Sábado e domingo tem Festa do Japão no Aterro do Flamengo, de graça

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

16a festa do japao 2017 aterro do flamengo rio de janeiro Sábado e domingo tem Festa do Japão no Aterro do Flamengo, de graça

A programação da 16ª edição da Festa do Japão, que será realizada nos dias 19 (das 17h às 23h) e 20 de agosto (das 10h às 18h) no Aterro do Flamengo, estará repleta de atividades culturais. No evento, que é aberto e gratuito e já faz parte do calendário oficial do Rio de Janeiro, o Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) promoverá em sua tenda as exposições “Um país chamado Japão” e “Sabedoria oriental”, com informações e curiosidades sobre essa cultura milenar.

Na feira tem apresentação de taiko (tambores), artes marciais (judô, sumô, aikido e karatê), mostras de ikebana, origami, oshiê e shodô, canções japonesas com o cantor Nobuhiro Hirata, conjunto japonês de rock J. Coração, cosplay. Vendas de produtos orientais, doces japoneses, artesanato, kimonos, artigos de animê, chaveiros, bijuterias, equipamentos de massagem e muito mais.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

Advertisement

Serão expostos ainda trabalhos de ikebana (arranjos florais), origami (dobradura de papel), oshie (arte com papel e retalhos de tecido em alto relevo), shod? (caligrafia japonesa) e haikai (poemas curtos). Algumas das obras de origami e oshie, inclusive, estarão à venda. Como de costume, milhares de admiradores da cultura japonesa são esperados nos dois dias de evento. Os visitantes também podem levar para casa seus nomes escritos em caligrafia japonesa.

“Esse é um evento muito significativo para a integração das culturas brasileira e japonesa. Aqui mostramos um pouco dos valores e da produção da cultura nipônica e convidamos a todos a participarem dessa festividade. O ICBJ completa 60 anos em 2017 e para nós é um privilégio comemorar o conhecimento, a união e a harmonia entre os povos”, declara o presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Sohaku Bastos.

Com apoio do Consulado Geral do Japão, a organização da Festa é do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (RENMEI), Associação Nikkei do Rio de Janeiro (NIKKEI) e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro (CÂMARA).

 Caricaturas em estilo mangá

Pela primeira vez, a tenda cultural do ICBJ terá a presença do designer gráfico Gustavo Sakatsume, que estará no sábado (19/8), das 17h às 22h, e no domingo (20/8), das 13h às 17h, para produzir caricaturas em estilo mangá.

 Apresentação de karatê, nova modalidade dos Jogos Olímpicos

No domingo, dia 20, às 16h, está prevista uma apresentação de karatê, coordenada pelo presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Sohaku Bastos, que explicará mais sobre essa arte marcial e a importância da inclusão desse esporte como nova modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Diversas entidades que fazem parte da Aliança Nipo-Brasileira de Karatê-do, criada pelo ICBJ e que reúne todos os estilos do karatê, participam da demonstração.

“É a primeira vez que essas entidades, reunidas através da Aliança, se apresentam no Rio de Janeiro. Com isso, pretendemos estimular a participação de atletas de todas as confederações e federações nas próximas Olimpíadas”, explica Sohaku.

Sorteio de bolsas de estudo

Em comemoração aos 60 anos da instituição, serão sorteadas bolsas de estudo para os cursos do ICBJ: língua japonesa, história & cultura do Japão, ikebana, shod?, origami, oshie, ninhonga (pintura), culinária japonesa e chanoyu (cerimônia do chá).

Outras atrações

Entre outras atrações culturais, a Festa terá apresentação de taiko (tambores), artes marciais (judô, sumô, aikido e karatê), música (canções japonesas e conjunto japonês de rock J. Coração) e cosplay.

Na parte gastronômica, o público poderá se deliciar com itens bem populares e requisitados entre os brasileiros, como: yakisoba, hot filadélfia, karê, guioza, harumaki, tempura, temaki, banana caramelada, udon, takoyaki, saraudon, sushi (califórnia, salmão skin, makizushi, inarizushi etc), obentô e grelhados (yakitori, espetinho de alcatra, linguiça no pão e salsichão). Haverá também produtos orientais, doces japoneses, artesanatos, quimonos e artigos de animê.

Serviço
Tenda Cultural do ICBJ na Festa do Japão
Entrada franca
Funcionamento: 19/08, sábado, das 17h às 23h, e 20/08, domingo, das 10h às 18h
Local: Aterro do Flamengo, altura da Rua Corrêa Dutra – Rio de Janeiro-RJ
Informações: 2240-2024/ icbjrj@gmail.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sábado e domingo tem Festa do Japão no Aterro do Flamengo, de graça
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sábado e domingo tem Festa do Japão no Aterro do Flamengo, de graça
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui