Sirha, encontro internacional dos grandes Chefs acontece este mês no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sirha

O Sirha é um  evento de referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo, reunindo a cada dois anos cerca de 189 mil profissionais do setor e 3045 expositores e marcas internacionais na cidade francesa de Lyon, onde começou. Desde 1983, ano de sua criação, o Sirha é dedicado a levar soluções e inspiração, e apresentar e discutir tendências com profissionais de mercado que estão concebendo o futuro dos serviços de alimentação.

 Como parte de seu desenvolvimento internacional, após Sirha Genebra e Sirha Istambul, e em breve Sirha Budapest e Sirha México, é lançado o Sirha Rio, o primeiro evento deste porte a ser realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Acontece de 14 a 16 de outubro de 2015, no Centro de Convenções SulAmérica, com expectativa de 80 expositores e marcas brasileiras e internacionais, e mais de dez mil visitantes.

 Em sua última edição em Lyon, em janeiro de 2015, o Sirha teve a presença de mais de 19 mil chefs, em 130 mil m² de pavilhão, com 3.045 expositores e marcas e mais de 189 mil visitantes profissionais vindos do mundo inteiro.

Advertisement

 O Sirha no Rio trará uma oferta completa e inovadora para seduzir os dez mil visitantes profissionais que são esperados: 80 expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação, desde produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, artes da mesa, decoração, produtos regionais brasileiros, e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

 Além dos expositores, concursos gastronômicos de tradição, como o Bocuse D’Or e a Coupe du Monde de La Patisserie, e um debate sobre tendências do setor, o Sirha World Cuisine Summit, fazem parte da agenda do evento. Jérôme Bocuse, Chef, filho e discípulo de Paul Bocuse, é presidente honorário do Bocuse D’Or.

 No Brasil, Claude Troisgros foi o nome escolhido como Presidente do Sirha Rio, enquanto Laurent Suaudeau está à frente do concurso Bocuse D’Or e Philippe Brye preside aCoupe du Monde de la Patisserie. Frédéric Loeb, especialista em tendências gastronômicas na Europa, virá ao Brasil apresentar o Sirha World Cuisine Summit, painel com as principais previsões para o setor e debaterá com líderes de opinião locais.

 “Estou imensamente orgulhoso em poder apresentar a primeira edição do Sirha Rio. Esta exposição e feira de negócios oferecerá uma oportunidade ímpar para que tomadores de decisão nas indústrias de hotelaria e de serviços de alimentação possam enriquecer as suas ofertas de serviços, descobrir os mais novos conceitos e as tendências mundiais, além de assistir e competir em concursos e participar de eventos paralelos”, comenta Claude.

Bocuse D’Or – o concurso gastronômico mais prestigioso do mundo chega ao Brasil

 Durante o Sirha Rio, a GL events realizará a primeira seletiva brasileira do Bocuse D’Or, considerado o mais prestigioso concurso culinário de alta gastronomia do mundo, nos dias 15 e 16 de outubro. O vencedor, escolhido entre oito chefs profissionais, vai representar o país na etapa latino-americana da competição no México, em 2016. De lá, sairão três nomes para a final na próxima edição do Sirha Lyon, em 2017.

 Criado em 1987 por Paul Bocuse, o Bocuse D’Or reúne a cada dois anos, em Lyon, 24 jovens chefs dos cinco continentes. Alguns deles estão entre os mais brilhantes talentos de suas gerações. Os finalistas são determinados após dezoito meses de etapas seletivas, em 63 países. Mais que uma mera competição, o Bocuse D’Or é um verdadeiro show de talentos da gastronomia vindos do mundo todo. Considerado inovador desde sua criação, foi o primeiro concurso em que os candidatos preparavam o prato ao vivo, em frente à plateia e aos jurados. O primeiro lugar nas Américas em que Bocuse colocou seu nome foi no carioca Hotel Meridien, quando Laurent aceitou o convite para representar seu mestre aqui.

 Os oito candidatos – Alex Sotero (SP), Bruno Rappel (DF), Camilo Portugal (RJ), Gabriel Daniel (SP), Giovanna Grossi (AL), Gustavo Maragna (DF), Halles Willians (RJ) e Luiz Filipe de Azevedo (SP) – foram escolhidos por Laurent Suaudeau, presidente do Bocuse D’Or Brasil, e seu comitê.

 Entre os nomes escolhidos para o Comitê estão os chefs Marcelo Fernandes, Marcelo Pinheiro, Victor Rodrigues, David Jorbet, Bruno Hamad e Andrews Valentim. Além de auxiliar na escolha dos candidatos, o grupo participará ativamente do treinamento e, durante as provas, atuarão como fiscais e treinarão o vencedor para a etapa mexicana.

 Presidido pelo chef Alex Atala (DOM e Dalva & Dito), o júri contará com mais oito nomes. São eles: Tsuyoshi Murakami (chef do Kinoshita, em São Paulo), Fred Frank (Fred Frank Gastronomia), Didier Labbé (chef executivo do Grupo Troisgros Brasil, Rio de Janeiro), Pascal Jolly (Chez L’Ami Martin, Rio de Janeiro), Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack, Rio de Janeiro), André Soares (Hotel Saint Andrews, Gramado), Paolo Lavezzini (Fasano Al Mare, Rio de Janeiro) e Emmanuel Bassoleil (Skye, São Paulo).

 Como processo seletivo, os candidatos tiveram que criar uma receita para cada tema do concurso: carne (miolo de alcatra com acompanhamento de ora-pro-nóbis) e peixe (pescadinha com acompanhamento de chuchu). Depois da elaboração da ficha técnica e modo de preparo, os concorrentes fotografaram o prato. Nos dias do Sirha Rio, cada chef terá cinco horas e 35 minutos para preparar suas receitas ao vivo para avaliação.

 O Brasil já participou nove vezes da final do concurso, desde sua criação, nos anos de 1989, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003, 2007, 2009, 2013. Desta vez, o país terá uma oportunidade excepcional para valorizar sua herança culinária, reforçar a crescente reputação de sua cozinha e mostrar a qualidade de seus talentos gastronômicos, técnica e criatividade.

Copa do Mundo da Pâtisserie

 Os doces também terão lugar de destaque no Sirha Rio. A seletiva brasileira da Copa do Mundo da Pâtisserie – evento de referência na arte da pâtisserie no mundo inteiro -será no dia 14 de outubro. O chef pâtissier Philippe Brye é o presidente da etapa brasileira da Coupe du Monde de la Pâtisserie e Flavia Quaresma é a presidente de honra. Os dois selecionaram os chefs finalistas.

 Quatro candidatos – dois concorrendo na categoria açúcar e dois na categoria chocolate – terão seis horas para executar suas obras, através da criação de doces que exigem técnica e precisão. Para a categoria açúcar, serão duas tortas geladas de frutas, duas tortas de chocolate e uma peça artística em açúcar. Já os candidatos da categoria chocolate deverão preparar duas tortas geladas de frutas, oito sobremesas empratadas com chocolate e uma peça artística em chocolate.

 Os candidatos escolhidos são Ataide de Sousa (RJ) e Marcone Santos (SP) na categoria açúcar; e Emanuel Pinheiro (RJ) e Abner Ivan (SP) na categoria chocolate.

O júri é composto por seis renomados chefs do mundo da confeitaria: Arnor Porto (Sweethings), Dominique Guérin (Boulangerie Guerin), Fabrice Lenud (Pâtisserie Douce France), Flavio Federico (consultor), Ramiro Bertassin (Hotel JW Marriott Rio de Janeiro) e Renata Arassiro (Chocolates Renata Arassiro).

A seleção nacional é a primeira etapa da final da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2017, em Lyon. Antes, a equipe vencedora – formada por um chef pâtissier de cada categoria, açúcar e chocolate – deverá defender seu lugar na Copa Maya, seleção América Latina, no México, que acontecerá em 2016.

World Cuisine Summit Conference

O Sirha tem entre seus principais objetivos lançar e analisar tendências. Original e ambicioso, o World Cuisine Summit é um verdadeiro laboratório de investigação para as tendências de serviços de alimentação e gastronomia, lançado na edição de 2013 de Lyon.

Orquestrada por Frédéric Loeb — presidente do escritório de consultoria em tendências Loeb Innovation, membro do Comitê de Inovação do Institut Paul Bocuse, consultor de chefs renomados como Joël Robuchon, Pierre Hermé e Alain Ducasse —, a conferência busca decifrar e discutir o futuro do mercado de gastronomia no mundo e no Brasil. A apresentação será endossada por estudos que Loeb fez sobre tendências gastronômicas que deverão surgir até 2019. Depois de revelar seus estudos, ele debaterá com líderes de opinião e com público, sobre as implicações dessas tendências no nosso país.

 Entre os nomes confirmados para a conferência estão Pedro De Lamare, presidente do SindRio; Andrea d’Egmont, jornalista e pesquisadora de gastronomia; Ricardo Castilho, sócio-proprietário da revista Prazeres da Mesa; Janyck Daudet, CEO do Club Med Brasil; e Fernando Sá, CFO do Grupo Troisgros Brasil.

 Alguns dos temas que serão debatidos são a enorme transformação da indústria de alimentação em um mundo em plena mutação; como promover um crescimento responsável e permanente do setor, da produção à transformação, da distribuição à consumação; e como imaginar e promover soluções para um futuro melhor na indústria da alimentação.

 Prazeres da Mesa traz seu consagrado Mesa Show

 O maior evento de enogastronomia do país, O Mesa ao Vivo, criado há doze anos pela revista Prazeres da Mesa e estruturado como um “reality show editorial”, faz parte da programação do Sirha Rio.

 O público — constituído de estudantes de gastronomia, chefs de cozinha, sommeliers, micros, pequenos e grandes empresários de produtos gastronômicos e donos de bares e restaurantes — vai atuar na confecção de um número da revista Prazeres da Mesa, participando de aulas e degustações que serão os temas da edição.

 Os participantes assistirão produtoras, repórteres e fotógrafos da equipe da revista em ação, trabalhando a partir de uma redação montada no local.  Os expositores, pequenos produtores e apoiadores terão seu trabalho e produtos retratados na revista.

 A programação do Mesa Show inclui cinco aulas no dia 14 de outubro com Chefs consagrados locais e de outras partes do Brasil; degustação de vinhos e jantar magno assinado pelos Chefs convidados em um restaurante da cidade.

Área De Produtos Locais Brasileiros

 O Sebrae, patrocinador do máster do Sirha, criou uma área especial para destacar a riqueza dos pequenos produtores brasileiros. Uma oportunidade única para descobrir produtos raros e exclusivos de diferentes regiões do país. O Sebrae selecionou 19 expositores e busca aumentar a conscientização da importância dos alimentos orgânicos e sustentáveis, tema em alta no mundo inteiro.

 Os produtos serão apresentados por regiões, como segue:

– Acre

  • Castanha do Brasil, Polpa de Frutas (Açaí e Cupuaçu)
  • Farinha de Mandioca (normal e em coco)
  • Feijões crioulos do Vale do Juruá

– Bahia

  • Cacau
  • Cachaça
  • Café

– Goiás

  • Queijo
  • Açafrão

– Mato Grosso

  • Jacaré
  • Pintado

– Minas Gerais

  • Queijo Canastra
  • Café

– Pará

  • Mandioca e seus produtos típicos

– Paraná                

  • Cachaça
  • Embutidos
  • Café Norte Pioneiro do Paraná

– Piauí                   

  • Cajuína

– Rio de Janeiro       

  • Vieiras da Ilha Grande
  • Cafés Especiais
  • Cachaças do Rio
  • Queijos Especiais

– Rio Grande do Norte

  • Flor de Sal

– Rondônia

  • Pirarucu
  • Tambaqui
  • Castanha

– Santa Catarina

  • Linguiça de Blumenau
  • Ostras e Mexilhões Defumados

– São Paulo

  • Cogumelos Shitake Ogânicos

Conferências Sebrae e SindRio

Cada um dos patrocinadores será responsável por conferências que trarão inovações e soluções de negócios para os profissionais dos setores de alimentação: restaurantes, bares, cafés.

Expositores

O evento contará com cerca de 80 expositores e marcas nacionais e internacionais, incluindo produtos aos quais os visitantes terão seu primeiro contato: empresas estrangeiras recém-chegadas ao Brasil e produtores de áreas remotas do país.

  •  Ajinomoto
  •  Arcofoods
  •  Borner – Germany
  •  Callebaut
  •  Camocim Organic
  •  Cave Du Fromage
  •  Champagne Pommery
  •  Chef Estrela
  •  Croydon
  •  Cuisine Pro
  •  Decorplastic – Docedecor
  •  Delfina Food Truck
  •  Ecad
  •  Franke Coffee Systems
  •  Guia GHPR
  •  Hinomoto Shoyu
  •  Hotel Plus
  •  Humaitá Louças
  •  Ita Food
  •  Kenwood
  •  Mil Frutas
  •  Natural Wonder
  •  Nestle Professional
  •  Origin
  •  Portal Embarque Na Viagem
  •  Qualifest
  •  Qualis – Brasil
  •  Rei Da Cutelaria
  •  Revista Nutrição Brasil
  •  Ribz Truck
  •  Sindrio
  •  Sorvemaq
  •  Sources Du Pestrin
  •  St. James
  •  Thermomix
  •  Victorinox
  •  Vista Alegre
  •  Zamboni
  •  Zona Sul

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sirha, encontro internacional dos grandes Chefs acontece este mês no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui