Ser carioca por Fernanda Candido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

(N.E.) Fernanda Candido é leitora do Diário do Rio e nos mandou este post. Se você tiver belos textos sobre a cidade pode enviar para rio@diariodorio.com e nossa equipe analisará.

Lagoa Rodrigo de Freitas por Rodrigo Soldon

Ser carioca é aquela coisa de bairrismo porque eu sou carioca mermo. A certeza do próximo domingo de praia e de ônibus lotado (3,40). É bonita essa coisa malemolente do carioca e essa calma. A falta de pressa e a certeza de que tudo vai sempre estar no mesmo lugar.

Mas carioca mermo, anda de busão e vai em Madureira pra tudo. Corre do carnaval e diz que vai viajar pra Cabo Frio. Diz que é filho da Lapa, mas sabe que ir lá é o ápice do ser carioca, então sempre rola uma foto.

Advertisement

E você nem precisa nascer na gema. Tem carioca que nasceu quase na divisa com Minas e mesmo do lado de lá, há quem meta x no Juix de Fora.

O Rio é bonito de um jeito que nem vivendo aqui mil anos a gente acostuma. Dos meus 4 anos de Niterói, com vista constante da cidade, não pude acostumar. É simplesmente a coisa mais linda que se pode ver num dia chato, num dia difícil, num dia comum, num dia de paz. Já vi o Rio do alto num dia pleno e mermão, lá no tal do Dona Marta.. Como agradeci a Deus por aquela vista e aquele dia.

Mas é difícil ser grato aqui, sabe? É muita, muita beleza e eles entubam na gente essa coisa do patriotismo, mesmo que nos enfiem os impostos pela goela, que a luz daqui tá na altura das estrelas, que sejamos assaltados a cada 15 segundos em algum canto da cidade. Mas a gente é grato, e ainda tira onda. Melhor lugar do mundo, amigo. Olha essas praias! Olha, tira foto! Iih.. Perdeu a câmera. Ninguém mandou vir pra cá com coisa cara parcero, deu mole! Mas é um bom lugar, de muita gente boa.

Arco dos Telles por Laura Lessa

Aahh os barzinhos da Voluntários… Aahh a Ouvidor e os Teles… Aahh o Rio… O Rio das trilhas, das vistas, das águas claras.. Mas se cuida, vai faltar água hein. Mas também do povo que se aperta no metrô (3,70), do pivete que te assalta com faca de pão. Rio das belezas e pobrezas. Que a gente comemore o lado bom, mas que não esqueça do ruim. Os caras daqui tem mania de botar show na praça e ser votado só por isso.

Cuidado com a beleza toda do nosso Rio, o preço é caro, mas a gente é grato. Afinal, eu moro onde você passa férias. Volte sempre.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ser carioca por Fernanda Candido
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui