Seis fotos inacreditáveis do Rio Antigo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

 

1

 

Recomendo a quem tiver oportunidade que procure no Google Maps pelos trechos apontados abaixo, para ver a impressionante diferença.

Advertisement

 Leblon

Leblon 1919

Pode parecer inacreditável, mas o segundo metro quadrado mais caro do Brasil tinha essa aparência há menos de 100 anos, em 1919. O bairro era uma restinga praticamente desabitada. A ocupação efetiva começou apenas naquele ano, quando a Companhia Construtora Ipanema adquiriu terrenos e os vendeu em pequenos lotes. Apenas um ano depois, em 1920, o canal do Jardim de Alá e a Avenida Visconde de Albuquerque foram construídos.

2) Ipanema

Barão da torre teixeira de melo

Se em 1928, no momento dessa foto, dissessem para os donos dessas casas que em 2014 seus metros quadrados seriam os mais caros do Brasil, eles provavelmente não acreditariam. Essa esquina com ar bucólico de cidade do interior é o encontro das ruas Barão da Torre e Teixeira de Melo, em Ipanema. Atualmente o local é bastante tumultuado, abrigando uma saída de metrô e um acesso à favela do Cantagalo!

3) Joá/Barra da Tijuca

Barra 1967

A foto documenta a construção do Túnel do Joá, em 1967. Ao fundo é possível ver a Barra da Tijuca ainda com pouquíssimas habitações. O bairro só cresceu a partir de 1969, quando o Plano Piloto da Barra da Tijuca foi lançado, a partir do projeto do urbanista Lucio Costa.

4) Copacabana

Noss senhora copa 1935

Essa rua parcialmente alagada, com espaço para dois carros – com boa sorte – e cortada por trilhos de bonde viria a se tornar uma das mais importantes da Zona Sul. Em 1935, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana só era reconhecível pelo Copacabana Palace ao fundo.

5) Centro

centro 1889

Hoje dominado por prédios e ruas amplas, em 1889 o Centro do Rio de Janeiro era bastante diferente. Ele era composto por pequenas ruas  e os moradores amontoavam-se em casas e cortiços. No começo do século XX, as obras do prefeito Pereira Passos mudaram drasticamente o perfil da região.  Ao centro da foto, a Igreja da Candelária, que lá permanece até hoje.

6) Botafogo

Botafogo mena barreto sorocaba d mariana 1917

Considerado um dos bairros mais engarrafados da américa latina, Botafogo já foi diferente. Em 1917 esta era a Rua Mena Barreto, atualmente congestionada quase 24h por dia, no trecho entre as ruas Sorocaba e Dona Mariana. No lugar dos atuais prédios praticamente colados uns aos outros, casas e até um terreno baldio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Seis fotos inacreditáveis do Rio Antigo
Marcos é carioca e formado em Jornalismo pela PUC-Rio. Trabalhou com empreendedorismo desde a faculdade, coordena a ONG PECEP e trabalha no Instituto Phi. No tempo livre, gosta de ler e praticar esportes. Seus livros preferidos são “A revolução dos bichos”, “Amor nos tempos do cólera” e “O banqueiro dos pobres”.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui