Rolé Carioca por São Cristóvão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

SC_1

Quem curte os passeios do Roteiro Geográfico também vai adorar o Rolé Carioca, que também é gratuito.  O segundo passeio do ano será realizado em 31 de agosto, a partir das 9h. e vai apresentar aos cariocas o tradicional bairro de São Cristóvão. O evento é capitaneado pela Estácio de Sá.

O evento gratuito e sem a necessidade de inscrição terá como ponto de partida a Quinta da Boa Vista, em frente ao Museu Nacional. Como ocorreu em Botafogo, na Casa de Rui Barbosa, também será permitido ao público que acompanhar os professores de História da Estácio entrar num lugar especial: o Clube de Regatas Vasco da Gama.

O roteiro do passeio será o seguinte: Quinta da Boa Vista em frente ao Museu Nacional, Antigo portal da Quinta, Av. Pedro II, Museu Militar Conde Linhares, 1º Batalhão das Guardas, Rua Figueira de Melo, Rua São Cristóvão, Campo de São Cristóvão, Colégio Pedro II, Rua São Luiz Gonzaga, Rua São Januário, Estádio de São Januário, Rua General Argolo, Rua João José Cristino, Observatório Nacional, Rua General Argolo, Rua General Bruce, Museu de Astronomia e Ciências afins, Rua Esberard, monumentos arquitetônicos do Campo de São Cristóvão e Centro de Tradições Nordestinas São Luiz Gonzaga.

Advertisement

Habitada por índios tamoios, a área onde hoje se encontra o bairro de São Cristóvão, teve sua ocupação inicial intimamente ligada à conquista do  Recôncavo da Guanabara. Em 1565, os padres jesuítas receberam uma imensa sesmaria, que se estendia do Rio Comprido a Inhaúma, com seus engenhos e fazendas. Em 1627, os jesuítas edificaram a Igrejinha dedicada ao culto de São Cristóvão, junto à praia que passou a ter o mesmo nome. Próximo à Igrejinha passava o Caminho de São Cristóvão, que além de servir aos jesuítas, era usado por moradores da cidade, viajantes e tropeiros, em direção ao interior.

SC_6

Da época de pompa e glamour do Império, restaram poucas memórias. O bairro passou por transformações, virou polo industrial e, depois, com pouco investimento de revitalização e urbanismo, caiu na decadência e favelização. Em 2004, após uma recuperação, passou a ser alvo da especulação imobiliária,  por parte dos empreendedores do ramo, após a aprovação do Plano de Estruturação Urbana (PEU).

SC_5

Curiosidades

Feira de São Cristóvão e Luiz Gonzaga

Data de 1945 o início dos primeiros movimentos que deram origem à Feira de São Cristóvão, ou Feira dos Nordestinos, como é conhecida no Estado do Rio. Nesta época, retirantes nordestinos chagavam ao Campo de São Cristóvão em caminhões, vindos para trabalhar na construção civil. A animada festa regada a muita música e comida típica, gerada pelo encontro dos recém chegados com parentes e conterrâneos, deu origem à Feira, que  permaneceu ao redor do Campo de São Cristóvão por 58 anos.  Em 2003 o antigo pavilhão foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, não só nordestinos frequentam a Feira para matar saudades e resgatar um pouco de sua cultura, como também cariocas e turistas de todo o país.

Bairro Imperial e Dom João VI

Em 1803 ergueu-se um casarão sobre uma colina, da qual se tinha uma boa vista da Baía de Guanabara, que ficou conhecido como “Paço de São Cristóvão”, o qual foi escolhido por D. João VI para ser o Palácio Real da Casa de Bragança, sete anos mais tarde. Ele foi mantido mesmo após da Independência do Brasil, tornando-se o Palácio Imperial; sendo vizinhado por outros solares onde residiam as famílias da nobreza; o que deu a São Cristóvão a alcunha de Bairro Imperial.

Dom Pedro II

Pedro II nasceu e cresceu no bairro e, de lá, governou o Brasil por quase meio século. O Colégio Pedro II é uma tradicional instituição de ensino público federal, localizada no mesmo bairro em homenagem ao imperador do Brasil. Fundado na época do período regencial brasileiro, integrava um projeto civilizatório mais amplo do Império do Brasil, do qual faziam parte a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Arquivo Público do Império, seus contemporâneos. No plano da educação pretendia-se a formação de uma elite nacional. Deste modo, a instituição propunha-se formar quadros políticos e intelectuais para os postos da alta administração, principalmente pública.

Ao longo do reinado de dom Pedro II, a partir de São Cristóvão, iniciou-se a instalação de indústrias e a modernização da cidade com a instalação de uma central de telefones (a primeira linha da América do Sul servia o Paço de São Cristóvão) e uma rede de postes à luz elétrica nas ruas. O imperador ainda inaugurou o Observatório Nacional do Rio de Janeiro, centro de estudos avançados em astronomia e, ainda hoje, um dos principais centros dessa ciência no Brasil. A industrialização mudou o perfil do bairro, já não mais um lugar tranquilo próprio para o passeio de famílias e, a partir do final do século XIX, iniciou-se a deterioração das construções mais antigas. A queda do império ocasionou a transformação do paço em museu, com a instalação do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro no local.

Jardim Zoológico

Em 18 de março de 1945, o Rio de Janeiro ganhou um novo jardim zoológico, inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, no parque da histórica Quinta da Boa Vista, residência da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira, junto ao Museu Nacional do Brasil.

Vasco

A história do Vasco da Gama não se iniciou no bairro de São Cristóvão, mas no da Saúde. Desde 1926, porém, o bairro é sede do futebol vascaíno, espaço de memória de importantes eventos esportivos e políticos, com destaque para comemorações do 1º de Maio. O clube foi fundado, em 21 de agosto de 1898, como clube de regatas, esporte popular em uma época na qual o futebol ainda não invadira as terras brasileiras. O nome, certamente, remetia à história de Portugal, motivado pela lembrança do 4º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para as Índias (1498). Seus fundadores foram 62 remadores, em sua maioria, comerciários portugueses que se dedicavam ao esporte. A chegada do futebol ao Brasil levou o clube a assumir nova orientação, mas as raízes portuguesas permaneceriam visíveis no nome, nos símbolos e na torcida. A adoção do novo esporte, por outro lado, consagraria a vocação popular do clube, visto este ter assumido a dianteira no processo de transformação de um esporte das elites em um esporte popular, sendo importante lembrar, inclusive, que o clube foi um dos primeiros a aceitar negros no time.

Cadeg

A criação do Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), hoje Centro de Distribuição de Alimentos da Cidade do Rio de Janeiro, deveu-se entre outros motivos a determinados deslocamentos espaciais. Nesse caso específico, a derrubada do mercado da Praça XV e a transferência dos comerciantes, grande parte dos quais portugueses, para Benfica. Essa concentração criou condições para que emigrantes deslocados nos anos 1960 procurassem a região, em virtude do processo já analisado dos que chegavam buscarem locais onde já estavam estabelecidos familiares e amigos. Esses processos de deslocamento possibilitaram que a presença portuguesa na região ganhasse nova e intensa visibilidade. Foi assim que a secular presença dos portugueses na comercialização de alimentos passou a ter no Cadeg uma possibilidade de extensão em sua duração.

SC_3

Serviço

Rolé Carioca 2014
Locais, datas, horários e pontos de encontro

Botafogo – 27 de julho, de 9h às 12h
Ponto de encontro: Praça Nelson Mandela

São Cristóvão – 31 de agosto, de 9h às 12h
Ponto de encontro: saída do metro de São Cristóvão  – porta da Quinta da Boavista

Região Portuária  – 28 de setembro, de 9h às 12h
Ponto de encontro: em frente ao museu MAR

Tijuca – 19 de outubro, de 9h às 12h
Ponto de encontro: Rua Barão de Mesquita – Tijuca (Altura do nº 280, em frente ao Supermercados Mundial e próximo à Praça Saens Peña)

Meier – 30 de novembro, de 9h às 12h
Ponto de encontro: Praça Agripino Grieco – Rua  Dias da Cruz

Castelo – Pça XV – 25 de janeiro, de 9h às 12h
Ponto de encontro: Praça XV em frente  ao Paço Imperial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rolé Carioca por São Cristóvão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui