Rodas de samba nas ruas do Centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

“Lugar de samba-enredo é no asfalto”. Embora o cantor e compositor Sérgio Sampaio estivesse se referindo ao carnaval da escolas na Sapucaí, essa frase, entoada na canção “Cada lugar na sua coisa” encaixa perfeitamente na levada dessa lista que o Diário do Rio preparou para o leitor.

Samba e Rio de Janeiro desfilam juntos. Não faltam bares que toquem o gênero musical. No entanto, a rua não fica fora dessa festa. Abaixo, cariocas e turistas poderão saber um pouco mais sobre três importantes rodas de samba que acontecem nas ruas do centro da Cidade Maravilhosa.

Roda de Samba da Pedra do Sal

Roda de Samba da Pedra do Sal

Todas as segundas acontece um evento no qual clássicos do samba são tocados. O local é a Pedra do Sal, um lugar importante para a história do Brasil, sobretudo na luta contra a escravidão. Foi lá também que, há mais de 200 anos, apareceram os primeiros sons que deram origem ao gênero musical conhecido como samba. O público se espalha pelo democrático ambiente que conta com barraquinhas de ambulantes e alguns bares que vendem petiscos e bebidas.

Advertisement

Serviço:

Toda segunda-feira, às 19h30
Endereço: próximo ao Largo de São Francisco da Prainha – Praça Mauá, Centro Rio de Janeiro.
Entrada: gratuita.

Samba da Ouvidor

Samba da Ouvidor

Essa roda de samba mistura clássicos e novidades. O público não poderia ser diferente. É comum ver a juventude se mesclar à “velha guarda” nos arredores da Praça XV. Nelson Cavaquinho, Cartola, Noel Rosa, Monarco, Candeia, entre muitos outros – jovens talentos ou nomes da antiga – são frequentemente tocados.

Paço do Ouvidor

Antes de ir para o samba, não tenha a mesma dúvida de Noel Rosa e passe no Shopping Paço do Ouvidor para escolher uma boa roupa para cair na festa. Passa no Paço.

Serviço:

Quinzenal – dois sábados por mês (geralmente o primeiro e o terceiro) às 16h30
Endereço: esquina da Rua do Ouvidor com a Rua do Mercado – Centro, Rio de Janeiro.
Entrada: gratuita.

Samba do Castelo

Samba do Castelo

Em frente a um bar (o Botequim São Quim) as pessoas podem curtir essa roda de rua. Esse é o Samba do Castelo que acontece no segundo sábado do mês no bairro que intitula o evento. A festa é marcada pelo bom público e pela organização.

Serviço:

Segundo sábado do mês, às 18h.
Endereço: Avenida Churchill, 60 B, Centro, Rio de Janeiro.
Entrada: gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rodas de samba nas ruas do Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui