Secretaria de Segurança precisa mudar de nome

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Secretaria de Segurança

De que depende a segurança pública? A resposta mais simples é também a mais errada. Mais polícia, ou uma polícia melhor é apenas um dos fatores que influenciam a questão de segurança pública. Em maior ou menor escala coisas como educação, habitação, ordenamento público, conservação pública, atividade econômica e tantas outras coisas têm a sua parcela de influência.

Porém, uma secretaria em especial recebe a incumbência de ser responsabilizada pela falta de segurança na nossa cidade. Depois de ler o livro “Todo dia é segunda feira” (Mini resenha aqui) do atual secretário de segurança uma coisa ficou na minha cabeça (e se não me engano ele menciona isso em algum lugar do livro de maneira bem rápida). O cargo que ele ocupa, e a secretaria que ele chefia NÃO deveria ter o nome que tem.

A secretaria de segurança basicamente é uma secretaria de polícia. Não se trata apenas de um capricho semântico. Trata-se de elevar a questão de segurança para um nível hierárquico mais elevado, que não seja compartimentalizado em um órgão que não tem a atribuição única e absoluta sobre o tema. Segurança pública deve ser um tema estratégico em nossa cidade e, portanto, deve ser uma questão abordada por diversos atores. Tanto aqueles que detêm o uso do poder coercitivo (a polícia), quanto por pastas como Habitação, Transporte, Ordenamento, Conservação, Educação e por ai vai.

Advertisement

O nome “Secretaria de Segurança” leva a um entendimento contrário, mesmo que não seja essa a intenção. Claro que simplesmente mudar o nome não muda nada. A mudança de nome precisa vir acompanhada com uma mudança de postura, tanto dos gestores públicos quanto da sociedade em geral, que precisa compreender que o assunto vai além e cobrar ações também daqueles que até então não são cobrados por isso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Segurança precisa mudar de nome
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui