajuda muito Marcelo Crivella (PRB), Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, ele conta com os fiéis como militantes em sua campanha. É considerado um nome quase certo no 2º turno, mesmo perdendo um pouco de gordura até outubro, ele ainda tem bastante voto para queimar.

Já o nome que irá com ele, esse é o que abre mais discussão. Não acho que Flávio Bolsonaro seja o nome, seus 11% podem evaporar. Primeiro, alguns podem pensar que o candidato é seu pai, Jair Messias Bolsonaro (PSC), não que a fruta tenha caído muito longe da árvore, mas ainda assim não é a mesma pessoa.

16684290393_e587536b3a_o-ktuE-U2071681693D4H-1024x576@GP-Web

Tem também o fator de que, bem, ele é um Bolsonaro, com todas as vantagens e desvantagens que pertencer a este clã político traz. Conseguir novos eleitores é complicadíssimo quando se é tão polêmico. E o candidato é, pelo menos por enquanto, monotemático, trata de segurança, que normalmente é uma questão estadual e quando se vota para prefeito procura-se mais o tema administrativo.

E é nesse tema que pode surgir o que, na minha opinião, são os dois potenciais candidatos que podem disputar contra Marcelo Crivella, Indio da Costa e Pedro Paulo. Como disse em um post anterior, o carioca vai procurar candidato com perfil administrativo e são eles, mais Osório, que refletem este desejo.

Pedro Paulo terá toda a máquina da Prefeitura em seu favor, para subir além dos 6%. Também poderá surfar na onda do otimismo do excelente Rio 2016. Só que por outro lado, apesar do estranho arquivamento, vai ser difícil esquecer que é um homem que bateu em sua esposa. Além dos outros vários problemas da gestão de Eduardo Paes, como a queda da ciclovia em junho.

Já Indio, não terá a máquina, mas pode aproveitar que é um dos poucos candidatos sem padrinho político. Também o passado de gesto e uma ligação com os bons momentos tanto do ex-prefeito Cesar Maia (DEM), hoje candidato a vereador, e do próprio atual prefeito, Eduardo Paes, podem dar um boost de votos para ir ao 2º turno. Sem esquecer de ter sido o relator do Ficha Limpa, e em épocas de Sergio Moro, esse pode ser o diferencial na hora de conseguir os votos.

Saldo positivo para Indio da Costa no Índice de Rejeição

Indio da Costa

Outro ponto positivo para Indio é o Índice de Rejeição, é o que tem menos nos candidatos com chances de se eleger:

Marcelo Crivella (PRB) – 35%
Jandira Feghali (PC do B) – 35%
Pedro Paulo (PMDB) – 33%
Flávio Bolsonaro (PSC) – 31%
Marcelo Freixo (PSOL) – 25%
Cyro Garcia (PSTU) – 22%
Índio da Costa (PSD) – 21%
Carlos Osório (PSDB) – 20%
Alessandro Molon (Rede) – 18%
Carmen Migueles (Novo) – 18%
– Poderia votar em todos – 1%
– Não sabe/não respondeu – 7%

Enquanto Indio tem apenas 21%, seu principal concorrente, Pedro Paulo, tem 33%. Talvez se conseguir disparar em votos ele possa angariar o chamado voto útil de eleitores de Osório, Bolsonaro e de outros.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro(TRE-RJ) sob o protocolo RJ-06567/2016.

A análise de Bruno Kazuhiro

O cientista político, Bruno Kazuhiro, fez ontem a análise da pesquisa assim que ela tinha saído do forno. Assim o fará até o fim das eleições, com lives direto de nossa página no Facebook.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode ter 2º turno entre Crivella e Freixo ou Bolsonaro, diz IBOPE
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui