A Semana na Câmara – Vereadores aumentam o salário!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A RETA FINAL

O primeiro dia de trabalho foi quase que em ritmo de festa. Com o recesso chegando, os vereadores discutiram as emendas da LDO e as aprovaram, logo depois, aprovaram em segunda discussão seus próprios salários para a próxima legislatura.

AQUELE 75% NA CRISE

Muita gente não sabe, mas o salário de um vereador é, no máximo, 75% do salário de um deputado estadual, que por sua vez, é, no máximo, 75% do salário de um deputado federal.

Como a lei diz que o salário deve ser reajustado no final de toda legislatura (ou seja, a cada 4 anos), foi a hora da Câmara Municipal fazer o mesmo.

Aproveitando a brecha dos 75%, nossos parlamentares cariocas aprovaram o máximo permitido pela lei. Interessante em tempos de crise, não?

Advertisement

SEMPRE BRIZOLA

Brizola

Esta semana fizeram 12 anos da morte de Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro (e do Rio Grande do Sul), além de padrinho de inúmeros políticos. Dentro da Câmara, por exemplo, iniciaram a carreira com ele o ex-prefeito Cesar Maia (Democratas) e seu neto, Leonel Brizola Neto (PSOL).

Tamanha sua popularidade, foi feita uma homenagem a ele e o Plenário da Câmara ficou lotado, assim como as galerias.

Independente das críticas políticas, não há dúvidas de que foi um grande líder.

NEM TUDO É POLÍTICA

Yoga

A Cinelândia, principal caixa de ressonância do Rio de Janeiro, é conhecida como ponto de encontro político de todas as tribos e as escadarias da Câmara seu principal palco.

Mas, como nem tudo é apenas política, a Cinelândia também é lugar de expressões artísticas e culturais. Essa semana foi a vez de um grupo sobre Yoga, que esteve lá para divulgar suas atividades.

DIRETRIZES APROVADA

LDO

Como já falado acima, esta semana foi aprovada a Lei de Diretrizes para o próximo orçamento municipal, já com as emendas dos vereadores. Isso significa que o recesso irá ocorrer a partir do próximo dia 1º de julho. Depois o plenário só irá voltar no dia 2 de agosto, terça-feira.

Mas, antes da aprovação, houve um pequeno desentendimento entre alguns cardeais do governo Eduardo Paes e demais parlamentares.

Um governista acabou protocolando uma emenda na LDO que não era do interesse do Prefeito. Foi o que bastou para que dois emissários de Paes (um vereador e o outro não) fossem reclamar com ele, perguntando, ironicamente, se ele era melhor que todos os demais e lembrando que “o Eduardo disse que não queria nenhuma emenda na LDO, você tá maluco?”

E há quem diga que o nosso Legislativo é independente…

(FOTO LDO)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A Semana na Câmara - Vereadores aumentam o salário!
Após 40 anos de jornalismo cultural, decidi me focar no meu hobby: a política carioca. Aproveitando a aposentadoria, me dedico a escrever esta coluna semanal sobre os bastidores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O que os grandes jornais não mostram.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui