Shaná Tová–Feliz 5772

shofar por Travis KHoje é o Rosh Hashanah(Ano Novo Judeu) e entramos no ano de 5772. Então um Shaná Tová Umetukah para toda a grande comunidade judaica carioca, a 2a maior do país.

 

Vale ressaltar que a data só começa quando o Sol se pôr (o dia judeu não acaba na meia-noite e sim no pôr do Sol). A celebração começa com o toque do shofar (instrumento de sopro e lembra o carneiro sacrificado por Avraham (Abrão) no lugar de Yitschac (Isaac)).

A literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê que o Criador julga os homens.

*Wikipedia

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8878 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

1 Comentário

  • Ricardo Carelli Reply

    30 de setembro de 2011 at 12:08

    Nós, os ocidentais, temos uma formação ética, social, toda com base na velha raiz judaico-cristã; ou judaico-judaico, pois Cristo era Judeu.

    Portanto, feliz ano novo ao genial povo Judeu… e desde já aos Cristãos também…
    porque, como diz o ditado: “Eis que tudo se fez novo”.

    Saudações 

Deixar um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password