Rodrigo Maia, o Presidente que cumpre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rodrigo Maia

Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia, ou como é mais comumente conhecido, Rodrigo Maia. Este é o nome do mais novo Presidente da Câmara dos Deputados, eleito nesta madrugada com 285 votos – 115 a mais do que se oponente Rogério Rosso. Uma vitória acachapante e que surpreendeu até mesmo os mais otimistas. A previsão era de 50 votos de vantagem, ou seja, menos da metade do que realmente foi.

Aos 46 anos e dono de um currículo político como poucos, Maia chega em um momento delicado para o parlamento brasileiro, em meio ao processo de cassação de Eduardo Cunha e também com dezenas de acusações a outros parlamentares na Operação Lava-Jato. Com a bandeira de dar soberania ao plenário, independente de posições ideológicas, ele tem um desafio pela frente que é colocar a Câmara para funcionar depois de 2 meses de mandato interino do Deputado Waldir Maranhão. Além do mais, há uma urgente necessidade de pautar projetos que dialoguem com o futuro do Brasil, em sintonia com o Poder Executivo, de forma a ajudar a nação a sair do atoleiro em que se encontra.

Advertisement

Mas, mesmo tímido, Rodrigo não perde um desafio e está preparado para tudo o que vier pela frente. Começou sua carreira política há 20 anos sendo Secretário de Governo do então Prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde, onde teve uma carreira brilhante e marcada pela criação da Secretaria de Trabalho e pelo Projeto Cidadania, que auxiliava famílias carentes.

Logo, em 1998, foi eleito Deputado Federal para seu primeiro mandato e continua até hoje, já cumprindo sua quinta legislatura. Nesses mais de 15 anos de Parlamento, Rodrigo já foi eleito 14 vezes consecutivas como um dos parlamentares mais influentes do país, foi líder na Câmara e Presidente de seu partido. Sempre esteve no meio de todas as grandes negociações, como o fim da famigerada CPMF (o imposto do cheque) e também sempre esteve na linha de frente da oposição, como no Mensalão, em 2005 e mais recentemente no impeachment, onde foi um dos principais articuladores.

Toda essa coragem vem de dentro de casa, com um pai que foi preso e exilado pelo regime militar. Por isso Rodrigo nasceu no Chile, mas é brasileiro nato, por ter sido registrado na Embaixada do Brasil. Cesar Maia, que foi Prefeito do Rio de Janeiro por três mandatos e Deputado Federal por outros dois (um deles como constituinte) soube transmitir a honradez, a sensatez e o espírito da democracia para seu filho, que hoje assume um dos cargos mais importantes da República. Um cargo que já foi ocupado por grandes lideranças políticas nacionais como Pedro Aleixo, Marco Maciel, Luís Eduardo Magalhães e o indubitável Ulysses Guimarães.

Em setembro de 2010, há quase 6 anos, o então Presidente Lula disse: “precisamos extirpar o DEM da política brasileira”. Hoje vemos que a postura de oposição ao (des)governo petista que o Democratas manteve, muito graças a liderança de Rodrigo Maia, foi correta, não sucumbindo às benesses do poder, não sucumbindo às tramóias políticas do petismo.

Rodrigo é considerado um dos maiores articuladores que há dentro do Congresso Nacional e não foi à toa que conseguiu ser eleito com os votos de diversos partidos. Em seu discurso ele disse que “é tímido, mas cumpre palavra” e esse é seu diferencial: respeitar o que diz e respeitar as diferenças dentro de uma casa tão heterogênea, exatamente como pregam os valores democráticos que foram ensinados desde o berço.

Boa sorte, Rodrigo! Sucesso nesta nova empreitada!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rodrigo Maia, o Presidente que cumpre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui