Saiba mais sobre o ArtRua 2016 que acontece na Região Portuária

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Art Rua 2016_divulgação

Desde 2011 no calendário cultural do Rio, o Art Rua foi um dos eventos pioneiros em apostar na revitalização da Zona Portuária – em cinco edições, atraiu mais de 146 mil visitantes para os bairros da Gamboa e Saúde. Este ano, de 29 setembro a 2 de outubro, o festival de arte urbana oficial da Semana de Arte do Rio acontece pela primeira vez no Santo Cristo, no caminho do VLT. O novo galpão tem o dobro de tamanho do ano passado, são 7.500 metros quadrados, e receberá, durante os quatro dias, mais de 30 artistas nacionais e estrangeiros, dez galerias, shows e festas, com toda a programação gratuita. São esperadas 75 mil pessoas, 25% a mais que em 2015.

Cabify RJ bannerQue tal ir e voltar do ArtRua de Cabify? O Diário do Rio te dá dois descontos de R$ 15 nas duas primeiras corridas é só baixar aqui para iPhone e aqui para Android e colocar o voucher DIARIODORIO

Outra novidade é a programação paralela do evento. Dia 29, quinta-feira, acontece a abertura oficial do Rua City Lab, laboratório de experiências urbanas idealizado por André Bretas, Daniel Kraichete, Pedro Araripe e parceiros locais. Lá, acontecerá a exposição “Somos todos imigrantes”, de William Baglione, dentro da Galeria ACRVO, além de programação musical com DJs, loja de design, banca de zines e publicações independentes de arte,  além de workshops e palestras gratuitos. Na sexta, o tema será “Arte Impressa”,  com Cristiano Kana e João Sanches, no espaço “Anexo”, seguido de Workshop Sonoro com Kin Kid, no “Container”. No sábado, haverá um encontro sobre o evento ColaborAmérica, que acontecerá no Rio em novembro. Na sequência, Workshop Sonoro Wladimir Gasper. Nos dois dias, as atividades acontecem das 14h às 16h, e os shows das 16h às 18h.

Advertisement

De Norte a Sul: artistas mostram pluralidade da arte urbana brasileira

fernandobiagioni

A organização selecionou mais de trinta nomes que irão pintar painéis e criar instalações exclusivas para o Art Rua. Os curadores investiram em conteúdo regional, com destaque para artistas do Norte e Nordeste do Brasil. O paraense Sebá Tapajós é criador do projeto Street River, a primeira galeria fluvial do mundo. Nas palafitas ribeirinhas, ele celebra a cultura dos povos da mata, os caboclos, descendentes de índios e quilombolas. Para o festival, ele irá criar uma instalação inspirada no projeto.

De Olinda, Pernambuco, Bozó Bacamarte tem na xilogravura popular sua identidade visual. O povo nordestino é tema recorrente no trabalho do artista, que irá fazer um painel interno com esta temática. A dupla do Acidum Project, do casal Tereza Dequinta e Robézio Marqs, do Ceará, vai criar, em parceria com a marca Redley, o mural do Ipanema Walls. Já a paulistana Luna Buschinelli, artista apadrinhada pela dupla OSGEMEOS, apresenta em seu repertório personagens regionais, como cangaceiros, violeiros, entre outros.

A fachada do galpão de 7.500 metros quadrados foi pintada pelos artistas Rimon Guimarães (PR) e Zeh Palito (SP), que juntos formam o projeto Cosmic Boys. O painel se chama Utopia Tropical. Os franceses Mademoiselle Maurice e Snez pintaram a lateral do espaço: pássaros coloridos sendo libertados de uma gaiola cinza.

Compõe o time, os artistas Alberto Pereira (RJ), Augusto Borges (RJ), Baba Jung (BH), Boleta (SP), Carlos Bobi (RJ), Clara Valente (BH), Enivo (SP), Erica Mizutani (SP), Felipe Guga (RJ), Flip (SP), Giovana Simões (CE), Kajaman (RJ), Loucos (SP), Marcelo Tche (SP), MZ (RJ),  Ninguém Dormi (SP), Prozak (SP), Rafael Hayashi (SP), Rafael Sliks (SP), Roberto Bieto (SP), Snez (FRA), Sosek (SP), Src (RJ), Thiago Alvim (BH). Thiago Goms (SP), Wark (RJ, 8-bitch project (RJ). Para esta edição, foram convidadas dez galerias para a feira de arte: A7MA, Full House, Quartoamado, Pico, Nuvem, Verve, entre outras. Nas últimas duas edições, o Mercado Rua movimentou quase um milhão de reais.

Festas, shows, DJs e foodtrucks agitam o galpão

Pao-do-OuvidorEstá no Centro? Que tal ir no Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço!

Como todo ano, além das intervenções artísticas, o Art Rua oferece programação musical, toda gratuita. Na sexta-feira, dia 30, o Galpão recebe a festa Tecla, das 18h às 23h, e a festa MOO, das 23h às 05h. No sábado, é a vez de Fiji, seguida da Trap’in, nos mesmos horários

Food trucks estarão espalhados pelo evento. Ribz, Frites, Burguertopia, Blend, Ossos, Oinc, Dona Sebastiana e Piccole Gelato, além das food bikes Morde & Assopra e Pão de Mel da Gema.

Vans gratuitas farão transporte do público, saindo da loja Redley Ipanema (Rua Maria Quitéria, 99). O trajeto será: Ipanema, Lagoa, Humaitá, Void Botafogo, Flamengo, Rua das Laranjeiras, Santo Cristo (os pontos serão divulgados em breve nas redes sociais do evento).

O Art Rua em números

2016:
33 artistas
10 galerias de arte
Galpão de 7.500 metros quadrados
Estimativa de público de 75 mil pessoas
500 pessoas trabalhando direta e indiretamente

Edições anteriores:
Mais de 150 artistas
146 mil pessoas
R$950 mil no Mercado de Arte
Duas edições na Gamboa, duas na Saúde, uma em Miami (EUA).

Serviço Art Rua 2016

29 de setembro a 2 de outubro, quinta a domingo.
Horário de funcionamento:
Quinta, das 18h à meia-noite; sexta e sábado, das 14h às 05h; domingo, das 14h às 23h.
Rua Professor Pereira Reis, 76, Santo Cristo.
Entrada Franca
Como chegar:  VLT estação Santo Cristo. Vans gratuitas saindo da Redley Ipanema (Rua Maria Quitéria, 99).
Haverá estacionamento no local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saiba mais sobre o ArtRua 2016 que acontece na Região Portuária
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui