Todo empreendedor precisa desenvolver a sua inteligência espiritual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Caf-executivo-Logo.jpg

Comecei minha carreira como professora de educação física, mas alguns acontecimentos fizeram com que eu parasse de dar aulas e criasse uma empresa voltada para ginástica laboral. Assim entrei no mundo corporativo. Rapidamente, decidi me aprofundar no tema e pesquisar sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho e empreendedorismo. Após vários cursos no Sebrae, MBA em Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios, fundei a WS Focos, empresa de consultoria, que hoje mantém parcerias com outras empresas do setor na Europa e na África.

Há alguns anos, fui convidada para ser uma das facilitadoras do Empretec, um dos mais importantes workshops de empreendedorismo do mundo, criado pela ONU. A partir daí, passei a focar no empreendedorismo e em todas as aptidões necessárias para desenvolvê-lo. Há um ano, surgiu a ideia de criar um blog voltado para o público feminino, com o objetivo de incentivar e motivar cada vez mais este contingente de mulheres, que cresceu 21% nos últimos 10 anos, contra 9% dos homens. O número de mulheres empreendedoras no mundo e, especialmente no Brasil, vem crescendo a passos largos. Em nosso país, 14 % das mulheres já comanda o próprio negócio.

Virna Elias 1.11 Todo empreendedor precisa desenvolver a sua inteligência espiritual
Virna Elias dá dicas de empreendedorismo as mulheres no blog Empreendedorismo de Batom.

Nós, mulheres, possuímos características importantes para empreender, entre elas organização, planejamento, criatividade e a capacidade de desenvolver e controlar várias tarefas ao mesmo tempo.  Além disso, as mulheres costumam arriscar menos e por isso os negócios controlados por elas costumam durar mais.

Advertisement

Por outro lado, algumas mulheres temem empreender por falta de autoconfiança.  E este é um dos temas que abordamos no blog. Precisamos unir forças e mostrar que toda mulher, se tiver vontade, é capaz de realizar o sonho de abrir uma empresa. Basta confiar no seu potencial.

Uma das ferramentas que mais nos ajuda a recuperar a confiança é a inteligência espiritual. Engana-se quem pensa que esta inteligência tem a ver com religião. Conhecida como QS, o quociente espiritual é uma teoria defendida pela física e filósofa norte-americana Danah Zoar desde o início dos anos 2000. Considerada a terceira inteligência, ela é uma energia transformadora, diferentemente das duas outras: o QI ou quociente de inteligência e a tão falada inteligência emocional, que virou livro de cabeceira nos anos 90.

O psicólogo Daniel Goleman já dizia que não há como exercer todo o nosso potencial de raciocínio ou QI sem que nossas emoções estejam sob controle.  É aí que entra a inteligência emocional. Para desenvolvê-la, deve-se conhecer as próprias emoções, tornando-se capaz de criar ferramentas de autocontrole.

Mas o que permite uma atuação eficaz do QI e do QE? A resposta está nesta terceira inteligência chamada espiritual. Ela é responsável por ampliar nossos horizontes, tornando-nos mais criativos, menos óbvios. E quem não precisa de criatividade nos tempos difíceis de hoje? Não há como viver engessado. Precisamos de resiliência, ética, valores morais. Estamos sempre expostos a situações limite, vivendo momentos de grande impasse. E estes momentos exigem “insights”.

Um empreendedor deve investir bastante no seu QS. E ele deve desenvolver não só a sua inteligência espiritual para estimular a sua própria intuição, como a de todos os seus colaboradores. Uma empresa cuja equipe está sintonizada com este espírito – onde lucros visam não só resultados materiais, mas também respeito e valores éticos e morais – sem dúvida alguma, vai muito mais longe.

Como líder e fundadora de um blog dirigido ao público feminino, destacaria um fato muito interessante. As mulheres, com sua capacidade nata de intuir, saem na frente neste quesito tão vital ao profissional e empreendedor do mundo moderno. Mas para que possam exercer esta intuição a seu favor no mundo dos negócios é preciso algo que os homens costumam encontrar com mais facilidade, FOCO. Homens conseguem focar no trabalho com mais facilidade porque normalmente não possuem uma vida multidisciplinar como a das mulheres, que costumam se dividir entre casa, trabalho, marido, filhos e ainda arranjar tempo para cuidar de si mesmas.

Virna Elias

Virna Elias 2.11 Todo empreendedor precisa desenvolver a sua inteligência espiritual

Virna Elias é CEO da empresa WS Focos Consultoria, possui graduação na área de Saúde, com MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios; é Coach formada pela Academia Brasileira de Coach, facilitadora do Empretec/SEBRAE, professora da FGV e autora no blog Empreendedorismo de Batom.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Todo empreendedor precisa desenvolver a sua inteligência espiritual
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui